Hino 279 - O dia triunfal raiou

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. O dia triunfal raiou 
Trazendo o sol de alegre luz; 
Pois ressurgiu e nos livrou 
Da morte o nosso Rei Jesus. 
Aleluia!

2. Rejubilando sem cessar,
Com aleluias de louvor em coro 
Vamos proclamar: "Ressuscitou o Salvador!" 
Aleluia!

3. Com alegria e com louvor 
A Páscoa vamos celebrar, 
Pois Cristo, o grande Vencedor, 
De Deus o amor nos vem mostrar! 
Letra e melodia: Nikolau Hermann, 1560
Harmonia: Gotthard Erythraeus, 1560 - 1617
Tradução: Ruy Wanderley, 1971

Ênfase do hino:
A ênfase principal do hino é a celebração da ressurreição de Jesus Cristo, que venceu a morte e nos trouxe alegria e salvação. O hino enfatiza a importância deste acontecimento para a nossa fé e convida os cristãos a celebrarem com alegria e louvor.

Teologia do hino:
O hino celebra a ressurreição de Jesus Cristo como o evento central da fé cristã, que confirma a divindade de Cristo e a sua vitória sobre o pecado e a morte. A ressurreição é a base da esperança cristã de vida eterna e renovação de todas as coisas. O hino também destaca a importância do amor de Deus, que se manifesta na pessoa de Jesus Cristo e na sua morte e ressurreição.

Textos bíblicos:
"Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele." - Salmo 118:24
"Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns entre vós que não há ressurreição de mortos?" - 1 Coríntios 15:12
"Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem." - 1 Coríntios 15:20

Metáforas e simbologia:
1) "O dia triunfal raiou": a imagem de um novo dia que amanhece, trazendo luz e alegria, simboliza a ressurreição de Jesus e a vitória sobre a morte.
2) "Com aleluias de louvor em coro": a expressão "aleluias de louvor" é uma metáfora que representa o cântico de adoração e gratidão dos cristãos pela ressurreição de Jesus.
3) "Páscoa": a palavra "Páscoa" tem um significado simbólico importante, pois representa a libertação do povo de Deus e a renovação da aliança com Ele. A celebração da Páscoa cristã está relacionada com a ressurreição de Jesus, visto que a sua morte e ressurreição são a realização plena do significado e da esperança presente na Páscoa judaica.

Aplicação prática:
O hino nos convida a celebrarmos a ressurreição de Jesus com alegria e louvor, reconhecendo a sua importância para a nossa fé e esperança cristã. A ressurreição de Jesus nos traz a certeza da vitória sobre a morte e o pecado, e nos inspira a viver uma vida de fé e confiança em Deus. Além disso, o hino nos lembra da importância de compartilharmos essa mensagem de esperança e salvação com outras pessoas, para que também possam desfrutar da alegria da ressurreição de Jesus.

Quando cantar:
Este hino é apropriado para ser cantado em diversas ocasiões, especialmente durante a celebração da Páscoa e em cultos de adoração e louvor. Ele também pode ser cantado em outras ocasiões especiais, como casamentos, batismos e festas de aniversário, como forma de enfatizar a importância da ressurreição de Jesus para a nossa vida e fé cristã.

História
Músico e poeta, Nicolaus Hermann era natural de Nümberg. Nasceu em 1485 e trabalhou ao longo de sua vida como músico profissional: organista, compositor, professor, cantor e poeta. 

Foi amigo do Rev. johannes Mathesius que muito o influenciou. Esse pastor era amigo íntimo de Martinho Lutero e por ele foi ordenado ao ministério. 

Hermann tinha grande preocupação com a educação religiosa das crianças e dos jovens e para eles escrevia poemas de simplicidade doutrinária, como este, num período de grande agitação teológica. 

Esta melodia "Erschienen ist" foi utilizada ao longo da história por muitos compositores, inclusive J. S. Bach, J. H. Schein e o harmonizador que apresentamos aqui, Gottard Erythraeus. Nicolaus Hermann faleceu em 1561.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: