Hino 274 - Morto e ressurreto

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Eis morto o Salvador 
Na sepultura, 
Mas com poder real 
Ressuscitou.

    Da sepultura saiu!
    Com triunfo e glória ressurgiu! 
    Ressurgiu, vencendo a morte 
    E seu poder!
    Pode agora a todos vida conceder! 
    Ressurgiu, ressurgiu! 
    Aleluia! Ressurgiu!

2. Tomaram precaução
Com seu sepulcro. 
Foi tudo em vão, porém, 
Para o reter.

3. No grande Vencedor 
Eis as primícias 
Dos santos que também 
Letra e música: Robert Lowry, 1874
Tradução: Ricardo Pitrowisky, 1891 - 1965

Ênfase do hino: A ênfase principal do hino é a celebração da Ressurreição de Jesus Cristo como prova da sua vitória sobre a morte e do poder do pecado, e a nossa esperança de ressurreição e vida eterna através dele.

Teologia do hino: O hino "Ressurgiu, Ressurgiu" é uma expressão poética da teologia da Ressurreição de Cristo e da nossa esperança de ressurreição e vida eterna através dele. A letra destaca a importância da Ressurreição de Jesus como prova da sua vitória sobre a morte e do poder do pecado, e a nossa esperança de ressurreição e vida eterna através dele. A letra também destaca a adoração e o louvor que devemos render a Jesus como nosso Salvador e Triunfador.

Textos bíblicos:
1. "Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem." (1 Tessalonicenses 4:14)

2. "E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados." (1 Coríntios 15:17)

3. "Ora, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem." (1 Coríntios 15:20)

Metáforas e simbologia:
1. "Com triunfo e glória ressurgiu!" - A Ressurreição de Cristo é vista como símbolo da sua vitória sobre a morte e do poder do pecado, e do triunfo e da glória que Ele agora possui.
2. "No grande Vencedor / Eis as primícias / Dos santos que também / Ressurgirão." - A Ressurreição de Cristo é vista como símbolo da nossa esperança de ressurreição e vida eterna através dele, como as primícias daqueles que também ressuscitarão em Cristo.

Aplicação prática: O hino nos convida a celebrar e adorar a Jesus pela sua Ressurreição e pela nossa esperança de ressurreição e vida eterna através dele. Na nossa vida cotidiana, isso significa viver em fé e esperança em Cristo, reconhecendo a sua vitória sobre a morte e o poder do pecado, e buscando viver em obediência aos seus ensinamentos. Também significa render a Ele a nossa adoração e louvor, reconhecendo o seu poder e a sua glória.

Quando cantar: Este hino é apropriado para ser cantado em momentos de celebração da Ressurreição de Cristo, como na Páscoa ou em outras épocas litúrgicas que enfatizam a vitória de Cristo sobre a morte e o pecado. Ele também é apropriado para ser cantado em momentos de louvor e adoração a Jesus, em qualquer ocasião em que desejamos celebrar a nossa esperança de ressurreição e vida eterna através dele.

História
"Ressurgiu" é um dos mais conhecidos e queridos hinos para a Páscoa, cantados na igrejas brasileiras. O Rev. Ricardo Pitrowsky (hino 92) o traduziu do original de Robert Lowry (hino 239) que é também o compositor.

O hino foi escrito e musicado em 1874, ano anterior ao seu doutorado em Divindade pela Universiade de Bucknell. Diana Sanchez, responsável pelo comentário sobre os hinos na nova edição do "The United Methodist Hymnal", assim descreve o hino: 

"Este hino mostra o contraste entre a morte de Jesus e a sua ressurreição. Cada uma das estrofes sobre sua morte é cantada em tom sombrio, em registro grave, enquanto o refrão é mais ritmado e cresce para um clímax exultante nas palavras: Da sepultura saiu! Este contraste dramático faz deste hino um cântico de grande efeito para a celebração da Páscoa."

O hinário "Cantor Cristão" inclui este hino, com a tradução do Rev. Pitrowsky. Também o "Salmos e Hinos", na quinta edição (1975) o inclui. Numa edição mais antiga, no hinário "Aleluias", encontramos outra tradução para o português, feita por Eduardo Carlos Pereira.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: