Hino 136 - Rocha Eterna

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Rocha eterna, meu Jesus, 
Quero em ti me refugiar!
O teu sangue, lá na cruz
Derramado em meu lugar,
Traz as bênçãos do perdão:
Gozo, paz e salvação.

2. Não por obras nem penar
Plena paz terei aqui.
Só tu podes consolar,
Há perdão somente em ti.
Rocha eterna, só na cruz
Eu confio, ó meu Jesus!
Que não se pode exprimir por palavras, indizível.

3. Quando o derradeiro olhar
A este mundo aqui volver
E no Trono eu te encontrar,
Teu chamado a responder;
Rocha eterna, espero ali
Abrigar-me, salvo, em ti!


Informações
Letra: Augustus Montague Toplady, 1776
Adaptação: Manoel da Silveira Porto Filho, 1947
Música: Thomas Hastings, 1830

Ênfase do hino: 
O hino enfatiza a importância de Jesus como nossa rocha eterna de refúgio, o sacrifício de Seu sangue na cruz como fonte de perdão, paz e salvação, e a confiança em esperar a vida eterna com Ele no céu.

Teologia do hino: 
O hino apresenta Jesus como a nossa rocha eterna, que oferece refúgio e proteção contra as dificuldades e tribulações da vida. Ele destaca a importância do sacrifício de Jesus na cruz, que trouxe o perdão dos pecados e a paz com Deus. O hino também enfatiza a salvação somente pela graça, através da fé em Jesus Cristo, e a esperança da vida eterna com Ele no céu.

Textos bíblicos:
- "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia" (Salmo 46:1);
- "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus" (Efésios 2:8);
- "Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida" (João 5:24).

Metáforas e simbologia:
- "Rocha eterna" - a figura de Jesus como nossa rocha firme e segura de refúgio;
- "O teu sangue, lá na cruz" - o sangue de Jesus como símbolo do seu sacrifício na cruz e fonte de perdão e salvação;
- "Abrigar-me, salvo, em ti" - a figura de Jesus como nosso abrigo seguro e protetor na vida eterna.

Aplicação prática: 
O hino nos lembra da importância de buscar refúgio em Jesus como nossa rocha eterna, confiar no Seu sacrifício na cruz para obter o perdão e a paz com Deus, e ter esperança na vida eterna com Ele no céu. Devemos lembrar que nossa salvação é somente pela graça, através da fé em Jesus Cristo, e não por nossas obras ou esforços. Isso requer uma entrega completa a Jesus e uma confiança constante em Sua fidelidade e amor por nós.

Quando cantar: 
O hino é apropriado em momentos de adoração e louvor a Deus, como em cultos de celebração da salvação, batismo e outras ocasiões em que se busca agradecer a Deus pela Sua graça e amor. Também pode ser cantado em momentos de dificuldade e tribulação, como um lembrete para buscar refúgio em Jesus como nossa rocha eterna de proteção e esperança.

História
Hino conhecido e divulgado em todo o mundo, em todas as línguas, Rocha Eterna (Rock ofAges) foi escrito em 1776 e publicado numa revista teológica ao fim de um artigo que combatia o metodismo nascente.

O autor Rev. Toplady, era ministro anglicano. Desde a infância demonstrou uma fragilidade física que resultou a tuberculose que causou sua morte aos 38 anos.

O poema foi escrito após uma viagem em que uma tempestade obrigou o Rev. Toplady a se abrigar em uma caverna natural numa grande rocha. O compositor Thomas Hastings deixou mais de mil cânticos.

Era pai do presidente Hastings, dos Estados Unidos. A música que traz o título-homenagem "Toplady" foi composta em 1830, meio século após a morte do Rev. Toplady.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: