Hino 343 - Em memória

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Levado pelo imenso amor 
Que tu me tens, Senhor, 
A tua Mesa, ó Salvador, 
Lembrar-me-ei de ti!

2. Por meu pecado, sobre a cruz 
Sofreste, meu Jesus.
Meu Salvador e minha luz, 
Lembrar-me-ei de ti!

3. Na cruz teu corpo sucumbiu 
Na morte que o feriu.
A mim teu sangue redimiu; 
Lembrar-me-ei de ti!

4. E quando a morte, enfim, chegar, 
Jesus, ao doce lar,
Os teus fiéis virás chamar: 
Lembrar-te-ás de mim. 

Informações
Letra: John Law, 1813 - 1869
Música: Da coleção "East's Psalter", 1592 atribuído a John Farmer, século 16

Ênfase do hino: O hino enfatiza a importância da Mesa do Senhor como lugar de lembrança do amor de Jesus e da sua obra redentora na cruz. Ele destaca a importância de lembrar de Jesus e do seu sacrifício por nós. O hino também exalta a esperança da segunda vinda de Cristo e da sua promessa de nos chamar ao doce lar.

Teologia do hino: O hino apresenta uma visão teológica da Mesa do Senhor como lugar de lembrança do amor de Jesus e da sua obra redentora na cruz. Ele enfatiza a importância de lembrar de Jesus e do seu sacrifício por nós, que nos trouxe a redenção. O hino também destaca a esperança da segunda vinda de Cristo, quando os fiéis serão chamados para o doce lar.

Textos bíblicos:
- Lucas 22:19-20 - "E, tomando um pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós".
- 1 Coríntios 11:26 - "Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que ele venha".
- João 14:2-3 - "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, voltarei e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também".

Metáforas e simbologia:
- "Mesa do Senhor": a metáfora representa a Mesa como lugar de lembrança do amor de Jesus e da sua obra redentora na cruz.
- "Doce lar": a metáfora representa a esperança da segunda vinda de Cristo e da promessa de um lugar preparado para os fiéis.

Aplicação prática: O hino nos desafia a valorizar a Mesa do Senhor como lugar de lembrança do amor de Jesus e da sua obra redentora na cruz. Ele nos incentiva a lembrar de Jesus e do seu sacrifício por nós, que nos trouxe a redenção. Além disso, o hino nos lembra da esperança da segunda vinda de Cristo, quando os fiéis serão chamados para o doce lar.

Quando cantar: Este hino é apropriado para ser cantado em momentos de celebração da Mesa do Senhor, em cultos de adoração, ou em momentos de reflexão sobre o amor de Jesus e a sua obra redentora na cruz. Ele também pode ser utilizado em momentos de busca por fortalecimento na fé e esperança na segunda vinda de Cristo.

História
A melodia deste hino, "Cheshire Tune", figura na coleção "Whole Booke of Psalmes", de Thomas East, publicada em 1592. E a música para o Salmo 146, para vozes mistas, estando a melodia confiada ao tenor, como era prática da época. 

John Farmer foi um dos maiores músicos que contribuíram para essa coleção, não apenas fazendo os arranjos, mas compondo melodias como esta. 

Deixou diversas coleções de madrigais e de hinos para a igreja. Foi conhecido também como organista e regente. Viveu alguns anos em Dublin e, a partir de 1599, em Londres. Não há registro das datas de nascimento e morte deste importante músico inglês renascentista. 

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: