Vença a fraqueza e o cansaço: A perspectiva eterna de Paulo que te fará inabalável – Estudo Bíblico sobre Esperança


2 Coríntios 4:16-18 - 2 Coríntios 5:1-10

Introdução

Quando começamos a treinar numa academia ou praticar exercícios físicos, é muito importante que entre o treino haja um período de descanso para o corpo se recompor.

Mas mesmo que haja certo descanso, se o treino for muito intenso, a pessoa com o tempo começa a sentir cansaço, fadiga, e por fim, acaba desistindo.

Na nossa vida emocional ocorre o mesmo. Todos nós passamos por problemas e dificuldades, ora mais ou menos intensos.

Via de regra, sempre contamos com uma ou outra oportunidade de nos afastarmos de certos problemas, ou seja, de poder ter um período de descanso entre um problema e outro – seja por um final de semana, seja uma licença prêmio ou mesmo férias.

Mas e quando os problemas se tornam persistentes e incontornáveis (pelo menos a curto prazo) é normal que com o tempo venhamos a sentir um cansaço emocional.

Aquela força que a gente tinha vai se esvaindo, a gente vai desanimando.

Se você tem sentido que anda sem forças, não se assuste. Não é apenas você. Todos se cansam.

Portanto, agora, mais do que nunca é necessário encontrarmos força para viver. É sobre isso que quero falar hoje com você!

Explicação

E para tratar disso vamos pensar um pouco no que viveu e no que ensinou o apóstolo Paulo.

Ele é um exemplo típico de alguém que conviveu com muitas situações complicadas. Veja o que ele diz em 2 Coríntios:

2 Coríntios 4:9-14 (NTLH)
9 - Porque me parece que Deus pôs a nós, os apóstolos, no último lugar. Somos como as pessoas condenadas a morrer em público, como espetáculo para o mundo inteiro, tanto para os anjos como para os seres humanos.
10 - Por causa de Cristo nós somos loucos, mas vocês são sábios por estarem unidos com ele. Nós somos fracos, e vocês são fortes; vocês são respeitados, e nós somos desprezados.
11 - Até agora temos passado fome e sede. Temos nos vestido com trapos, temos recebido bofetadas e não temos lugar certo para morar.
12 - Temos nos cansado de trabalhar para nos sustentar. Quando somos amaldiçoados, nós abençoamos. Quando somos perseguidos, aguentamos com paciência.
13 - Quando somos insultados, respondemos com palavras delicadas. Somos considerados como lixo, e até agora somos tratados como a imundície deste mundo.
14 - Não estou escrevendo essas coisas para envergonhar vocês, mas para ensiná-los como se vocês fossem meus próprios filhos queridos.

16 - Portanto, eu peço que sigam o meu exemplo.

Você notou a lista de coisas ruins que o apóstolo passou?

Ele enfrentou perigos diversos, fome, nudez, ameaças de morte, naufrágios, perseguições e outras coisas mais – tudo por causa do ministério que ele abraçou.

Mas veja que, apesar de tantos sofrimentos, ele jamais desanimou.

Pelo contrário, sentia-se sempre bem disposto e renovado, pois encontrava, em Deus a força que precisava para viver.

E neste mesmo capítulo 4 de 2 Coríntios encontramos lições e experiências que Paulo usou para transmitir encorajamento para a igreja de Corinto – igreja que também vivia dias difíceis, de muitos problemas.

Quando o medo, a fraqueza e a sensação de derrota nos ameaçam, como devemos agir? Como e onde encontramos forças para continuar?

Para encontrar força para viver...

1. Precisamos desenvolver a força interior

Um dos motivos pelos quais o apóstolo Paulo escreveu essa carta aos Coríntios é porque muitos duvidavam de sua autoridade como apóstolo.

Diante dessa oposição, ele explica o seu chamado para o ministério e mostra como Deus o usou e o abençoou apesar de ele ser um ‘vaso de barro’.

Ele testemunha também que passou por diversos problemas por causa do seu ministério apostólico. Mas foi alimentando a fé em Deus que ele conseguiu renovar suas forças.

Veja o que ele diz:

2 Coríntios 4:16
16 - Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.

Note que Paulo faz uma distinção entre “homem exterior” e “homem interior”.

Ele está dizendo que as provações que os problemas ocorrem na nossa caminhada vão, de fato nos atingindo, e isso ocorre especialmente no nosso corpo.

E isso é um fato. Com o passar do tempo, e em meio a muitas tribulações, o nosso corpo mortal tende a se desgastar e a se desfazer. 

Observe uma criança de 4 anos. Corre pela casa inteira, pula, uma alegria, uma energia. Esta criança ainda está no começo da vida, não enfrentou o desgaste dos problemas, está na flor da idade.

Mas e nós?

Nós que já temos alguma idade sentimos o desgaste, o cansaço. Dá aquele desânimo, aquela vontade de ficar quieto.

E eu já li que conforme envelhecemos dormir se torna uma das principais diversões!

Essa é a tendência do nosso corpo, do nosso exterior. Mas veja o que Paulo fala:

2 Coríntios 4:16
16 - ...mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.

Sim, sofremos um desgaste externo. Todavia dentro de nós, na nossa vida interior, não precisa ser assim. O homem interior cresce e se desenvolve. E isso se dá pela fé.

O livro de Provérbios já ensina isso! Fala a respeito de nosso interior, de nosso coração!

Provérbios 4:23
23 - Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Então veja: é o cultivo da vida interior que capacita o cristão a enfrentar as lutas e adversidades da vida.

Mas Paulo continua:

2 Coríntios 4:17-18
17 - Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação,
18 - não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.

Note que agora Paulo faz agora outra distinção: ele fala daquilo que é visível e daquilo que é invisível.

  • O visível, o que vemos, são as coisas temporais, passageiras, transitórias. A gente olha muito para elas, mas se esquece de que elas não podem ser a base da nossa vida, pois elas vão passar.
  • O invisível – trata-se daquilo que não vemos com olhos carnais, mas vemos pela . Essas realidades são eternas.

Você percebe que Paulo novamente aqui está falando da fé?

É uma vida interior de comunhão com Deus, que não é feita de aparências nem circunstâncias, mas desenvolvida no coração!

Essa fé cultivada no coração se renova e se fortalece a cada dia. Ela se transforma numa força poderosa que encoraja o cristão para que ele enfrente os desafios da vida.

É a fé que nos ajuda a entender, como Paulo explica no verso 17, que os problemas que passamos aqui não se comparam com a glória que está reservada para nós, no céu!

É por isso que o apóstolo Paulo pode dizer, em outro texto: “quando sou fraco, então, é que sou forte” (2 Coríntios 12.10.). E mais – “tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13).

Aplicação

Você entendeu a lição? Para desenvolver força para viver você precisa cultivar essa força interior. Você precisa desenvolver a fé no seu coração!

Numa região onde uma grande seca estava matando os animais e plantações, as igrejas começaram a orar especificamente para que Deus mandasse chuva.

E uma dessas igrejas chegou uma menina para orar. Mas ela veio com um guarda-chuvas!

Imediatamente os membros da igreja estranharam aquilo.

- Ué, por que você está de guarda-chuva? Não está vendo o sol que está fazendo? Não tem nenhuma nuvem no céu!

E ela respondeu:

- Mas a gente não está reunido aqui a fim de orar para que Deus mande chuva? Eu vim preparada com meu guarda-chuva. Mas vocês vão se molhar na volta!

Que fé tinha aquela menina!

  • Você tem agido com fé? Você tem alimentado sua fé? Você tem buscado coisas que edificam sua fé?

Porque da mesma forma que você parar de se alimentar o seu corpo vai se sentir fraco e colapsar, da mesma forma a fé: ela precisa ser alimentada, cultivada.

Para encontrar força para viver...

2. Precisamos ter uma visão do futuro

Veja agora o que Paulo afirma:

2 Coríntios 5:1-5
1 - Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus.
2 - E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial;
3 - se, todavia, formos encontrados vestidos e não nus.
4 - Pois, na verdade, os que estamos neste tabernáculo gememos angustiados, não por querermos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.
5 - Ora, foi o próprio Deus quem nos preparou para isto, outorgando-nos o penhor do Espírito.

Note que o apóstolo usa de uma metáfora para falar do presente e do futuro. Ele fala da “casa terrestre” e da “casa eterna” que está nos céus, no versículo 1.

  • Alguns intérpretes bíblicos entendem que a ‘casa terrestre’ seja uma alusão ao nosso corpo mortal. E a casa celeste significa a nossa condição futura depois desta vida.
  • Para outros, Paulo está aqui falando das coisas comuns desta vida, que devem ceder lugar ao que é eterno e duradouro.
  • E há ainda uma interpretação muito interessante, que remonta uma imagem muito comum no antigo Oriente.

Como no Oriente havia muitos desertos, os povos nômades faziam suas viagens usando tendas.

Mas eles sempre precisavam desmontar essas tendas de acampamento para continuar a viagem.

Esse desmontar de tendas os lembrava que o deserto não era a sua morada definitiva ou eterna. O deserto era um lugar provisório.

Nesse sentido, a casa terrestre que Paulo fala, que também pode ser traduzida por “tabernáculo” ou “tenda” - representa uma construção provisória, temporária, que um dia será substituída por um edifício definitivo.

Ou seja, este mundo é o lugar onde vivemos e construímos nossa história. Mas tudo aqui é provisório. O nosso alvo e a nossa caminhada é para a vida eterna, onde teremos morada definitiva.

De qualquer forma, seja qual for a interpretação, fica claro aqui o conceito que Paulo quer transmitir! Ele nos convida a ter uma visão de futuro!

E esta visão do futuro não é somente um sonho ou devaneio, mas é uma realidade garantida pela presença do Espírito Santo na nossa vida, como ensina o versículo 5.

Aplicação

Por isso, nós só conseguiremos caminhar no presente, ainda mais no atual estado de coisas se tivermos uma visão de futuro!

Enquanto estamos nesta vida, de acordo com Paulo, “gememos” e “sofremos”. Há problemas e dificuldades ao nosso redor que tornam a caminhada cansativa, os fardos ficam pesados.

Para encontrar força para viver o cristão deve então olhar para o futuro!

Não só para o futuro imediato, pois sua vida está nas mãos de Deus, mas também para a vida melhor que dia-a-dia está chegando: a vida eterna.

Sabemos que os problemas muitas vezes se erguem como muros à nossa frente, impedindo o nosso horizonte. Eu já me senti muitas vezes assim na minha vida, sem horizonte!

Mas Deus, pelo seu amor, nos dá uma visão de futuro. Em Deus nós sempre teremos um amanhã, sempre teremos um caminho a seguir. Sempre poderemos superar os obstáculos.

  • Todavia alguém pode questionar: como posso ter uma visão do futuro se eu não sei o dia de amanhã o que me espera?

Para responder a essa questão, nada melhor do que a ilustração do menino no navio.

Foram perguntar ao filho de um capitão de um navio uma porção de coisas. O diálogo foi mais ou menos assim:

- Como é o nome deste navio?

- Eu não sei, meu pai sabe.

- Para onde nós estamos indo?

- Eu não sei, meu pai sabe.

- Se acontecer algum contratempo, o que você faz?

- Eu não sei, meu pai sabe.

- Então você não sabe nada?

- Eu não sei, mas meu pai sabe!

Deus não nos pôs no mundo por acaso. Ele tem um propósito para cada pessoa neste mundo, e como ele é o autor de tudo, é também até da nossa vontade.

A nossa situação com relação ao que vai acontecer no resto deste ano e nos anos seguintes é a mesma do filho do capitão do navio:

- Não sabemos, mas nosso Pai Celestial sabe. E isso é suficiente.

Desenvolva, portanto, uma visão de futuro confiando no poder e na misericórdia de Deus. Viva, em comunhão com ele todos os momentos de sua vida.

E apesar de não sabemos em detalhes o futuro, sabemos de maneira muito clara, que um dia todo o sofrimento cessará, o corpo se revestirá de incorruptibilidade, tudo se fará novo.

Então, não desanime. Continue firme, caminhando com Deus. Pois a partir dessa visão de futuro, encontramos força para viver!

Para encontrar força para viver...

3. Precisamos cultivar a esperança

Veja agora o que o apóstolo Paulo diz a partir do versículo 6. Ele nos encoraja a cultivar a esperança!

2 Coríntios 5:6-10
6 - Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor;
7 - visto que andamos por fé e não pelo que vemos.
8 - Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor.
9 - É por isso que também nos esforçamos, quer presentes, quer ausentes, para lhe sermos agradáveis.
10 - Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.

O que o apóstolo Paulo está dizendo é que enquanto vivermos esta vida terrena, não experimentamos ainda as realidades do céu.

  • Mas é necessário bom ânimo, esperança, um viver pela fé, um viver que agrade a Deus, pois um dia todos nós iremos comparecer diante do tribunal de Cristo.

Isso mostra que nesta vida estamos numa situação de espera por aquilo que é definitivo (que é a presença de Jesus no céu).

E mais, devido aos problemas neste mundo terreno, nós estamos gemendo, aspirando e desejando que essa esperança se cumpra!

E é por isso, que todo aquele que se entregou a Jesus como seu Salvador e Senhor se alegrará ao estar presente no tribunal de Cristo.

Pois, para estes, será uma oportunidade de encontro, recompensa, realização, uma celebração de vitória e alegria, uma vez que em Jesus seremos declarados inocentes, pois ele morreu em nosso lugar.

João 3:18
18 - Quem nele crê não é condenado...

Aplicação

Para encontrar força para viver nós precisamos dessa esperança no nosso coração.

A vida nos faz sofrer, gemer e cansar? Sim, sem dúvidas! Mas alimentamos a esperança de que tudo aquilo que contemplamos pela fé se tornará real!

Alimentamos a esperança de encontrarmos com Cristo, por maior que seja aqui o sofrimento.

  • E você? Como anda sua esperança?

Conta-se que o reformador alemão Martinho Lutero, certa ocasião, encontrava-se tão deprimido que a sua esposa, Catharina Von Bora ficou muito preocupada com ele.

Sendo uma mulher sensata e sábia, ela usou de uma estratégia interessante para despertar a atenção de Lutero e tentar tirá-lo daquele estado de angústia e prostração.

Ela se vestiu totalmente de preto, a cor do luto. Então apareceu diante de Lutero. Ele logo perguntou:

- Por que você está vestida assim, de luto. Quem foi que morreu?

A resposta da esposa atingiu Lutero com a precisão de uma lança:

- Deus, Deus morreu!

Lutero se surpreendeu com o que a esposa disse. E logo respondeu:

- Mas, Deus não morre! O que você quer dizer com isso?”

Então a esposa disse:

- Sabe Lutero, eu o vi tão cabisbaixo, triste e desanimado, que pensei que Deus tivesse morrido!

Então Martinho Lutero entendeu o recado. Ele agradeceu a esposa. Ele servia a um Deus vivo, mas na prática se comportava com se Deus fosse menor que seus problemas.

Há muitos cristãos que deixam suas vidas se encherem de desesperança. Se esquecem que servem um Deus vivo!

Diante das tempestades temos que exercitar nossa esperança!

Clamar a Deus, confiar e, em meio às lutas, levantar. Deus vive e é fonte de toda esperança!

É cultivando a esperança que encontramos força para viver!

Conclusão

Quero concluir fazendo retomando a seguinte pergunta:

  • Você está cansado?

Mas é justamente nestes momentos que precisamos encontrar em Deus força para viver. Pela experiência e ensino do apóstolo Paulo hoje aprendemos que:

  • Precisamos desenvolver a força interior, a nossa fé
  • Precisamos desenvolver uma visão de futuro – não permitir que os obstáculos tapem o horizonte que Deus tem para nós
  • Precisamos cultivar a esperança – nós servimos a um Deus vivo!

E não tenhamos receio de atender o convite de Jesus. Ele é o descanso para nossos fardos.

Mateus 11:28
28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.

Que Deus o abençoe e continue lhe dando forças para viver!


Lista de Estudos da série

1. Vença o sofrimento: 5 princípios para encontrar paz em meio à aflição – Estudo Bíblico sobre Sofrimento

2. Vença a indecisão: 7 maneiras para discernir a vontade de Deus em sua vida – Estudo Bíblico sobre Indecisão

3. Vença o cativeiro: 3 prisões invisíveis que te impedem de ser livre em Cristo – Estudo Bíblico sobre libertação

4. Vença o Ativismo: 2 dicas Para Um Ministério Sem Estresse e Ansiedade – Estudo Bíblico sobre Equilíbrio

5. Vença as Provações: 3 ensinos Bíblicos para Encarar Dificuldades Com Alegria e Fé - Estudo Bíblico

6. Vença o Desespero na Doença: 4 Segredos Bíblicos Para Lidar com a Dor e a Ansiedade – Estudo Bíblico

7. Vença os Desafios: 3 Maneiras Poderosas de Transformar Problemas em Crescimento – Estudo Bíblico sobre Rute

8. Vença o Stress e a Ansiedade: O Guia do Profeta Elias Para a Calma e o Descanso em Meio ao Caos – Estudo Bíblico

9. Vença a fraqueza e o cansaço: A perspectiva eterna de Paulo que te fará inabalável – Estudo Bíblico sobre Esperança

10. Vença as Fragilidades: 3 Pilares Essenciais para Uma Vida de Saúde Integral – Estudo Bíblico sobre Bem-Estar

11. Vença as Dívidas: 7 Verdades Bíblicas e Práticas Para Superar Dificuldades Financeiras – Estudo Bíblico

12. Vença a Perseguição: 3 Revelações Poderosas Para o Cristão Que Sofre Pela Fé – Estudo Bíblico

13. Vença Fracasso: 3 Verdades Inegáveis Para Transformar Suas Derrotas em Crescimento – Estudo Bíblico

14. Vença o Desespero: Encontrando Esperança e Razões Para Viver em Meio a Pensamentos Suicidas – Estudo Bíblico

Semeando Vida

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: