Sociais

A santificaçao (3)



Na reflexão anterior demonstramos que, no processo da santificação, tanto o Deus trino quanto o homem operam juntos. Na presente meditação mostraremos que a santificação atinge a totalidade do ser humano. Isto é:o intelecto, as emoções, a vontade, o espírito e o corpo físico são alvos da santificação.


1. O intelecto
Paulo exorta os cristãos a serem renovados nas mentes (Rm 12.2). Em Cl 3.10, ele fala da necessidade de nos revestirmos do novo homem, “que se refaz para o pleno conhecimento segundo a imagem daquele que o criou” (leia Rm 12.2; Fp 1.9; Cl 1.10; 2 Co 10.5).

2. As emoções
Por meio do Espírito, emoções tais como alegria, paz, longanimidade (Gl 5.22) são gradativamente aumentadas. À medida em que o tempo passa, o cristão é cada vez mais capaz de “obedecer de coração” ao Senhor (Rm 6.17).

3. A vontade
A capacitação para tomadas de decisões, no sentido de obedecer ao Senhor, igualmente é fruto do poder santificador de Deus. É por isso que Paulo declara: “Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Fp 2.13).

4. O espírito
O espírito do cristão recebe, igualmente, a ação santificadora de Deus. Por conta dessa habilitação, o apóstolo Paulo exorta: “Purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus (2 Co 7.1).

5. Corpo físico
Além do texto acima mencionado, podemos ver outros testemunhos a respeito da santificação do corpo, como por exemplo Rm 6.4, onde Paulo adverte: “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões”. Enfim, o corpo possui tamanha importância que é inclusive descrito como santuário do Espírito Santo (1 Co 6.19-20).

Conclusão
O cristão é santificado por inteiro, de modo que o intelecto, as emoções, a vontade, o espírito e o corpo físico são alvos do aperfeiçoamento de Deus. Que diante de tal obra nos regozijemos em Deus, pela perfeição de sua ação, como também busquemos, Nele, a santificação de todo o nosso ser. 

------------------------------------
Carlos Eduardo Pereira de Souza  é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formou-se em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 2003 e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2012. Mestrado em Divindade com concentração no Novo Testamento pelo Centro de Pós Graduação Andrew Jumper em 2013. Pós-graduando em docência do ensino superior, pela Universidade Paulista.

Google Plus