Na estudo anterior apresentamos as comprovações bíblicas da santificação integral do homem. Conforme visto, o cristão é santificado em seu intelecto, emoções, vontade, espírito e corpo físico.
Também já falamos sobre a cooperação do homem na santificação.
Todavia, surge uma pergunta: quais são as motivações para a santificação? É essa indagação que pretendemos responder nessa meditação.
1. Para demonstrar amor a Cristo
Esse é principal motivo que deve levar o cristão a buscar uma vida de santificação plena. Jesus, contundentemente, ensina:
João 14.15
Se me amais, guardareis meus mandamentos.
Mais adiante Ele diz:
João 14.21
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama.
2. Para manter a consciência limpa diante de Deus
Não há nada pior para o cristão do que a consciência de que, obstinadamente, pecou contra seu Senhor. É por isso que somos exortados a ser vigilantes e viver em santidade de vida.
Esse princípio é ensinado por Paulo, quando adverte os cristãos de Roma sobre a submissão às autoridades.
Assim ele escreve:
Romanos 13.5
É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência.
3. Para ser um instrumento de honra
Segundo William Hendriksen, a santificação pela graça de Deus possibilita ao cristão ser um utensílio útil na mão de seu Senhor, de modo que está habilitado para toda boa obra. Esse ensino é claro nas palavras de Paulo.
Ele escreveu:
2 Timóteo 2.20,21
Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra. Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra.
Conclusão
O cristão deve entender que a busca pela santificação tem motivações. Dentre elas, enumeramos três, que são a demonstração do amor a Cristo, a necessidade de consciência limpa e o desejo de ser um instrumento útil.
Que o Senhor, em Sua graça, continue a nos motivar, bem como nos capacitar a buscar a santificação.
Autor: Carlos Souza