Hino 325 - Aspiração Feminina

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. A nós aqui reunidas, 
Senhor, envia luz. 
São tuas nossas vidas, 
Ganhaste-as sobre a cruz. 
É vão qualquer trabalho 
Sem tua aprovação! 
O nosso esforço é falho 
Se não nos dás a mão.

    Nós, crentes redimidas, 
    Depomos nosso lar 
    E as nossas próprias vidas 
    Perante o teu altar.

2. Se a nossa fé se abala 
Em face às tentações, 
Levanta a voz e fala 
Aos nossos corações. 
A experiência viva 
Do teu fiel amor
O nosso ardor ativa 
E inspira em nós fervor.

3. Esposas, mães piedosas, 
Queremos ser, Senhor, 
Fiéis e carinhosas, 
Enchendo o lar de amor. 
Que paz e harmonia 
Dominem nosso lar 
E em tua companhia 
Letra: Isaac Nicolau Salum
Música: William Gustavus Fisher, 1869

Ênfase do hino:
A ênfase principal do hino "A nós aqui reunidas" é a necessidade da luz e aprovação divina em nossas vidas e esforços como cristãs. 

O hino destaca que nossa fé pode ser abalada pelas tentações, mas podemos ser fortalecidas pela experiência viva do amor de Deus. 

Além disso, o hino enfatiza a importância de sermos esposas e mães piedosas, enchendo nosso lar de amor e vivendo em paz e harmonia com Deus.

Teologia do hino:
O hino enfatiza a necessidade da luz e da aprovação divina em nossas vidas e esforços como cristãs. A ideia de que nossas vidas são ganhas por Jesus Cristo sobre a cruz reflete a ideia bíblica de que somos salvos pela graça de Deus por meio da fé em Jesus Cristo (Efésios 2:8-9). 

Além disso, o hino reconhece que nossa fé pode ser abalada pelas tentações, mas podemos ser fortalecidas pela experiência viva do amor de Deus (Romanos 8:38-39). 

O hino também destaca a importância de sermos esposas e mães piedosas, vivendo em paz e harmonia com Deus e com as pessoas ao nosso redor (Romanos 12:18).

Textos bíblicos:
1. "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9).

2. "Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 8:38-39).

3. "Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens" (Romanos 12:18).

Metáforas e simbologia:
1. "Nossas vidas, ganhaste-as sobre a cruz" - Refere-se ao sacrifício de Jesus Cristo na cruz do Calvário, que garantiu nossa salvação e redenção.

2. "Depomos nosso lar e as nossas próprias vidas perante o teu altar" - Refere-se à nossa entrega total a Deus, colocando nossa vida e nossa casa sob a autoridade divina.

3. "Paz e harmonia" - Refere-se ao fruto do Espírito Santo, que é a paz, e à importância de cultivarmos relacionamentos saudáveis e harmoniosos com Deus e com as pessoas.

Aplicação prática:
O hino "A nós aqui reunidas" nos desafia a buscarmos a luz e a aprovação divina em nossas vidas e esforços como cristãs. 

Devemos reconhecer que nossa fé pode ser abalada pelas tentações, mas podemos ser fortalecidas pela experiência viva do amor de Deus. Além disso, o hino nos lembra da importância de sermos esposas e mães piedosas, vivendo em paz e harmonia com Deus e com as pessoas ao nosso redor. 

Isso pode envolver diversas formas de serviço, desde a criação de um lar acolhedor e amoroso até o engajamento em projetos sociais e missionários que buscam levar paz e harmonia aos menos favorecidos. 

Como cristãs, devemos buscar viver em plena comunhão com Deus e com as pessoas ao nosso redor, cultivando relacionamentos saudáveis e harmoniosos.

Quando cantar:
O hino "A nós aqui reunidas" é apropriado para ser cantado em cultos de adoração e celebração da vida cristã. 

Ele pode ser usado em qualquer época do ano, mas é especialmente apropriado para ser cantado em ocasiões que enfatizam a importância do lar e da família, como o Dia das Mães ou o Dia da Família. 

Além disso, o hino pode ser usado em momentos de reflexão sobre a nossa entrega total a Deus e a busca pela luz e aprovação divina em nossas vidas.

História
O Prof. Isaac Nicolau Salum, escritor, tradutor e poeta, nasceu em Altinópolis, Minas Gerais, em 1913. Fez seus estudos básicos em Muzambinho e no Instituto "José Manuel da Conceição". 

Formou-se em Letras e Didática pela Universidade de São Paulo e em Teologia na Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana Independente em 1940. Professor na USP e no Mackenzie, doutorou-se em Letras em 1954. 

Tem hinos originais e traduzidos publicados no "Salmos e Hinos", "Cânticos do Natal", "Hinário Evangélico" e outras coleções, alguns em nosso hinário. Escreveu os textos para a cantata "O Esperado das Nações" de Alberto W. Ream, especialmente para o coro da Igreja Metodista Central de São Paulo, em 1943. 

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: