Intervenção Divina: Como os anjos agem hoje e como devemos responder? – Estudo Bíblico sobre a Interação com Anjos

No estudo anterior, mostramos que os anjos comprovam o amor de Deus e a existência do mundo invisível, bem como são bons exemplos para os crentes. 

Vejamos um pouco mais a respeito:

1. Os anjos executam alguns desígnios de Deus

A Bíblia mostra que os anjos cumprem algumas ordens de Deus. Eles levam mensagens às pessoas (Lc 1.11-19) e executam alguns dos desígnios de Deus (2 Cr 32.21; Ap 16.1).

Patrulham a terra como representantes de Deus (Zc 1.10-11), guerreiam contra forças demoníacas (Ap 12.7-8; 10.1-3). Os anjos estarão ao lado de Cristo quando este retornar (Mt 16.27), e esse retorno será anunciado por um arcanjo (1 Ts 4.16; Ap 18.1-2).

2. Os anjos glorificam diretamente a Deus

Os anjos cumprem a função de glorificar a Deus. Segundo Is 6.2-3 e Ap 4.8, eles enaltecem a santidade de Deus. Glorificam a Deus pelo plano de salvação (Lc 2.14).

Pedro nos diz que os anjos anseiam observar as glórias do plano de salvação, enquanto este se desenvolve nas vidas dos crentes (1 Pe 1.12).

Segundo Wayne Grudem, caso Timóteo guardasse as orientações de Paulo, os anjos testemunhariam tal obediência e glorificariam ao Senhor por isso (1 Tm 5.21).

3. Devemos ter consciência dos anjos no dia a dia

A Bíblia ensina que devemos ter consciência dos anjos no dia a dia. Se assim não fosse, tal ensino não estaria nas Escrituras. Eles foram comissionados para entregar a lei no Monte Sinai (At 7.53; Gl 3.19; Dt 33.2). Constituem um ajuntamento alegre no Monte Sião (Ap 5.11-13).

Nos céus, se alegram quando um pecador se arrepende (Lc 15.10). Além disso, são enviados para servir os santos (Hb 1.14). Wayne Grudem afirma que eles são testemunhas de nossos pecados ocultos e, por isso, se entristecem.

Conclusão

O ensino da Bíblia sobre os anjos é amplo e significativo. Hoje aprendemos um pouco mais sobre o assunto. Segundo a Escritura, eles executam parte dos desígnios do Senhor, bem como o glorificam.

E, finalmente, devemos ter a consciência sobre a existência desses seres angélicos. Que tais ensinos nos ajudem a compreender o trabalho dos anjos e nos habilitem a rechaçar qualquer idéia contrária a essa doutrina.

Autor: Carlos Souza


Lista de estudos da série:

01 - As Primeiras Criaturas: Quem são os anjos, querubins e serafins? – Estudo Bíblico sobre a Criação Angelical

02 - A Ordem Celestial: Como funciona a hierarquia e a organização dos anjos? – Estudo Bíblico sobre a Hierarquia Angelical

03 - Você Tem um Anjo da Guarda?: A verdade bíblica sobre o número e a proteção dos anjos – Estudo Bíblico sobre a Proteção Angelical

04 - O Enviado Misterioso: Quem é o "Anjo do Senhor" no Antigo Testamento? – Estudo Bíblico sobre o Poder Angelical

05 - Mensageiros de Deus: O que podemos aprender com as aparições de anjos na Bíblia? – Estudo Bíblico sobre o Propósito Angelical

06 - Intervenção Divina: Como os anjos agem hoje e como devemos responder? – Estudo Bíblico sobre a Interação com Anjos

07 - Alerta de Engano: 3 perigos da adoração e da fascinação por anjos – Estudo Bíblico sobre Falsas Doutrinas

08 - A Grande Queda: De onde vieram Satanás e os demônios? – Estudo Bíblico sobre a Origem do Mal

09 - As Armas do Inimigo: Como os demônios agem para nos destruir? – Estudo Bíblico sobre a Ação Demoníaca

10 - O Inimigo nas Eras: A atividade demoníaca do Gênesis ao Apocalipse – Estudo Bíblico sobre a História Demoníaca

11 - Opressão ou Possessão?: Entendendo os níveis de ataque demoníaco – Estudo Bíblico sobre a Influência Demoníaca

12 - Armados para a Vitória: Qual a postura do cristão diante da batalha espiritual? – Estudo Bíblico sobre a Autoridade do Crente

Semeando Vida

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: