A Igreja (8)

 

Na edição anterior expusemos brevemente alguns significados de nossa participação na Santa Ceia. Segundo o que vimos, a celebração desse sacramento simboliza a morte de Cristo e nossa participação nos benefícios de seu sacrifício, além de constituir alimento espiritual.

A seguir, veremos outros significados presentes na Santa Ceia:


1. Unidade dos cristãos

Na oração de Cristo, Jesus disse: “Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós” (Jo 17.22).

Os crentes em Cristo formam uma unidade orgânica chamada “corpo”; sendo que cada cristão é membro deste,com funções específicas (1 Co 12.12,27). 

Tal unidade se dá por conta da fé num mesmo Senhor, da presença do Espírito e do fato de sermos movidos pela mesma esperança (Ef 4.4).

E tal unidade é plenamente simbolizada na Santa Ceia. Não é à toa que Paulo escreve: “Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão” (1 Co 10.17). 



2. Reafirmação do amor de Cristo pelo seu povo

A prova cabal a respeito do amor de Deus pelo pecador foi o fato Dele enviar seu Filho Unigênito (Jo 3.16) para morrer por nós, quando ainda éramos pecadores (Rm 5.8).

Ao participarmos da Santa Ceia não somente relembramos a morte de Cristo, mas também proclamamos e reafirmamos o amor incondicional de Deus, que o levou a entregar seu Filho, Jesus, para morrer por aqueles que eram seus inimigos (Rm 5.10).

3. Reafirmação da fé.

Wayne Grudem demonstra magistralmente tal reafirmação, por meio de uma proclamação que fazemos aos tomarmos do pão e bebermos do cálice.

Assim diz ele: “Por fim, quando tomo o pão e o cálice, por meu ato estou proclamando: ‘Preciso de ti e em ti confio, Senhor Jesus, para perdoar os meus pecados e dar vida e saúde à minha alma, pois somente pelo teu corpo partido e teu sangue derramado eu posso ser salvo’.”

Conclusão

A Santa Ceia é um momento significativo para a igreja de Cristo. Participar dela implica alguns significados, alguns dos quais acabamos de analisar, a saber: que ela simboliza a unidade dos cristãos, quem dela participa reafirma o amor de Cristo pelo seu povo, bem como reafirma a fé Nele. Que o Senhor nos ajude a compreender a importância da Santa Ceia e que dela participemos dignamente.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: