A doutrina do homem (4)


Na reflexão anterior demonstramos alguns dos aspectos que comprovam que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus.

Segundo o que vimos, há aspectos morais, espirituais e mentais que refletem essa imagem. Hoje continuaremos essa abordagem, apontando para dois outros aspectos da imagem e semelhança.


1. Aspectos relacionais
Embora os animais tenham alguma noção de comunidade, as relações dos homens são mais complexas e profundas, refletindo a imagem de Deus.

Essa imagem é refletida na relação existente entre os membros da igreja, que por sua vez é chamada de corpo de Cristo (1 Co 12.27; Ef 4.12).

Da mesma forma, essa complexidade e profundidade são vistas na relação entre marido e mulher. No próprio casamento é refletida a imagem de Deus, visto que a relação entre o Senhor e seu povo é sempre descrita nos moldes da relação entre marido e mulher (Ap 21.2,9).

2. Aspectos físicos
É verdade que o Senhor não tem corpo físico. De acordo com a Bíblia, “Deus é espírito” (Jo 4.24). Porém, isso não quer dizer que nosso corpo não reflita o ser de Deus. Wayne Grudem salienta que “quase tudo o que fazemos se faz por meio do corpo físico”.

Nosso corpo nos dá a capacidade de enxergar, qualidade essa que é divina, pois o próprio Deus enxerga (Pv 15.3). Nossos ouvidos nos dão a capacidade de ouvir com um grau de compreensão diferente dos animais.



Com nossa boca, falamos, o que também reflete a imagem de Deus. O olfato e paladar nos dão a capacidade não somente de desfrutar da criação, como também compreender de maneira mais complexa o ambiente no qual nós estamos.

O corpo sempre teve importância para Deus. Paulo exorta seus leitores para glorificarem a Deus no corpo (1 Co 6.20). O próprio apóstolo anuncia que nossos corpos serão transformados (1 Co 15.50-58.

Finalmente, Grudem afirma que “nosso corpo, portanto, foi criado por Deus como instrumento adequado para representar de forma física a nossa natureza humana, criada à própria semelhança divina”.

Conclusão
A imagem de Deus se reflete de várias maneiras no ser humano. Dentre essas diversas formas, a imagem e semelhança pode ser vista nos aspectos relacionais e físicos. Embora esses aspectos também possam ser vistos nos animais, é no homem que eles possuem uma complexidade e profundidade maiores, o que nos torna diferentes das demais criaturas.


Índice - Doutrina do Homem
1 - Por que o homem foi criado e o propósito de sua criação
2 - A imagem de Deus no homem
3 - Aspectos morais, espirituais e mentais
4 - Aspectos relacionais e físicos
5 - Adão e Eva
6 - A queda de Adão e Eva
7 - Maldição e Redenção

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: