Hino 280 - Ascenção

Seu navegador não suporta o elemento audio

1. Subiste ao céu, triunfador!
De tudo agora és tu Senhor; 
Venceste, Rei da glória! 
Eis que te sentas junto ao Pai. 
Colher, em breve, a Igreja vai 
As bênçãos da vitória! 
A cruz é luz. 
O pecado? Expiado! 
Vida e morte,
Tudo está em mão que é forte!

2. Atrai-nos bem a ti, Jesus, 
Que andemos sempre em tua luz 
E o Reino teu busquemos. 
Dá que vivamos com temor
E, humildes, pelo teu amor
O mal abandonemos! Dá, Rei, à grei
Que, lutando sob teu mando, 
Seja firme;
E sua fé ao mundo afirme.

3. Clamamos, ó Jesus, por ti. 
Vem ser com o teu povo aqui. 
Faze que viva unido 
E seja grato e liberal, 
Buscando o bem celestial, 
O bem imerecido. 
Oh! Sim! E assim, 
Nós, constantes e exultantes, 
Juntaremos
Nossas mãos: louvar-te-emos! 

Informações
Letra adaptada: João Marques da Mota Sobrinho, 1883 - 1964
Melodia: Philipp Nicolai, 1599
Harmonia: Johann Sebastian Bach, 1685 - 1750

Ênfase do hino:
O hino tem como ênfase principal a vitória de Jesus Cristo sobre o pecado e a morte, e a sua exaltação ao trono celestial. Ele também enfatiza a importância de seguir a Jesus, buscar o Reino de Deus e viver em unidade com o seu povo. Além disso, o hino destaca a gratidão pela salvação que recebemos por meio do amor de Deus.

Teologia do hino:
O hino celebra a vitória de Jesus Cristo sobre o pecado e a morte, que foi conquistada por meio da sua morte na cruz e ressurreição. Ele também destaca a exaltação de Jesus ao trono celestial, onde ele agora reina como Senhor e Salvador. O hino enfatiza a importância de seguir a Jesus, viver em unidade com o seu povo e buscar o Reino de Deus. Além disso, o hino destaca a gratidão pela salvação que recebemos por meio do amor de Deus, que nos concedeu a vida eterna por meio de Jesus Cristo.

Textos bíblicos:
"Subiu ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens." - Efésios 4:8

"Portanto, exaltou-o soberanamente à sua destra e concedeu-lhe o nome que está acima de todo nome." - Filipenses 2:9

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim." - João 14:6

Metáforas e simbologia:
1) "A cruz é luz": a imagem da cruz como fonte de luz representa a salvação que Jesus trouxe por meio do seu sacrifício na cruz, que ilumina a nossa vida e nos liberta do pecado e da morte.
2) "Vida e morte, tudo está em mão que é forte": a expressão "mão que é forte" simboliza o poder e a soberania de Deus, que tem o controle sobre todas as coisas, inclusive sobre a vida e a morte.
3) "Dá que vivamos com temor": a palavra "temor" tem um significado simbólico importante, pois representa o respeito e a reverência que devemos ter a Deus, reconhecendo a sua santidade e poder.

Aplicação prática:
O hino nos convida a seguir a Jesus, buscar o Reino de Deus e viver em unidade com o seu povo. Ele também nos lembra da importância de sermos gratos pela salvação que recebemos por meio do amor de Deus. Como cristãos, devemos viver em temor a Deus, reconhecendo a sua soberania e buscando sempre a sua vontade em nossas vidas. Além disso, devemos ser firmes na fé, lutando contra o mal e testemunhando ao mundo a nossa confiança em Jesus Cristo.

Quando cantar:
Este hino é apropriado para ser cantado em diversos momentos de adoração e louvor, especialmente em celebrações da vitória de Jesus Cristo sobre a morte, como na Páscoa ou em cultos de ressurreição. Ele também pode ser cantado em momentos de dedicação e compromisso com o Reino de Deus, como em batismos ou em momentos de renovação da fé. Além disso, o hino enfatiza a importância da unidade do povo de Deus, e por isso pode ser cantado em momentos de comunhão e fraternidade cristã.

História
O Rev. Philipp Nicolai (1556-1608) foi muito famoso em seu tempo como pregador luterano. No entanto, seu lugar na história está muito mais identificado como compositor e autor de hinos que se tornaram imortais. 

Uma dessas composições é a melodia que apresentamos aqui. Sua primeira publicação foi em "Frewden-spiegel" (1599), associada a um texto de Advento. 

Esta melodia é chamada de "rainha das melodias corais" e também "coral de ouro", pela sua aceitação e posterior utilização por muitos músicos. 

Usamos aqui a harmonização de Johann Sebastian Bach (v. hino n° I 18), um dos músicos que usou largamente a melodia em diversas cantatas e prelúdios-corais para órgão. 

O Rev. Nicolai faleceu em Hamburgo, em 1608.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: