A santificação (1)


Nos textos anteriores abordamos a realidade do pecado, bem como a aplicação da redenção na vida do homem, através de operações como a justificação e a regeneração. 

A partir de hoje, trataremos de outro aspecto relacionado à aplicação da redenção – a santificação. No presente texto, apontaremos para os três estágios da santificação. São eles:

1. A santificação inicia-se na regeneração
 Conforme já foi visto em outro texto, regeneração é o ato por meio do qual Deus concede nova vida espiritual ao crente. A santificação ocorre nesse momento, uma vez que uma mudança moral ocorre no instante em que o homem nasce de novo (Tt 3.5, 1 Co 6.11; At 20.32).

Esse estágio inicial diz respeito à ruptura com o pecado, fazendo com que o homem se disponha a obedecer a palavra do Senhor e não mais as suas próprias paixões (Ef. 2.1-3). Sendo assim, como demonstra Wayne Grudem,“essa mudança moral é o primeiro estágio da santificação”.



2. A santificação cresce no decurso da vida
 Embora a santificação se inicie na regeneração, ela também perdura durante toda a vida do crente. Em Rm 6.19 lemos: “Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação”. 

Conforme demonstra Grudem, Paulo tem como objetivo dizer que “assim como antes se ofereciam cada vez mais ao pecado, da mesma maneira devem agora se oferecer cada vez mais à justiça para a santificação”. Essa mesma ideia é expressa em 2 Co 3.18.

3. A santificação se completará na morte e na segunda vinda de Cristo
A santificação do cristão não se completará nessa vida; todavia, quando ele morre, sua alma é libertada do pecado que habita no homem (Hb 12.23). A santificação, no entanto, não se restringe à alma, mas ao homem por inteiro.

É por isso que Cristo, ao retornar, “transformará nosso corpo de humilhação para ser igual ao corpo de sua glória” (Fp 3.21). Em seu retorno teremos um corpo vivificado e, assim, levaremos a imagem do celestial (1 Co 15.49).

Conclusão
A santificação é um dos desdobramentos da redenção de Deus em nossa vida. Ela possui estágios definidos, pois começa na regeneração, perdura por toda vida e se completa na morte e na segunda vida de Cristo. Que sempre tenhamos em nosso coração profunda gratidão, uma vez que, de inimigos de Deus, fomos recriados segundo a Sua imagem.


ÍNDICE
1 - Os três estágios da santificação
2 - A cooperação de Deus e do homem na santificação
3 - A santificação e a totalidade do ser humano
4 - As motivações para a santificação (1)
5 - As motivações para a santificação (2)
6 - Porque o cristão deve desejar a santificação

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: