Gênesis 46 - Jacó e sua família se mudam para o Egito

1. Resumo:
Neste capítulo, José traz sua família para o Egito. Jacó, também chamado de Israel, parte de Berseba com todos os seus bens e descendentes. 

Naquela mesma noite, Deus fala com Jacó em uma visão, garantindo-lhe que não tenha medo de ir ao Egito, pois Deus fará dele uma grande nação lá e promete estar com ele durante toda a jornada.

Jacó e sua família partem em direção ao Egito, levando consigo todos os filhos, netos e filhas, além dos rebanhos e bens que haviam adquirido em Canaã. 

Ao todo, eles são 70 pessoas, excluindo as mulheres dos filhos de Jacó. A genealogia detalhada é mencionada, incluindo os nomes dos filhos de cada um dos filhos de Jacó, demonstrando a continuidade da linhagem e a importância da descendência.

Chegando ao Egito, José, já preparado, vai ao encontro de Jacó em Gósen. Ao vê-lo, José corre para abraçar seu pai, emocionado, e eles choram juntos. 

Jacó declara que agora pode morrer em paz, pois viu o rosto de José e sabe que ele está vivo. José informa a seus irmãos e à família de seu pai que irá comunicar ao faraó sobre sua chegada e o trabalho de pastoreio que realizam.

O capítulo encerra destacando que, quando o faraó perguntar sobre o trabalho deles, eles devem responder que são pastores, e isso lhes garantirá permissão para habitar e trabalhar na região de Gósen, pois os egípcios não gostavam do trabalho de pastoreio e o consideravam inferior. 

Assim, a família de Jacó encontra refúgio e liberdade para viver no Egito.

2. Contexto Histórico e Cultural:
No capítulo 46 de Gênesis, são mencionadas as genealogias das doze tribos de Israel, que são os descendentes de Jacó.

Essas genealogias são de extrema importância histórica e têm um papel significativo na história de Israel. Cada uma das linhagens representa uma das tribos que formaram a nação de Israel.

1. Rúben (Gên 46:9): Rúben foi o filho primogênito de Jacó e representa a tribo de Rúben. Embora tenha perdido sua posição de primogenitura devido a um erro cometido anteriormente, a tribo de Rúben ainda mantém sua identidade como uma das tribos de Israel.

2. Simeão (Gên 46:10): Simeão é o segundo filho de Jacó e representa a tribo de Simeão. Essa tribo teve um papel importante no êxodo de Israel do Egito e no estabelecimento da terra prometida.

3. Levi (Gên 46:11): Levi é o terceiro filho de Jacó e a tribo de Levi foi escolhida por Deus para ser a tribo sacerdotal de Israel. Eles eram responsáveis pelos serviços religiosos e pela guarda do tabernáculo e do templo.

4. Judá (Gên 46:12): Judá é o quarto filho de Jacó e representa a tribo de Judá. Essa tribo teve um papel fundamental na história de Israel, sendo a tribo real da qual o rei Davi e o rei Jesus descendem.

5. Issacar (Gên 46:13): Issacar é o quinto filho de Jacó e representa a tribo de Issacar. Essa tribo era conhecida por sua habilidade em discernir os tempos e as estações e desempenhou um papel na liderança e nos conselhos de Israel.

6. Zebulom (Gên 46:14): Zebulom é o sexto filho de Jacó e representa a tribo de Zebulom. Essa tribo estava localizada na região costeira de Israel e desempenhou um papel importante no comércio marítimo.

7. Dã (Gên 46:23): Dã é o sétimo filho de Jacó e representa a tribo de Dã. Embora não tenha um papel proeminente na história de Israel, essa tribo foi conhecida por sua coragem e habilidades como guerreiros.

8. Naftali (Gên 46:24): Naftali é o oitavo filho de Jacó e representa a tribo de Naftali. Essa tribo habitava uma região fértil e desempenhou um papel na defesa e proteção de Israel.

9. Gade (Gên 46:16): Gade é o nono filho de Jacó e representa a tribo de Gade. Essa tribo teve um papel importante na conquista da terra prometida e na defesa das fronteiras de Israel.

10. Aser (Gên 46:17): Aser é o décimo filho de Jacó e representa a tribo de Aser. Essa tribo habitava uma região fértil e desempenhou um papel no comércio e na agricultura.

11. Benjamim (Gên 46:19): Benjamim é o último filho de Jacó e representa a tribo de Benjamim. Essa tribo teve uma estreita relação com a tribo de Judá e teve um papel significativo na história de Israel, sendo a tribo de onde vieram alguns dos primeiros reis de Israel.

12. José (Gên 46:20): José é o décimo primeiro filho de Jacó e representa as tribos de Efraim e Manassés. Essas tribos se tornaram duas das tribos mais influentes de Israel, com Efraim assumindo uma posição de liderança.

3. Temas Principais:

a) O cumprimento das promessas de Deus: O capítulo 46 mostra como Deus cumpriu Sua promessa a Jacó de que ele se tornaria uma grande nação. A ida de Jacó e sua família ao Egito foi parte do plano de Deus para preservar e prosperar os descendentes de Abraão.

b) Reconciliação e perdão: O encontro emocional entre Jacó e José destaca a importância da reconciliação e do perdão dentro da família. Apesar da traição de seus irmãos, José perdoa e recebe sua família de braços abertos.

c) Provisão e proteção de Deus: Ao levar Jacó e sua família ao Egito, Deus estava providenciando um lugar seguro para eles durante a fome na terra de Canaã. Deus também protegeu e abençoou a família de Jacó durante sua estadia no Egito.

4. Ligação com o Novo Testamento e Jesus Cristo:

a) Presença e Orientação de Deus: A promessa de Deus a Jacó em Gênesis 46:3-4 de estar com ele e fazer dele uma grande nação ecoa no Novo Testamento, onde Jesus promete estar com seus seguidores sempre (Mateus 28:20). 

Essa passagem reafirma a continuidade do cuidado e orientação de Deus, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.

b) Plano Redentor de Deus: A migração de Jacó para o Egito, que leva à formação da nação de Israel, faz parte do plano redentor de Deus, um tema central em toda a Bíblia. 

No Novo Testamento, esse plano culmina na vinda de Jesus Cristo, descendente de Jacó, para salvar a humanidade (Mateus 1:2).

c) Reconciliação e Perdão: A emocionante reunião de José com seu pai em Gênesis 46:29 prefigura a reconciliação que Jesus oferece através do evangelho. 

Assim como José perdoou e acolheu sua família, Jesus oferece perdão e reconciliação a todos que vêm a Ele (Colossenses 1:21-22).

5. Aplicação Prática:

a) Confiança na Orientação de Deus: A jornada de Jacó para o Egito, guiada pela promessa de Deus, nos incentiva a confiar na orientação divina em nossas vidas. Mesmo em tempos de incerteza, podemos ter fé que Deus nos guia e tem um plano para nossa vida (Provérbios 3:5-6).

b) Valorizar a Família e as Relações: A ênfase na família e na genealogia em Gênesis 46 destaca a importância das relações familiares. Em um mundo onde as relações muitas vezes são superficiais, somos chamados a valorizar e nutrir nossos laços familiares, promovendo amor, respeito e compreensão (Efésios 6:2-4).

c) Reconciliação e Perdão nas Relações Pessoais: A reconciliação de José com sua família serve como um poderoso exemplo de perdão. Isso nos encoraja a buscar reconciliação e a perdoar aqueles que nos ofenderam, seguindo o exemplo de Cristo (Colossenses 3:13).

d) Adaptabilidade e Resiliência: A mudança da família de Jacó para um novo país e cultura é um exemplo de adaptabilidade e resiliência. Em uma era de rápidas mudanças e desafios globais, somos lembrados da importância de nos adaptarmos a novas situações, mantendo nossa fé e valores (Filipenses 4:12-13).

e) Testemunho em Ambientes Hostis: Ao preparar sua família para o encontro com o faraó, José os orienta sobre como apresentar-se. Isso reflete a importância de mantermos nossa identidade cristã e testemunharmos nossa fé, mesmo em ambientes que podem ser hostis ou indiferentes ao cristianismo (1 Pedro 3:15-16).

6. Versículo-chave:
"Não tenha medo de descer ao Egito, porque eu farei de você uma grande nação ali." (Gênesis 46:3, NVI)

7. Sugestão de esboços:

Esboço Temático:
  1. A promessa de Deus a Jacó de se tornar uma grande nação (Gênesis 46:3)
  2. A reconciliação emocional entre Jacó e José (Gênesis 46:29-30)
  3. A provisão e proteção de Deus durante a estadia de Jacó no Egito (Gênesis 46:34)

Esboço Expositivo:
  1. Jacó recebe uma mensagem de Deus para ir ao Egito (Gênesis 46:1-4)
  2. Jacó e sua família oferecem sacrifícios em Berseba (Gênesis 46:5-7)
  3. Jacó encontra-se com José no Egito (Gênesis 46:28-30)
  4. José apresenta Jacó e seus irmãos ao faraó (Gênesis 46:31-34)

Esboço Criativo:
  1. O chamado divino: Jacó recebe uma mensagem celestial (Gênesis 46:1-4)
  2. Jornada para a terra desconhecida: Jacó e sua família partem para o Egito (Gênesis 46:5-7)
  3. O reencontro emocionante: Jacó e José se encontram após anos de separação (Gênesis 46:28-30)
  4. O encontro com a realeza: Jacó é apresentado ao faraó por José (Gênesis 46:31-34)

Perguntas
1. Onde Jacó parou para oferecer sacrifícios a Deus? (Gênesis 46:1)
2. Quem falou com Jacó em uma visão à noite? (Gênesis 46:2)
3. O que Deus diz a Jacó na visão? (Gênesis 46:3)
4. Que promessa Deus faz a Jacó sobre sua descendência no Egito? (Gênesis 46:3-4)
5. Como Jacó e sua família se deslocaram para o Egito? (Gênesis 46:5)
6. Quem é mencionado como tendo morrido e sido enterrado em Canaã? (Gênesis 46:7)
7. Quantas pessoas da família de Jacó foram para o Egito? (Gênesis 46:8, 27)
8. Quais são os filhos de Rúben listados? (Gênesis 46:9)
9. Quem são os filhos de Simeão listados? (Gênesis 46:10)
10. Quantos filhos de Levi são mencionados? (Gênesis 46:11)
11. Quem são os filhos de Judá mencionados, incluindo um que morreu em Canaã? (Gênesis 46:12)
12. Quem são os filhos de Issacar listados? (Gênesis 46:13)
13. Quem são os filhos de Zebulom listados? (Gênesis 46:14)
14. Quantas pessoas da família de Lia vieram para o Egito com Jacó? (Gênesis 46:15)
15. Quem são os filhos de Gade listados? (Gênesis 46:16)
16. Quem são os filhos de Aser mencionados? (Gênesis 46:17)
17. Quantas pessoas da família de Zilpa vieram para o Egito com Jacó? (Gênesis 46:18)
18. Quantos filhos Raquel deu a Jacó? Quem são eles? (Gênesis 46:19)
19. Quem são os filhos de José mencionados? (Gênesis 46:20)
20. Quem é mencionado como filho de Benjamim? (Gênesis 46:21)
21. Quantas pessoas da família de Raquel vieram para o Egito com Jacó? (Gênesis 46:22)
22. Quem são os filhos de Dã mencionados? (Gênesis 46:23)
23. Quem são os filhos de Naftali mencionados? (Gênesis 46:24)
24. Quantas pessoas da família de Bila vieram para o Egito com Jacó? (Gênesis 46:25)
25. Quantas pessoas ao todo foram para o Egito com Jacó? (Gênesis 46:26-27)
26. Quem Jacó enviou à frente dele para José? (Gênesis 46:28)
27. Onde José se encontrou com seu pai? (Gênesis 46:29)
28. Qual foi a reação de Jacó ao ver José? (Gênesis 46:30)
29. O que José planejou dizer ao Faraó sobre a ocupação de sua família? (Gênesis 46:33-34)
30. Por que José planejou dizer ao Faraó que sua família era de pastores de ovelhas? (Gênesis 46:34)
31. Qual é a relação de José com Jacó? (Gênesis 46:29)
32. Qual é a primeira coisa que Jacó diz após se reunir com José? (Gênesis 46:30)
33. Que preparações José fez para apresentar sua família a Faraó? (Gênesis 46:31)
34. Por que os pastores de ovelhas eram abomináveis para os egípcios? (Gênesis 46:34)
35. Quem são os filhos de Benjamim mencionados neste capítulo? (Gênesis 46:21)
36. Quem são os filhos de Jacó mencionados que nasceram em Padã-Arã? (Gênesis 46:15, 18, 22, 25)
37. Quem são os filhos de José que nasceram no Egito? (Gênesis 46:20)
38. Quantos parentes de Jacó vieram ao Egito com ele, excluindo as esposas dos filhos de Jacó? (Gênesis 46:26)
39. Quem é listado como o filho mais velho de Jacó neste capítulo? (Gênesis 46:8)
40. Quem Jacó enviou adiante dele para José para mostrar o caminho até Gósen? (Gênesis 46:28)
41. Onde Jacó queria se estabelecer no Egito? (Gênesis 46:28)
42. Como Jacó reage quando vê José pela primeira vez depois de muitos anos? (Gênesis 46:29)
43. Qual é o objetivo de José ao instruir seus irmãos a dizer a Faraó que são pastores? (Gênesis 46:34)
44. Quem são os filhos de Jacó mencionados que são filhos de Bila? (Gênesis 46:25)
45. Quem são os filhos de Jacó mencionados que são filhos de Zilpa? (Gênesis 46:18)
46. Onde os filhos de Jacó estão localizados quando Deus fala com Jacó em visões de noite? (Gênesis 46:2)
47. Qual é a mensagem de Deus para Jacó em suas visões noturnas? (Gênesis 46:3-4)
48. Quem são as filhas de Jacó mencionadas neste capítulo? (Gênesis 46:7, 15, 18, 22, 25)
49. Quais membros da família de Jacó são mencionados como já estarem no Egito antes dele? (Gênesis 46:20)
50. Quem são os netos de Jacó mencionados neste capítulo que são filhos de José? (Gênesis 46:20)

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: