Hino 322 - Heroínas da Fé


Avante, companheiras,
Na causa de Jesus!
Ativas no trabalho,
Servi enquanto há luz!

Mostrai, na atividade,
A vossa gratidão
A Cristo, o grande Amigo
O Autor da Redenção.

O exemplo de Maria
Que, aos pés do Salvador,
Tomou a melhor parte,
Segui com fé e amor.

Os dons do vosso afeto
A Cristo consagrai!
À Igreja, que é seu corpo,
Dedicação mostrai!

Erguei-vos heroínas,
E vinde trabalhar!
Mostrai vossas virtudes
Na Pátria, Igreja e Lar!

Ênfase do hino:
A ênfase principal do hino "Avante, companheiras!" é o incentivo à dedicação e ao serviço cristão, especialmente entre as mulheres. O hino encoraja as mulheres a serem ativas no trabalho para a causa de Jesus, a mostrarem gratidão a Cristo e a dedicarem seus dons e habilidades para o serviço na igreja e na comunidade.

Teologia do hino:
O hino enfatiza a importância do serviço cristão como uma forma de expressar nossa gratidão a Cristo por sua obra redentora. 

A referência a Maria, que escolheu a melhor parte ao sentar-se aos pés de Jesus e aprender dele (Lucas 10:38-42), é um exemplo de como devemos buscar a presença de Cristo e ser guiados por sua sabedoria em nossas vidas. 

Além disso, o hino nos lembra que somos membros do corpo de Cristo e que devemos dedicar nossos dons e habilidades para o serviço na igreja e na comunidade (1 Coríntios 12:12-27). 

O hino também destaca a importância de sermos heroínas e mostrarmos nossas virtudes em nossos lares, na igreja e na sociedade como um todo, refletindo a luz de Cristo em tudo o que fazemos (Mateus 5:14-16).

Textos bíblicos:
1. "E, estando ela [Maria] assentada aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra" (Lucas 10:39)
2. "Porque assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também" (1 Coríntios 12:12)
3. "Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte" (Mateus 5:14)

Metáforas e simbologia:
1. "A melhor parte" - Refere-se à busca pela presença de Cristo e pela sabedoria que ele nos traz.

2. "O corpo de Cristo" - Refere-se à comunidade de crentes que formam o corpo de Cristo na terra e que devem trabalhar juntos para cumprir a vontade de Deus.

3. "Erguei-vos heroínas" - Refere-se à necessidade de sermos corajosos e comprometidos na nossa vida cristã, mostrando nossas virtudes e refletindo a luz de Cristo em tudo o que fazemos.

Aplicação prática:
O hino "Avante, companheiras!" nos desafia a sermos ativas no trabalho para a causa de Jesus, dedicando nossos dons e habilidades para o serviço na igreja e na comunidade. Isso envolve buscar a presença de Cristo e ser guiados por sua sabedoria, assim como Maria fez, e trabalhar em conjunto com outros membros do corpo de Cristo para cumprir a vontade de Deus. Além disso, o hino nos encoraja a sermos heroínas em nossas vidas, mostrando nossas virtudes e refletindo a luz de Cristo em nossos lares, na igreja e na sociedade em geral.

Quando cantar:
O hino "Avante, companheiras!" é apropriado para ser cantado em cultos de mulheres, retiros, congressos e outras atividades voltadas para as mulheres cristãs. Também pode ser utilizado em cultos de celebração do trabalho e serviço cristão, como o Dia do Obreiro ou o Dia da Bíblia. O hino pode ser cantado em qualquer época do ano, mas é especialmente apropriado para ser cantado em ocasiões que celebram o papel e a contribuição das mulheres na igreja e na sociedade em geral.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: