Gênesis 37 - Os sonhos de José, que é vendido como escravo pelos seus irmãos

Genesis 37 abre com a história de José, um jovem de dezessete anos, filho de Jacó e Lia, que mora na terra de Canaã. 

José é o favorito de seu pai, Jacó, que também é chamado de Israel, e essa preferência causa inveja e hostilidade entre seus irmãos. 

Jacó faz uma túnica longa e colorida, um sinal de favoritismo, para José, exacerbando ainda mais as tensões familiares.

José, trabalhando com seus irmãos no campo, relata ao pai o mau comportamento deles. 

A situação piora quando José compartilha dois sonhos que teve, nos quais ele se vê em uma posição de autoridade sobre sua família, simbolizada por feixes de trigo e pelo sol, a lua e onze estrelas se curvando diante dele. 

Esses sonhos, interpretados como presunçosos e indicativos de aspirações de domínio, aumentam o ressentimento de seus irmãos.

Os irmãos de José, incapazes de conter seu ódio, planejam matá-lo quando ele é enviado por Jacó para verificar seu bem-estar em Siquém. 

No entanto, Rúben, o irmão mais velho, intervém e sugere que eles o joguem em um poço seco, planejando secretamente resgatá-lo mais tarde. 

Depois de jogar José no poço, os irmãos veem uma caravana de ismaelitas a caminho do Egito e, instigados por Judá, decidem vender José como escravo em vez de matá-lo. José é vendido por vinte peças de prata.

Rúben, ao retornar ao poço e descobrir que José se foi, fica desolado. Os irmãos, então, orquestram uma farsa para encobrir seu ato, matando um bode e manchando a túnica de José com o sangue do animal. 

Eles enviam a túnica manchada para Jacó, que, ao reconhecê-la, acredita que seu filho favorito foi morto por um animal selvagem. 

Jacó fica inconsolável pela perda de José, recusando-se a ser consolado, mergulhando em profundo luto.

Enquanto isso, José é levado ao Egito e vendido a Potifar, um oficial do faraó e capitão da guarda. Este evento marca o início de uma série de adversidades e triunfos na vida de José, que eventualmente se torna uma figura central na história do povo de Israel no Egito.

Este capítulo não apenas estabelece as bases para os eventos subsequentes na vida de José, mas também reflete as dinâmicas complexas e muitas vezes problemáticas das relações familiares. 

As preferências dos pais, o ciúme entre irmãos e as consequências de ações precipitadas e enganosas são temas centrais que ressoam ao longo do capítulo.

2. Contexto Histórico e Cultural:
O capítulo 37 de Gênesis ocorre em um contexto histórico em que a família de Jacó está vivendo na terra de Canaã. 

Nessa época, os israelitas eram um grupo nômade e pastoril. O costume de ter um filho preferido era comum, mas isso também gerava rivalidades e invejas dentro da família. 

A venda de escravos era uma prática conhecida naquela época, e o Egito era um dos principais destinos para escravos.

Além disso, o capítulo 37 estabelece um importante contexto histórico para a história bíblica posterior. A venda de José como escravo no Egito se torna o ponto de partida para a história de redenção de Deus para o povo de Israel. 

Também é relevante notar que a história de José estabelece as bases para o posterior estabelecimento dos israelitas no Egito e sua subsequente escravidão.

- Túnica colorida - A túnica colorida dada por Jacó a José tem um significado simbólico importante no contexto cultural da época. Nas sociedades antigas do Oriente Médio, as túnicas eram peças de vestuário comuns, mas a túnica colorida representava um status especial ou uma posição elevada.

Acredita-se que a túnica colorida dada a José por Jacó fosse uma túnica longa e ornamentada, possivelmente com mangas longas e multicoloridas. Essa túnica era um sinal de distinção e favoritismo, indicando que José era o filho preferido de Jacó. Ela servia como um símbolo visível de sua posição especial dentro da família.

A túnica colorida pode ter sido uma expressão do amor de Jacó por José, mas também pode ter sido uma maneira de destacar sua escolha como herdeiro espiritual e líder futuro. Jacó estava transmitindo a mensagem de que José tinha um destino especial e uma posição única dentro da família.

No entanto, a túnica colorida também desempenhou um papel significativo na inveja e no ódio que os irmãos de José desenvolveram em relação a ele. Essa túnica era um lembrete constante da preferência de Jacó, o que aumentava a rivalidade e a animosidade entre os irmãos.

3. Temas Principais:

a) Ciúme e inveja: O capítulo 37 retrata o ciúme e a inveja dos irmãos de José em relação a ele. Eles sentem inveja de sua posição de favorito de seu pai e dos sonhos que ele compartilha. Esse tema destaca a natureza pecaminosa do coração humano e as consequências destrutivas da inveja.

b) Providência de Deus: Embora José seja vendido como escravo e pareça estar em uma situação desesperadora, a presença e a bênção de Deus estão com ele. Deus usa as ações malignas dos irmãos de José como parte de Seu plano para o bem. Esse tema enfatiza a soberania e a providência de Deus, mesmo em meio às dificuldades.

c) O papel dos sonhos: Os sonhos têm um papel significativo na história de José. Os sonhos que ele tem e compartilha com seus irmãos são um fator desencadeante do ciúme e da inveja. No entanto, os sonhos também revelam a vontade de Deus e Seu plano para a vida de José. Esse tema destaca a importância da comunicação divina por meio dos sonhos.

4. Ligação com o Novo Testamento e Jesus Cristo:

1. Inveja e Rejeição: A inveja e a rejeição que José sofreu por parte de seus irmãos prefiguram a rejeição de Jesus por Seu próprio povo. Assim como José foi vendido por vinte peças de prata, Jesus foi traído por Judas por trinta moedas de prata, como narrado em Mateus 26:14-16.

2. Sofrimento e Exaltação: A trajetória de José, de ser vendido como escravo a se tornar governante do Egito, é análoga à história de Cristo, que, após sofrer e morrer na cruz, foi exaltado e se assentou à direita de Deus, conforme Filipenses 2:8-9.

3. Plano Divino Através do Sofrimento: Assim como o sofrimento de José foi parte do plano divino para a preservação de sua família, o sofrimento e a morte de Jesus são centrais no plano divino para a redenção da humanidade. 

Em Romanos 5:8-9, Paulo escreve que "Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores". Assim como José foi elevado para salvar muitos, Jesus foi exaltado para trazer salvação a todos.

4. Intercessão e Perdão: Assim como José perdoou e cuidou de seus irmãos apesar de suas ações contra ele, Jesus oferece perdão e reconciliação. 

Em 1 João 2:1-2, lemos que Jesus é nosso advogado e propiciação pelos nossos pecados, não apenas pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro, refletindo a natureza abrangente e inclusiva do perdão de Deus.

5. Aplicação Prática:

1. Superando a Inveja e Promovendo a Reconciliação: A história de José ensina sobre os perigos da inveja e a importância do perdão.

Em nossas vidas, devemos estar atentos aos sentimentos de inveja e trabalhar ativamente para promover a reconciliação em relações quebradas, seguindo o exemplo de perdão e compaixão demonstrado tanto por José quanto por Jesus.

2. Confiando no Plano Divino em Meio às Adversidades: Assim como José manteve sua fé e integridade apesar das circunstâncias desfavoráveis, somos chamados a confiar em Deus mesmo em tempos de dificuldade. 

A história de José encoraja os cristãos a verem além das circunstâncias imediatas e a confiar que Deus pode usar situações adversas para Seus propósitos maiores.

3. Reconhecendo o Propósito nas Experiências de Vida: A trajetória de José, de ser vendido como escravo a se tornar o segundo homem mais poderoso do Egito, ilustra como Deus pode usar todas as experiências de vida para moldar e preparar uma pessoa para um propósito maior. 

Isso nos incentiva a buscar significado e propósito em nossas próprias experiências, sejam elas desafiadoras ou favoráveis, confiando que Deus está trabalhando em nossa vida para um bem maior.

4. Resiliência e Perseverança: José demonstra uma resiliência notável frente às adversidades, mantendo sua integridade e fé. Essa atitude é um exemplo a ser seguido em situações de desafios e injustiças. A resiliência e a perseverança podem nos guiar através de momentos difíceis, ajudando-nos a manter o foco em Deus e em Suas promessas.

5. Poder do Perdão e Reconciliação: O perdão final de José aos seus irmãos, apesar das graves ofensas cometidas contra ele, destaca o poder transformador do perdão. 

Isso serve como um lembrete para os cristãos sobre a importância do perdão genuíno, que não apenas liberta o ofendido, mas também pode restaurar e curar relacionamentos quebrados.

Pergunta Reflexiva: Como podemos combater a inveja e cultivar a gratidão em nossas vidas diárias?

6. Versículo-chave:
"Ouçam, por favor, a história deste sonhador." (Gênesis 37:19, NVI)

7. Sugestão de esboços:

Esboço Temático:
  1. José e seus sonhos (Gênesis 37:5-11)
  2. O ciúme e a inveja dos irmãos de José (Gênesis 37:12-17)
  3. A venda de José como escravo (Gênesis 37:18-28)
  4. A presença e bênção de Deus com José no Egito (Gênesis 37:36)
  5. A história de José como paralelo com a vida de Jesus (Gênesis 37:28; Mateus 27:18-26)
  6. A soberania de Deus e Seu plano redentor (Gênesis 37:26-28; Romanos 8:28)

Esboço Expositivo:
  1. José recebe seus sonhos (Gênesis 37:5-11)
  2. A inveja dos irmãos de José (Gênesis 37:12-17)
  3. A conspiração e venda de José (Gênesis 37:18-28)
  4. A falsa notícia da morte de José (Gênesis 37:29-36)

Esboço Criativo:
  1. Os sonhos de José e sua reação de compartilhá-los (Gênesis 37:5-11)
  2. A trama dos irmãos para se livrar de José (Gênesis 37:12-17)
  3. A descida de José à cisterna e sua venda como escravo (Gênesis 37:18-28)
  4. O choro de Jacó ao ver a túnica ensanguentada (Gênesis 37:29-35)
  5. A chegada de José ao Egito e sua nova jornada (Gênesis 37:36)

Perguntas
1. Qual era a idade de José quando começou a cuidar do rebanho com seus irmãos? (Gênesis 37:2)
2. Por que José era o filho preferido de Jacó? (Gênesis 37:3)
3. Qual foi a reação dos irmãos de José quando viram que seu pai o amava mais? (Gênesis 37:4)
4. Qual foi o primeiro sonho de José que ele contou a seus irmãos? (Gênesis 37:5-7)
5. Como os irmãos de José reagiram ao seu primeiro sonho? (Gênesis 37:8)
6. Qual foi o segundo sonho de José que ele contou a seu pai e a seus irmãos? (Gênesis 37:9-10)
7. Como Jacó reagiu ao segundo sonho de José? (Gênesis 37:10-11)
8. Por que os irmãos de José foram para Siquém? (Gênesis 37:12)
9. O que Jacó pediu a José para fazer em Siquém? (Gênesis 37:13-14)
10. Quem ajudou José a encontrar seus irmãos em Siquém? (Gênesis 37:15-17)
11. O que os irmãos de José planejaram fazer quando o viram chegando? (Gênesis 37:18-20)
12. Qual irmão de José interveio para impedir que os outros irmãos o matassem? (Gênesis 37:21-22)
13. O que os irmãos de José fizeram com ele quando chegou? (Gênesis 37:23-24)
14. Como José foi vendido como escravo? (Gênesis 37:25-28)
15. Qual irmão de José não estava presente quando ele foi vendido e o que ele fez quando descobriu? (Gênesis 37:29-30)
16. Como os irmãos de José encobriram o que tinham feito com ele? (Gênesis 37:31-33)
17. Como Jacó reagiu à notícia da suposta morte de José? (Gênesis 37:34-35)
18. Quem comprou José quando ele foi levado ao Egito? (Gênesis 37:36)
19. O que a túnica de muitas cores representa na história de José? (Gênesis 37:3)
20. Quem foi a pessoa que sugeriu vender José para os ismaelitas? (Gênesis 37:26-27)
21. Como José se encontrou sozinho no poço antes de ser vendido? (Gênesis 37:24)
22. Por que Ruben rasgou suas vestes quando retornou ao poço e descobriu que José não estava mais lá? (Gênesis 37:29)
23. Qual foi a prova que os irmãos de José deram a seu pai para convencê-lo de que José tinha sido morto por um animal selvagem? (Gênesis 37:32-33)
24. Quem tentou consolar Jacó após a suposta morte de José e foi bem-sucedido? (Gênesis 37:35)
25. Qual foi o destino de José após ser vendido pelos seus irmãos? (Gênesis 37:36)
26. Por que José foi enviado por seu pai para encontrar seus irmãos? (Gênesis 37:13-14)
27. Como o sonho de José sobre o sol, a lua e onze estrelas foi interpretado por Jacó? (Gênesis 37:10)
28. Quem ajudou José a encontrar seus irmãos quando ele estava perdido? (Gênesis 37:15-17)
29. Qual irmão de José teve a ideia de jogá-lo no poço? (Gênesis 37:22)
30. Qual irmão de José quis resgatá-lo do poço e devolvê-lo ao pai? (Gênesis 37:22)
31. Que mercadoria os mercadores estavam carregando quando passaram pelos irmãos de José? (Gênesis 37:25)
32. O que os irmãos de José fizeram após vendê-lo aos ismaelitas? (Gênesis 37:28)
33. Qual foi o preço que os irmãos de José receberam por vendê-lo? (Gênesis 37:28)
34. Por que os irmãos de José decidiram manchar a túnica de José com sangue de cabra? (Gênesis 37:31)
35. Como Jacó identificou a túnica de José quando seus filhos a mostraram a ele? (Gênesis 37:32)
36. Por que Jacó recusou ser consolado após a suposta morte de José? (Gênesis 37:35)
37. Onde José foi levado após ser vendido pelos midianitas? (Gênesis 37:36)
38. A quem José foi vendido no Egito? (Gênesis 37:36)
39. Qual era a posição do homem que comprou José no Egito? (Gênesis 37:36)
40. O que significou o sonho dos feixes de trigo se inclinando para o feixe de José? (Gênesis 37:7)
41. Como a reação de Jacó ao sonho de José diferiu da reação de seus irmãos? (Gênesis 37:11)
42. Qual era o plano original dos irmãos de José para ele antes de os mercadores midianitas passarem? (Gênesis 37:20)
43. Qual dos irmãos de José teve a ideia de vendê-lo aos midianitas? (Gênesis 37:27)
44. Quem foi o irmão de José que descobriu que ele não estava mais no poço? (Gênesis 37:29)
45. O que os irmãos de José disseram a Jacó sobre o que aconteceu com a túnica de José? (Gênesis 37:32)
46. Qual foi a reação de Jacó ao perceber que a túnica manchada de sangue era de José? (Gênesis 37:34)
47. Quem tentou confortar Jacó depois da suposta morte de José, e foi bem-sucedido? (Gênesis 37:35)
48. Para quem os mercadores midianitas venderam José quando chegaram ao Egito? (Gênesis 37:36)
49. O que a história de José em Gênesis 37 revela sobre a dinâmica familiar de Jacó e seus filhos?
50. O que a túnica de muitas cores que Jacó deu a José simboliza em Gênesis 37:3?

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: