Tiago 1:2-4
2 - Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,
3 - sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.
4 - Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
Introdução
Uma das ilusões que ocorrem na nossa mente é a de sempre pensar que a “grama do vizinho é mais verde que a nossa”. A gente olha para os nossos problemas, nossas dificuldades e ao mesmo tempo observa as pessoas aparentemente felizes.
Os atores do cinema então, nem se fale! A gente fica pensando no prestígio, na fama, na tranquilidade financeira que eles possuem.
Mas nem tudo são flores. Todo mundo, até mesmo os mais famosos atores de cinema passam por problemas e dificuldades. Eles não são inatingíveis como achamos.
Um exemplo disso foi a notícia de que a atriz Angelina Jolie e o ator Brad Pitt estavam pegando um voo de classe econômica junto com os filhos.
Sabe por quê? Porque eles estavam endividados.
Eles têm seis filhos. Pagam 12 babás. Pagam professores particulares para as crianças. Viajam sempre de jatinho e ele até comprou um avião e paga piloto particular para poder encontrar a esposa entre as filmagens.
Eles gastavam cerca de R$ 6 milhões de reais por ano em segurança na sua casa e com guarda-costas que os acompanham dia e noite.
Angelina, preocupada com a influência da internet, contratou equipes para monitorar o que os filhos fazem online.
Além disso, o casal possui várias mansões e casas na Itália, França e Estados Unidos. Cada uma delas com jardineiros, faxineiros, entre outras pessoas para manter. Costumam também fazer diversas doações de caridade.
O resultado dessa vida luxuosa é uma dívida estimada na casa dos 35 milhões de dólares – cerca de 109 milhões de Reais.
E aí você entende porque eles estão viajando na classe econômica como qualquer outro mortal.
Não devemos nos iludir.
Todos nós enfrentamos problemas e dificuldades. A questão que se coloca não é “se vamos” passar por adversidades, porque é certo que iremos. A questão é "como nos comportaremos" quando as adversidades chegarem.
Afinal, nem todos os que passam por provações nesta vida são capazes de afirmar como o conselheiro de um presidente norte-americano, Napoleon Hill, certa vez afirmou. Ele disse:
Sou muito grato às adversidades que apareceram na minha vida; pois elas me ensinaram a tolerância, a simpatia, o autocontrole, a perseverança e outras qualidades que, sem essas adversidades eu jamais conheceria.
Será que a gente sempre reage assim?
O que nós temos visto na experiência humana é que na maior parte das vezes, diante das adversidades as pessoas se revoltam e não se conformam com as provações pelas quais passam.
Muitas blasfemam e se rebelam contra Deus. Começam a questionar: Por que Deus permite tal coisa?
Ou mesmo, será que Deus realmente ama seus filhos? E assim começa um processo no qual tenta se atribuir a culpa dos problemas a Deus.
Há, também, aqueles que pensam que o fato de terem se tornado cristãos não serão mais alvos de problemas.
Pensam que ganharam isenção e imunidade das adversidades. Mas quando os problemas chegam eles esperneiam, “determinam”, procuram outras igrejas que prometem milagres e entram em campanhas atrás de campanhas quase como por desespero.
A verdade é que estes cristãos são aqueles da vida cristã fácil, que não compreenderam ainda que a cruz, símbolo do sofrimento, faz parte da caminhada cristã neste mundo.
Vejamos então, a partir do que ensina este texto da carta de Tiago, o que a Bíblia tem a dizer sobre as provações. Com certeza esse ensino nos ajudará a enfrentá-las melhor e vencê-las.
O que podemos aprender sobre as provações?
1. A fé cristã não elimina as provações
Hoje em dia há muitos pregadores que apresentam a vida cristã como um mar de facilidades, onde os problemas e provações não estão presentes, porque “não é da vontade de Deus” que seus filhos convivam com adversidades.
Fiz uma pesquisa dentre alguns folhetos destas igrejas. Veja o que dizem:
- Venha receber a rosa consagrada para que haja uma limpeza espiritual na sua vida.
- Vigília das 12 horas. 12 Pastores. 12 Cantores. 12 Orações para 12 meses de bênçãos.
- Desencapetamento total – se você é vítima de olho grande, inveja, doenças incuráveis, vícios, dívidas, miséria, solidão, é infeliz no amor, cisma que foi vítima de trabalhos feitos na macumba, bruxaria, feitiçaria e nada dá certo. Venha receber a prece violenta e seja liberto de toda a opressão.
Essa não é a verdadeira mensagem bíblica. O famoso reformador Martinho Lutero disse certa vez:
“Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias” - Lutero
A verdade é que em todos os tempos os filhos de Deus passaram e passam por grandes tribulações. O nosso compromisso com Cristo não nos isenta das tribulações.
A história do povo de Deus já no Antigo Testamento está repleta de duras provas.
- José foi vendido como escravo pelos irmãos e foi parar numa prisão do Egito. Sofreu muito até se tornar governador. – Gênesis 39.20-23
- Moisés preferiu ser maltratado com o povo de Deus usufruir dos prazeres do Egito – Hebreus 11.25
- Neemias – chorou pela miséria e ruína de Jerusalém e seu povo – Neemias 1.4
- Jó – enfrentou perdeu os filhos, as posses e a saúde, afirmando que nasceu sem nada e que também iria morrer sem nada – Jó 1.20,21
- Davi – por mais que orasse não pode salvar seu filho com Bate-Seba que foi ferido de doença pelo Senhor - 2 Samuel 12.15-23
No Novo Testamento não é diferente.
- Paulo – Foi para Jerusalém tendo a consciência de que ali enfrentaria cadeias e tribulações – Atos 20.22-24
- Apóstolos – sofreram sede, fome, nudez, foram esbofeteados, não tinham morada certa. Foram injuriados, perseguidos, caluniados, sendo considerados pelos homens o lixo do mundo, a escória de todos – 1 Coríntios 4.9-14
- Os profetas - Que falaram em nome do Senhor e por isso foram torturados, perseguidos e mortos – Tiago 5.10,11
- A própria Igreja Primitiva – que tanto padeceu nas mãos do Império Romano. O livro de Apocalipse neste sentido é um relato de uma história de severas provações enfrentadas pelos cristãos do primeiro século.
Apocalipse 17:6
6 - Então, vi a mulher embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus; e, quando a vi, admirei-me com grande espanto.
- Jesus Cristo – que não foi poupado de tribulações e sofrimentos; enfrentou o pior tipo de morte e toda a angústia de carregar nossos pecados para nos salvar – Mateus 26.39
E assim tem sido até os dias de hoje. A história da caminhada do povo de Deus tem sido escrita com muita dor e sofrimento, como o próprio Jesus avisou:
João 16:33
33 - Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
O Espírito Santo, usando a Pedro também nos avisa:
1 Pedro 4:12-16
12 - Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo;
13 - pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando.
14 - Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus.
15 - Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem;
16 - mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome.
Aplicação
Diante dos problemas, conscientize-se disso: a fé cristã não elimina as provações.
1 Tessalonicenses 3:3
3 - a fim de que ninguém se inquiete com estas tribulações. Porque vós mesmos sabeis que estamos designados para isto;
Mas isso é motivo para perdermos a esperança e desanimarmos? Não, pelo contrário! Apesar de não estarmos livres das provações e aflições, é preciso sempre lembrar que Deus está presente nas turbulências para trazer alívio, orientação e conforto.
Quando Deus não livra do problema, ele livra no problema. Não são calamidades e tribulações que irão nos afastar do amor de Deus que está em Cristo Jesus.
Romanos 8:31-39
35 - Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
36 - Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
37 - Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
38 - Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,
39 - nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Para os que confiam no Senhor, Ele é escudo, fortaleza, rocha segura, refúgio, socorro bem presente nas tribulações.
Salmos 34:6
6 - Clamou este aflito, e o SENHOR o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações.
É preciso questionar esse evangelho que esconde o lado da cruz, da mortificação e das dificuldades que o cristão há de enfrentar, pois de forma alguma a fé cristã elimina as provações.
2. Os resultados das provações são motivos de alegria para o cristão
Tiago 1:2
2 - Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,
Quando Tiago afirma que devemos nos alegrar por passarmos por várias provações ele não está defendendo o masoquismo, isto é, sentir prazer nos sofrimentos.
Até porque é difícil sentir alegria no momento em que você está sendo fustigado pelos problemas.
O que Tiago ensina é que os resultados das provações devem produzir grande alegria no coração do cristão.
É a alegria de saber que Deus é fiel e não permitirá que tais problemas sejam maiores do que nós possamos suportar. É a alegria de saber que Deus está trabalhando na nossa vida e caráter.
Ao invés de focalizar a atenção na provação, o cristão precisa pensar no que ela vai produzir, que é a perseverança.
Tiago 1:3,4
3 - sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.
4 - Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes
Essa perseverança, quando completa, há de revelar uma fé firme, segura e bem ajustada. A integridade cristã será evidenciada.
A escritora e biblista Elsa Tamez, em seu comentário de Tiago, afirma que, ao falar da alegria na tribulação, o autor deseja é que "se tome consciência do processo e do resultado [da tribulação].
Esta fortalece o espírito, produz uma 'paciência militante', com obras perfeitas; tudo isso concede integridade à pessoa, à comunidade".
Exemplos bíblicos
Lembre-se por exemplo, de Jó. Ele, diante de um momento de profunda dor, fez uma das afirmações mais belas e plenas de confiança que se conhece:
Jó 42:5
5 - Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem
O resultado da provação para este servo de Deus do passado foi que sua fé tornou-se mais sólida. A experiência que ele teve com Deus tornou-se palpável.
No mesmo sentido afirma o salmista, quando se alegra pelos resultados obtidos após períodos de tribulações:
Salmos 119:71
71 - Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos.
Aplicação
O grande desafio das provações é provocar no cristão o amadurecimento da fé e a fortificação espiritual. Sabendo disso, fica mais fácil entender o que Tiago quer dizer sobre a alegria nas provações.
Certa vez o teto do ginásio de esportes de uma cidade americana desabou. É que seus construtores, ao construir o ginásio, tinham se preocupado só com o lado estético, fazendo uma bela estrutura.
Mas ela não suportou o peso da neve e do gelo acumulados no telhado.
Há muitos que vivem o mesmo problema em suas vidas. Começam a vir na igreja muito animados, empolgados. Tudo parece muito promissor.
Mas pouco depois, quando veem as tribulações, vão surgindo rachaduras na fé, aqui e ali. E o que se pensava que era sólido, não era. É aí então que muitos desabam.
Durante as provações, lembre-se que a experiência com o poder de Deus nestas horas difíceis é o que traz alegria e paz ao coração.
O ímpio, o incrédulo, não consegue experimentar nem entender isso, mas os servos de Deus são capazes de sentir no mais profundo da alma a verdadeira segurança que o Senhor tem para oferecer aos que nele confiam.
Lembre-se que Deus não vai nos abandonar nas horas difíceis. Ele estará conosco em qualquer situação.
Salmos 23:4
4 - Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.
3. As provações identificam os verdadeiros cristãos
A palavra provação vem de prova. É uma espécie de teste. Sabemos que os carros que andamos, os aviões e diversas outras coisas que usamos no dia-a-dia, antes de chegar até nós são testadas para ver se resistem o uso.
O mesmo sentido se aplica à nossa fé. A provação é como um teste para ver se de fato o que vivemos é verdadeiro ou apenas uma casca.
Viajantes contam de uma árvore em países tropicais, nas quais as partes internas são, às vezes, comidas por formigas enquanto a casca e as folhas se mantêm aparentemente bonitas.
Mas a sua debilidade só é percebida quando algum vento forte a derruba. Mas não é a tempestade que a torna fraca, apenas revela o quão fraca a árvore era.
E sua debilidade é o resultado da atuação de insetos que, por um longo período de tempo, a destroem por dentro.
De certa forma, se nós permitimos que nosso caráter seja minado por uma constante negligência das nossas obrigações, ou pela tolerância e ocultação dos pecados que cometemos diariamente, ou se cedermos às tentações que habitualmente vem até nós, não poderemos esperar nada mais do que a ruína quando as provações nos atingirem.
Nos tempos do Novo Testamento, infelizmente muitos negaram a sua fé e o seu compromisso com Deus.
João 6:60-66
60 - Muitos dos seus discípulos, tendo ouvido tais palavras, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?
61 - Mas Jesus, sabendo por si mesmo que eles murmuravam a respeito de suas palavras, interpelou-os: Isto vos escandaliza?
62 - Que será, pois, se virdes o Filho do Homem subir para o lugar onde primeiro estava?
63 - O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.
64 - Contudo, há descrentes entre vós. Pois Jesus sabia, desde o princípio, quais eram os que não criam e quem o havia de trair.
65 - E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido.
66 - À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele.
Na parábola do semeador, Jesus esclarece o que acontece no coração da pessoa a entrar em contato com o evangelho:
Lucas 8:13
13 - A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, creem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam.
Por outro lado, cristãos sinceros e cheios de amor a Cristo foram capazes de ser fiéis até à morte. Eles não se revoltaram contra Deus, mesmo diante de terríveis perseguições e provações sofridas. Não negaram o seu compromisso com Deus.
Entre eles temos o apóstolo João, que foi exilado na ilha de Patmos por causa do nome de Jesus. Ele declara:
Apocalipse 1:9
9 - Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.
Para Tiago, os verdadeiros cristãos são aqueles que fazem das provações uma oportunidade para se aperfeiçoarem e se tornarem mais íntegros diante de Deus.
Tiago 1:4
4 - Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
Aplicação
Lamentavelmente, em nossas igrejas há muitos que recuam diante das primeiras provações pelas quais passam.
Mas não devemos nos escandalizar com esse fato, pois muitas vezes, Deus permite as provações para que os verdadeiros cristãos sejam identificados.
Às vezes você até pensa que algumas pessoas da igreja são fortes, porque oram fervorosamente, porque aparentam uma vida espiritual superior diante de todos – mas é na provação que isso vai se confirmar ou não.
Por isso é importante que cada um de nós, independente do que venha a sofrer, passemos as provações apegados ao Senhor, não desviando do caminho nem se rebelando.
E isso será uma prova de que de fato somos cristãos verdadeiros, além de ser um testemunho de fé a todos!
Hebreus 10:39
39 - Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.
O reformador e teólogo João Calvino já disse:
"A verdadeira piedade não se distingue de sua imitação até que venham as provações" (João Calvino).
Como diz Pedro:
1 Pedro 1:6-7
6 - Alegrem-se por isso, se bem que agora é possível que vocês fiquem tristes por algum tempo, por causa dos muitos tipos de provações que vocês estão sofrendo.
7 - Essas provações são para mostrar que a fé que vocês têm é verdadeira. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado pelo fogo. Da mesma maneira, a fé que vocês têm, que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada para que continue firme. E assim vocês receberão aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado.
Conclusão
Um estudante fez uma pesquisa para um projeto de escrita, e entrevistou 24 pessoas que tinham sido prisioneiras durante a II Guerra Mundial.
Embora não tivessem sido torturadas ou maltratadas, sofreram fome, frio, separação, perda de privacidade, e uma incerteza desgastante em relação ao que as aguardava. Nenhuma delas falou da sua libertação sem lágrimas.
O estudante perguntou: “Como é que a sua experiência na prisão afetou sua vida?” Todas elas disseram que durante o seu ano de aprisionamento Deus ensinou-lhes lições que as preparou para a vida.
Mas quando o estudante perguntou se eles teriam ido voluntariamente para os campos prisionais, todas elas disseram que não.
Assim também é na nossa vida no tocante às provações. Nenhum de nós escolheria voluntariamente as circunstâncias difíceis que nos ajudassem a aprender a confiar em Deus.
Por isso Deus, na sua sabedoria perfeita, nos conduz a certas dificuldades e situações que podem fortalecer a nossa fé.
Tenhamos consciência de que a nossa fé não elimina provações. Tenhamos o foco no resultado das provações para a nossa vida com Deus. E renovemos nossa esperança sabendo que as provações identificam os verdadeiros cristãos.
2 Coríntios 4:16-17
16 - Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia,
17 - pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.
- Você está passando por alguma provação neste momento de sua vida?
- Você está desanimando?
Lista de Estudos da série
5. Vença as Provações: 3 ensinos Bíblicos para Encarar Dificuldades Com Alegria e Fé - Estudo Bíblico
6. Vença o Desespero na Doença: 4 Segredos Bíblicos Para Lidar com a Dor e a Ansiedade – Estudo Bíblico
12. Vença a Perseguição: 3 Revelações Poderosas Para o Cristão Que Sofre Pela Fé – Estudo Bíblico
13. Vença Fracasso: 3 Verdades Inegáveis Para Transformar Suas Derrotas em Crescimento – Estudo Bíblico