Hino 132 - Vivificação



1. Tu, que sobre a amarga cruz
Revelaste teu amor;
Tu, que vives, ó Jesus,
Vivifica-nos, Senhor!

    Vem! Oh! Vem, Jesus Senhor,
    Nossas almas despertar!
    Com teu santo e puro amor,
    Vem, Senhor, nos inflamar!
    Oh! Vem! Oh! Vem Nossas almas inflamar!

2. Eis o mundo tentador
A querer nos atrair;
Sem teu fogo abrasador,
Não podemos resistir.

3. Quantos que corriam bem,
De ti longe agora vão!
Outros seguem, mas, também,
Sem fervor vivendo estão.

4. Vem agora consumir
Tudo quanto, ó Salvador,
Quer altivo resistir
Ao teu brando e santo amor.


Informações
Letra: Henry Maxwell Wright, 1914 - inspirado em: Charles William Fry, 1837 - 1882
Música: da coleção "Salvation Army Music"

História
Mais uma vez vamos enfocar o trabalho do evangelista e hinólogo Henry Maxwell Wright, tradutor de tantos hinos e autor deste. Português, filho de pais ingleses, veio pela primeira vez ao Brasil em 1881 convidado por José Luiz Fernandes Braga, na Igreja Evangélica Fluminense do Rio de Janeiro. 

Seu trabalho foi iniciado no Recife, onde trabalhou com os Revs. Fanstone e Smith e seguiu pela Bahia colaborando com o Rev. Blackford, Rio de Janeiro com o Rev. Modesto Carvalhosa e São Paulo, a convite dos Revs. Chamberlain e Howell. 

Estendeu sua atuação até Campinas, com o Dr. Eduardo Lane, com o Rev. Miguel Torres em Poços de Caldas, Rev. João F. Dagama em Rio Claro, sempre com muito sucesso. Outras viagens levaram-no a praticamente todos os recantos do Brasil. D. Rosinha Braga tem o seguinte registro em seu precioso livro: 

"Em todas as suas atividades missionárias no Brasil, a música sacra desempenhou função de relevância. Hinólogo dos mais expressivos, cristão consagrado para quem a comunhão com Cristo era estado habitual, autor de aproximadamente duzentos cânticos e dono de bela voz, aproveitava H. M. Wright a oportunidade das suas reuniões evangelísticas para ensinar novos hinos, à medida que os preparava, e recorria sistematicamente ao uso de pequenos coros que ajudassem a fixar na alma popular as Boas Novas da Salvação." (Braga, Henriqueta Rosa Fernandes. "Música Sacra Evangélica no Brasil". Rio de Janeiro, Kosmos, 1961)
Tecnologia do Blogger.