Hino 344 - A ceia do Senhor

Seu navegador não suporta o elemento audio



1. Eis-me aqui. 
Senhor bondoso, 
Tua Ceia a celebrar
E, por ela, neste instante, 
Tua morte anunciar.
     
2. De teu sangue e tua carne, 
Pela fé já me nutri;
Pois da vida o pão me deste 
Quando em ti, Jesus, eu cri. 

3. Proclamando a tua Morte 
Eu relembro o grande amor 
Que inspirou teu sacrifício 
Pelo pobre pecador. 

4. Que o amor aqui lembrado 
Venha encher o coração 
Dos que jazem separados 
Desta doce comunhão! 

Informação
Letra: Jerônimo Gueiros, 1870 - 1953
Música: Ludwig Van Beethoven, 1803

Palavras-chave: Ceia do Senhor, morte de Jesus, fé, amor, comunhão.

Ênfase do hino: O hino enfatiza a importância da celebração da Ceia do Senhor como momento de lembrança da morte de Jesus e do seu grande amor por nós. Ele destaca a importância da fé em Jesus como fonte de vida e nutrição espiritual. O hino também expressa o desejo de que o amor lembrado na Ceia possa encher o coração dos que estão separados da comunhão.

Teologia do hino: O hino apresenta uma visão teológica da Ceia do Senhor como momento de lembrança da morte de Jesus e do seu grande amor por nós. Ele enfatiza a importância da fé em Jesus como fonte de vida e nutrição espiritual. O hino também expressa o desejo de que o amor lembrado na Ceia possa encher o coração dos que estão separados da comunhão.

Textos bíblicos:
- Lucas 22:19-20 - "E, tomando um pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós".
- João 6:35 - "E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede".
- Romanos 5:8 - "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores".

Metáforas e simbologia:
- "Pão da vida": a metáfora representa Jesus como fonte de vida e nutrição espiritual.
- "Comunhão": a simbologia representa a comunhão dos crentes em torno da mesa do Senhor, lembrando da morte de Jesus e do seu amor por nós.

Aplicação prática: O hino nos desafia a valorizar a celebração da Ceia do Senhor como momento de lembrança da morte de Jesus e do seu grande amor por nós. Ele nos incentiva a confiar na fé em Jesus como fonte de vida e nutrição espiritual. Além disso, o hino expressa o desejo de que o amor lembrado na Ceia possa encher o coração dos que estão separados da comunhão.

Quando cantar: Este hino é apropriado para ser cantado em momentos de celebração da Mesa do Senhor, em cultos de adoração, ou em momentos de reflexão sobre o amor de Jesus e a sua obra redentora na cruz. Ele também pode ser utilizado em momentos de busca por reconciliação e comunhão entre os crentes.

História
Texto dos mais felizes do Rev. Jerônimo Gueiros (hino n° 7), este hino de comunhão está associado à melodia "Sardis", uma das adaptações feitas a partir de uma obra de Beethoven (hino n° 175). 

Neste caso, o aproveitamento foi feito de um dos temas do "Romance para violino e orquestra", op. 40, composto em 1803. Letra e música aparecem juntas nas edições do "Hinário Evangélico" (1952 e 1960) e "Salmos e Hinos" (1975).

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: