A santificação (6)



A santificação também é fruto de motivações e é exatamente isso que temos visto nas últimas reflexões. Na presente meditação encerraremos essa abordagem, demonstrando outros motivos pelos quais o cristão deve desejar ardentemente a santificação.

Vejamos:


1. O desejo de andar mais perto do Senhor
Sem a santificação, ninguém verá a Deus (Hb 12.14). Nesse sentido, sem santidade não há como estabelecer comunhão com o Senhor. Como exemplo, dois textos nos falam a respeito. Em Mateus 5.8, Jesus ensina: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus”.

No AT, lemos a terrível advertência em Isaías 59.2: “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”.

2. O desejo que anjos glorifiquem a Deus por causa da obediência
Não é apenas a raça humana que tem a função de glorificar a Deus por causa de sua redenção. Essa tarefa também cabe aos anjos que, também em decorrência da santidade dos crentes, glorificam a Deus por causa dessa obra possibilitada pelo próprio Senhor.

Esse ensino aparece na seguinte declaração de Paulo: “Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais” (Ef 3.10).



3. O desejo de viver em alegria
Para uma pessoa que foi regenerada, a palavra do Senhor não significa jugo, mas preciosa manifestação da graça Deus, através da qual Ele revela sua vontade para o homem. Dessa forma, a obediência a ela é prazerosa, o que, consequentemente, produz alegria no coração do justo.

Disso nos fala o salmista: “Mais me regozijo com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas (Salmo 119.14)”.

Conclusão
A santificação deve ser, sem dúvidas, desejada pelo cristão. Sua busca pela santidade é impulsionada por motivações que são ensinadas na Escritura.

Dentre elas, vimos o desejo por uma comunhão intensa com Deus, para que os anjos o glorifiquem em função de sua obra, e para viver com alegria. Que o Senhor, por meio de Seu Espírito, nos santifique em tudo (1 Ts 5.23).


ÍNDICE
1 - Os três estágios da santificação
2 - A cooperação de Deus e do homem na santificação
3 - A santificação e a totalidade do ser humano
4 - As motivações para a santificação (1) 
5 - As motivações para a santificação (2)
6 - Porque o cristão deve desejar a santificação

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: