Hino 323 - Santa Peleja


Nesta arena da santa peleja,
No combate devemos entrar,
Batalhando com fé e coragem,
Pois a noite não tarda em chegar.

Vamos, vamos, leais companheiras,
Caminhando na luz do Senhor!
A divisa do nosso estandarte
Seja, esperança e amor. (bis)

Mas se o mundo, coberto de trevas,
Nos olhar com rigor ou desdém,
Prossigamos, ousadas, avante,
Espalhando as idéias do bem.

Pelejemos! A causa é sagrada!
Vamos todas com fé e oração;
E guiados por Deus, Pai celeste,
Cumpriremos a nossa missão!

Ênfase do hino:
A ênfase principal do hino "Nesta arena da santa peleja" é o incentivo à luta pela causa do Evangelho, batalhando com fé e coragem, mesmo diante das adversidades e da oposição do mundo. O hino exorta os cristãos a caminharem na luz do Senhor e a espalharem as ideias do bem, com a esperança e o amor como divisa do seu estandarte.

Teologia do hino:
O hino enfatiza a importância da batalha espiritual e da luta pela causa do Evangelho. A ideia de que estamos em uma "arena" e que devemos entrar no "combate" reflete a ideia bíblica de que estamos em uma luta espiritual contra as forças do mal (Efésios 6:12). Além disso, o hino nos lembra que devemos caminhar na luz do Senhor e espalhar as ideias do bem, refletindo a esperança e o amor que temos em Cristo (1 João 4:7-8). O hino também destaca a importância de sermos guiados por Deus em nossa missão, reconhecendo-o como nosso Pai celeste que nos capacita e nos fortalece para a batalha (Salmo 46:1).

Textos bíblicos:
1. "Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Efésios 6:12).
2. "Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor" (1 João 4:7-8).
3. "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente na angústia" (Salmo 46:1).

Metáforas e simbologia:
1. "Arena" e "combate" - Refere-se à luta espiritual contra as forças do mal.
2. "Divisa do nosso estandarte" - Refere-se ao símbolo que representa a nossa causa e a nossa missão.
3. "Espalhando as ideias do bem" - Refere-se à propagação do Evangelho e dos valores cristãos em meio a um mundo cheio de trevas e maldade.

Aplicação prática:
O hino "Nesta arena da santa peleja" nos desafia a entrar na luta espiritual pela causa do Evangelho, batalhando com fé e coragem mesmo diante das adversidades e da oposição do mundo. Devemos caminhar na luz do Senhor, espalhando as ideias do bem e refletindo a esperança e o amor que temos em Cristo. Isso pode envolver diversas formas de serviço, desde o trabalho missionário até o serviço na igreja local ou na comunidade. Além disso, o hino nos lembra que devemos ser guiados por Deus em nossa missão, reconhecendo-o como nosso Pai celeste que nos capacita e nos fortalece para a batalha.

Quando cantar:
O hino "Nesta arena da santa peleja" é apropriado para ser cantado em cultos de celebração do trabalho e serviço cristão, como o Dia do Obreiro ou o Dia da Bíblia. Também pode ser utilizado em cultos de evangelismo e missões, ou em momentos de reflexão sobre a batalha espiritual que enfrentamos como cristãos. O hino pode ser cantado em qualquer época do ano, mas é especialmente apropriado para ser cantado em ocasiões que enfatizam a importância da luta pela causa do Evangelho e da nossa missão como cristãos.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: