A igreja (10)


Em nossas últimas meditações, abordamos questões referentes à Santa Ceia. Sua definição, significados e posições teológicas a respeito de seu simbolismo.

Na presente reflexão, buscaremos responder a seguinte pergunta: “Quem deve participar da Santa Ceia?”. Wayne Grudem responde.

Vejamos:


1. Somente os que creem em Cristo 
A participação na Santa Ceia se restringe a esse grupo, uma vez que ela é um simbolismo da união com Cristo e permanência Nele, ocorridos por meio da fé.

Por isso Paulo adverte sobre as sérias consequências para aqueles que participam da Ceia sem discerni-la.

Assim ele escreve: “Pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem (1 Co 11.29,30)”.



2. Somente os que foram batizados
A razão para essa afirmação está relacionada com o simbolismo de ambos os sacramentos.

O batismo simboliza o ingresso público na igreja e a Santa Ceia, igualmente, é um ato através do qual quem dela participa dá um público testemunho de que permanece na vida cristã.

Portanto, são atos públicos, onde o batismo confere ao crente a participação da Santa Ceia.

3. Somente quem realiza um auto-exame
Quanto a isso, Paulo foi categórico: 

Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice (1 Co 11.27,28). 

Aqui, Paulo condena a atitude egoísta daqueles cristãos. Tomar indignamente é ato pelo qual os crentes participavam da ceia sem dar atenção aos relacionamentos no corpo de Cristo. O contexto da carta mostra também vários problemas de ordem moral. 

Paulo reforça isso ao falar do ato de tomar a Ceia sem discernir o corpo (1 Co 11.29), o que significa tomá-la sem compreender a unidade, a interdependência dos membros do corpo de Cristo, e sem dar a devida atenção a eles. Portanto, é indispensável que o homem faça um exame acerca de si mesmo, arrependa-se e tome a Ceia.

Conclusão
A Ceia do Senhor é um ato que deve ser repetido até a volta de Cristo. Entretanto, para dela participar é necessário que sejam observados alguns pré-requisitos, a saber: fé no Senhor Jesus, batismo anterior e auto-exame. Que Deus nos auxilie para que participemos dignamente desse sacramento.

Por Carlos Eduardo Pereira de Souza

ÍNDICE
A igreja (1) - Natureza, visibilidade e localização
A igreja (2) - Pregação, sacramentos e disciplina
A igreja (3) - Adoração, evangelização, misericórdia e edificação
A igreja (4) - Doutrina, santidade e coerência
A igreja (5) - Características de uma igreja pura
A igreja (6) - Restauração, pecado e proteção
A igreja (7) - A Santa Ceia (1)
A igreja (8) - A Santa Ceia (2)
A igreja (9) - Interpretações da Santa Ceia
A igreja (10) - Quem deve participar da Ceia
A Igreja (11) - Adoração

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: