Vença a indecisão: 7 maneiras para discernir a vontade de Deus em sua vida – Estudo Bíblico sobre Indecisão

Romanos 12:1-2

Hoje falaremos sobre uma situação que nos visita em quase todos os momentos da vida independente da idade, classe social ou educação. Vamos falar sobre a indecisão.

Indecisão tem a ver com dúvida. E o dicionário a define como “falta de convencimento, suspeita, receio, crença vacilante, ceticismo, dificuldade em decidir”.

É normal termos dúvidas na vida e elas no motivam até no processo de aprendizado, gerando curiosidade. 

Todavia quando a dúvida entra nas nossas importantes decisões e começa a nos paralisar, é então um problema existencial.

As perguntas que na indecisão acabamos fazendo podem ser as seguintes:

  • Será que Deus tem um plano perfeito para a minha vida?
  • Será que Deus realmente se importa comigo?
  • O crente tem direito de escolher e ainda estar no centro da vontade de Deus?
  • Como posso saber se devo casar? Com quem?
  • E minha profissão? Onde devo morar?
  • Será que Deus se importa com pequenos acontecimentos de minha vida?

Esses são alguns exemplos de perguntas e você pode pensar em muitas outras que refletem as dúvidas, ansiedades e inquietações de pessoas que querem saber como descobrir a vontade de Deus, para poder cumpri-las.

A indecisão é um problema existencial que tem paralisado a vida de muitas pessoas. Gera angústia, ansiedade e até mesmo depressão.

Como podemos vencer a indecisão?

Para vencer a indecisão é necessário compreender...

1. O que é vontade de Deus

Para melhor compreender a vontade de Deus, precisamos definir o que é e o que significa "vontade de Deus". É um assunto que gerou polêmicas entre os teólogos no decorrer da história e que tem uma certa complexidade frente a algumas questões.

Todavia, sem entrar em discussões e especulações inúteis, podemos destacar seguramente três aspectos bíblicos da vontade de Deus:

1º Aspecto – A vontade de Deus é soberana

A vontade soberana de Deus é o plano secreto, pré-determinado, que Deus tem para tudo o que acontece no Universo. Deus determinou no passado tudo o que aconteceria na natureza, na história do homem e até as mínimas coisas de nossa vida. Deus é todo-poderoso e ninguém pode resisti-lo.

Daniel 4:35
Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de resistir à sua mão nem de dizer-lhe: "O que fizeste?”

Em outras palavras, Deus não deve explicações a ninguém.

E nós só tomamos conhecimento deste aspecto da vontade de Deus, depois do acontecimento ou evento ter se consumado. Não há condições de sabê-lo antecipadamente.

2º Aspecto – A vontade de Deus é moral

Quando falamos da vontade moral de Deus, estamos falando daquilo que ele deixou revelado em sua Palavra, a Bíblia. Ou seja, é tudo aquilo que devemos crer e viver.

João 14:21
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.

Abrange todas as áreas da nossa vida, daí a importância do estudo e obediência à Palavra. Nossas decisões têm que estar em harmonia com a vontade moral de Deus, pois Ele nunca contraria o que já revelou na Bíblia.

3º Aspecto - Vontade de Deus é individual

A vontade individual de Deus é aquela orientação especial para cada pessoa. Isto significa que Deus tem um plano para a sua vida. Por exemplo, permanecer solteiro ou casar, com quem casar, a profissão que deve escolher, etc. São situações específicas determinadas pela vontade individual de Deus.

Mas é importante que a gente faça alguns esclarecimentos sobre a vontade individual de Deus ou o plano de Deus para a sua vida:

1. A revelação é parcial

Deus não revela sua vontade de uma só vez, mas sim, passo a passo. Isto significa que você não vai ter todas as respostas que deseja sobre sua vida de uma vez só. Assim foi com Abraão, que gradualmente conheceu a vontade de Deus.

Hebreus 11:8-17
8 - Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.
9 - Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa;
17 - Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas,

2. Deus está mais interessado no que você é do que em suas ações

As pessoas se preocupam em fazer algo grande, mas Deus deseja primeiro ver o interior.

Salmos 51:17
Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.

3. Há coisas que queremos que também podem ser da vontade de Deus

Se você sonha com algo bom, justo, louvável, ore por isso.

Mateus 7:7-8
7 - Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.
8 - Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.

4. Deus se interessa pelas pequenas coisas da sua vida

Devemos orar por toda a ansiedade, seja qual for, não apenas a ansiedade fruto de grandes acontecimentos. Ou seja, Deus se interessa pelas pequenas coisas da sua vida.

1 Pedro 5:7
lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

5. Existe um chamado especial para o cristão

Este chamado especial não ocorre somente para aqueles que vão se dedicar integralmente ao ministério. Todo cristão ao se converter recebe um chamado especial.

1 Coríntios 1:2
à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

6. O fato de tudo dar certo nem sempre reflete a vontade de Deus

Tem gente que ganha muito dinheiro ou faz muito sucesso às custas de roubo, artimanhas e coisas que a Bíblia condena. Não pense que se tudo está indo bem, você está no centro da vontade de Deus. Lembre-se dos ímpios retratados nos salmos. Para eles tudo ia de vento em popa, apesar de estarem completamente fora da vontade de Deus.

Salmos 73:3-9
3 - Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos.
4 - Para eles não há preocupações, o seu corpo é sadio e nédio.
5 - Não partilham das canseiras dos mortais, nem são afligidos como os outros homens.

7. Com arrependimento podemos voltar ao centro da vontade de Deus

Provérbios 28:13
O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.

8. Deus pode não se Revelar

1 Samuel 3:1
O jovem Samuel servia ao SENHOR, perante Eli. Naqueles dias, a palavra do SENHOR era mui rara; as visões não eram frequentes.

É bem provável que Deus nem sempre revele claramente qual é a vontade dele em determinado momento. O motivo nem sempre sabemos, mas tem a ver com plano soberano de Deus.

Para vencer a indecisão é necessário

2. Discernir a vontade de Deus

Agora que já falamos de alguns princípios da vontade de Deus, fica a pergunta: como podemos discernir a vontade de Deus? No dia-a-dia há alguma maneira prática de percebermos a vontade de Deus para cada situação que nos deixa indecisos?

A resposta é SIM!

Há pelo menos sete maneiras pelas quais podemos discernir a vontade de Deus:

A primeira maneira de discernir a vontade de Deus é a...

1ª Maneira – A Palavra de Deus

A primeira maneira que temos para discernir a vontade de Deus é através da sua Palavra, que é 100% constituída pela vontade moral de Deus.

Ela nos mostra em que devemos crer e como viver como filhos de Deus. A Bíblia é indispensável na descoberta da vontade de viver. Por isso, devemos, estudar, meditar e obedecer a seus princípios (S111 9.105-130).

Salmos 119:105, 129-130
105 - Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.
129 - Admiráveis são os teus testemunhos; por isso, a minha alma os observa.
130 - A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples.

É claro que a Bíblia não vai dar respostas sobre detalhes da vontade de Deus para sua vida, como por exemplo:

  • Qual carro devo comprar?
  • Que faculdade eu devo estudar?

Porém, em muitas áreas, as orientações bíblicas são claras e definidas:

  • A vontade de Deus para os maridos e esposas – em textos como Efésios 5.22-29 – 1 Pedro 3.1-12 – Colossenses 3.18 e 19
  • A vontade de Deus para os filhos – Efésios 6.1-3

Além disso há orientações de como o jovem deve se comportar, como deve ser a relação de patrão e empregados, em que bases escolher um cônjuge, como deve ser sua vida financeira, e assim por diante.

Outras princípios

É relativamente fácil saber a vontade de Deus sobre estes pontos revelados na Bíblia. Mas, o que fazer quando não há uma palavra específica sobre um determinado comportamento?

Eis alguns princípios que o ajudarão:

1. Reconheça que há diversidade de opiniões no corpo de Cristo e aprenda a respeitar as divergências existentes, onde a palavra não é clara;

2. Aprenda a distinguir entre os mandamentos de Deus e as questões de liberdade.

3. Em qualquer questão duvidosa o crente deve agir pelo amor

A segunda maneira de discernir a vontade de Deus é a...

2ª Maneira - A oração

Quando você estiver indeciso para com alguma coisa faça a seguinte pergunta: "eu já orei a respeito disso?"

Lembre-se das palavras de **Paulo**: "Não andeis ansiosos de cousa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças" – Filipenses 4.6.

A terceira maneira de discernir a vontade de Deus é a...

3ª Maneira – Análise das circunstâncias

As circunstâncias, podem nos ajudar a discernir qual é a vontade de Deus também, através de fatos e situações de nossa vida diária. Deus dirige os acontecimentos da vida para nos guiar e, cabe a nós discernir a mão de Deus através dos eventos que nos rodeiam.

Agora tome cuidado, pois há muitos perigos na interpretação das circunstâncias. Há pessoas que interpretam as circunstâncias como elas querem e fantasiam, pensando que estão seguindo a Deus.

Exemplo: “Ah Senhor, se chover eu devo casar com fulano, se fizer sol, caso com sicrano” – cuidado com esse tipo de coisa.

A quarta maneira de discernir a vontade de Deus é a...

4ª Maneira – A paz interior

A quarta maneira usada por Deus para nos guiar é sua paz colocada em nosso coração. Um dos vários ministérios do Espírito Santo na vida do crente é dirigi-lo, guiá-lo. Jamais experimentaremos a paz verdadeira enquanto estivermos cumprindo apenas os nossos desejos.

Colossenses 3:15
Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.

A quinta maneira de discernir a vontade de Deus é o...

5ª Maneira – Aconselhamento

Aconselhar uns aos outros é um ministério dos membros da Igreja, do pastor, de um conselheiro, de um amigo e através dos nossos pais. Se a pessoa dá um conselho que não contradiz com a Palavra de Deus temos que aproveitar o conselho dela.

Provérbios 15:22
Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito.

A sexta maneira de discernir a vontade de Deus são os...

6ª Maneira – Desejos pessoais

"Como posso distinguir entre um desejo que tenho e a vontade de Deus". Em alguns casos parece difícil estabelecer uma distinção. Se desejo fazer algo que é contrário à Palavra de Deus, sem dúvida, o desejo não pode ser de Deus.

Em outras ocasiões, pode ser que o que eu quero também seja o que o Senhor quer. Creio que devemos nos manter equilibrados (Rm 12.2). 

Quando estivermos andando de acordo com os princípios da Palavra de Deus, podemos esperar que teremos desejos correspondentes aos desejos divinos.

Filipenses 2:13
porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.

A sétima maneira de discernir a vontade de Deus é o...

7ª Maneira – O bom senso

Por alguma razão, existe a ideia de que a vontade individual de Deus deve ser algo extraordinário, incomum, ou até estranho.

No entanto, Deus é extremamente organizado e prático, criando o homem com bom senso

Ele deseja que o homem faça uso de sua inteligência. Deus nos deu cérebro e todo o equipamento necessário para fazermos bons julgamentos. Portanto use o bom senso cristão.

2 Timóteo 1:7
Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.

Conclusão

O medo de errar e afastar-se da vontade de Deus tem criado, em algumas pessoas, um temor de decisões. Isto não é saudável, nem é propósito de Deus.

Hoje aprendemos alguns princípios bíblicos sobre a vontade de Deus e como discerni-la. 

Meu desejo é que com o que foi dito hoje algumas dúvidas sejam esclarecidas e que você ande na vontade de Deus. Que você possa vencer a indecisão e tomar decisões que agradem a Deus.


Lista de Estudos da série

1. Vença o sofrimento: 5 princípios para encontrar paz em meio à aflição – Estudo Bíblico sobre Sofrimento

2. Vença a indecisão: 7 maneiras para discernir a vontade de Deus em sua vida – Estudo Bíblico sobre Indecisão

3. Vença o cativeiro: 3 prisões invisíveis que te impedem de ser livre em Cristo – Estudo Bíblico sobre libertação

4. Vença o Ativismo: 2 dicas Para Um Ministério Sem Estresse e Ansiedade – Estudo Bíblico sobre Equilíbrio

5. Vença as Provações: 3 ensinos Bíblicos para Encarar Dificuldades Com Alegria e Fé - Estudo Bíblico

6. Vença o Desespero na Doença: 4 Segredos Bíblicos Para Lidar com a Dor e a Ansiedade – Estudo Bíblico

7. Vença os Desafios: 3 Maneiras Poderosas de Transformar Problemas em Crescimento – Estudo Bíblico sobre Rute

8. Vença o Stress e a Ansiedade: O Guia do Profeta Elias Para a Calma e o Descanso em Meio ao Caos – Estudo Bíblico

9. Vença a fraqueza e o cansaço: A perspectiva eterna de Paulo que te fará inabalável – Estudo Bíblico sobre Esperança

10. Vença as Fragilidades: 3 Pilares Essenciais para Uma Vida de Saúde Integral – Estudo Bíblico sobre Bem-Estar

11. Vença as Dívidas: 7 Verdades Bíblicas e Práticas Para Superar Dificuldades Financeiras – Estudo Bíblico

12. Vença a Perseguição: 3 Revelações Poderosas Para o Cristão Que Sofre Pela Fé – Estudo Bíblico

13. Vença Fracasso: 3 Verdades Inegáveis Para Transformar Suas Derrotas em Crescimento – Estudo Bíblico

14. Vença o Desespero: Encontrando Esperança e Razões Para Viver em Meio a Pensamentos Suicidas – Estudo Bíblico

Semeando Vida

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: