Distração, difamação e intimidação: as 3 armas do inimigo contra você - Estudo Bíblico sobre Neemias 6


Neemias 6

A vida cristã inclui um contínuo combate contra a tentação e o sofrimento, pois o príncipe deste mundo caído luta contra o reino de Deus

O capítulo seis de Neemias ilustra nossa necessidade de perseverar em meio à oposição. Devemos notar que Neemias e o povo de Israel tiveram experiências que se assemelham às nossas no século 21.

Os primeiros cinco capítulos descrevem um problema após o outro, que foram sucessivamente superados pela graça de Deus. 

Alguém poderia esperar que depois de resolver todos esses problemas Neemias merecesse um descanso para concluir o muro em paz. Entretanto, no capítulo 6, nós o encontramos confrontando três novos perigos.

I. COMO ENFRENTAR O PERIGO DA DISTRAÇÃO (6.1-4)

Sambalá, Tobias e Gesém voltaram à ativa. A despeito de suas artimanhas para interromper o trabalho em Jerusalém, o projeto continuou até que o muro foi concluído. Faltava apenas colocar os portões para proteger a cidade de invasões. 

Assim, o trio de causadores de problemas arquitetou um plano de última hora para impedir a conclusão da obra.

Sua ameaça veio em forma de uma sutil oferta de reconciliação. Sambalá e companhia sugeriram uma reunião com Neemias para propor uma coexistência pacífica.

Os amargurados inimigos de Neemias, tendo fracassado em usar vinagre para frustrar seu oponente, agora tentam prendê-lo com um pote de mel. Eles sugeriam uma vila neutra na planície (vale) de Ono, a 30 km ao norte de Jerusalém.

Para ir ao encontro, Neemias teria que deixar a segurança de Jerusalém e ausentar-se da direção da reconstrução da cidade. 

Em vez de aceitar o encontro sem pensar, Neemias analisou a questão. Após cuidadosa ponderação, ele detectou a falsidade deles e percebeu que aquele era um esquema para atraí-lo para longe de Jerusalém, distraí-lo e, possivelmente, feri-lo.

A saída de Neemias poderia diminuir o ânimo da obra e dispersar a grande multidão que se uniu em torno do trabalho. Além disso, daria tempo para que os inimigos armassem alguma estratégia para prejudicar o povo, enquanto a cidade ainda estava vulnerável.

A resposta de Neemias foi um claro não a essa oferta. Em quatro ocasiões, os mensageiros de Sambalá fizeram suas propostas e em todas eles foram rejeitados.

Neemias 6:3
Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?

Em vez de ceder aos insistentes pedidos, Neemias sabiamente escolheu permanecer no trabalho. Ele tinha suas prioridades em ordem e se recusava a abandonar a tarefa para qual Deus o chamara.

É admirável a concentração de Neemias no trabalho e devemos pedir a graça de Deus para que também sejamos capazes de dizer não às distrações que podem nos afastar da obra que Deus designou para nós.

II. COMO ENFRENTAR O PERIGO DA DIFAMAÇÃO (VS.5-9)

Muitos de nós sabemos o quanto dói a profunda ferida das acusações falsas contra nós. Neemias recebeu uma carta aberta desse tipo escrita por Sambalá. A carta estava cheia de falsidades e pretendia prejudicar a reputação de Neemias.

Sambalá esperava que, ao ouvir esses rumores, os trabalhadores da obra começassem a duvidar do direito de liderança de Neemias e então se recusassem a trabalhar nos muros ou, melhor ainda, se levantassem contra Neemias. 

Ele certamente contava com a tendência do povo de crer no pior acerca dos outros sem conferir a veracidade das notícias.

Como você teria reagido às acusações dessa carta aberta se estivesse naquela situação? A carta dizia:

Neemias 6:6-7
Entre as gentes se ouviu, e Gesém diz que tu e os judeus intentais revoltar-vos; por isso, reedificas o muro, e, segundo se diz, queres ser o rei deles, e puseste profetas para falarem a teu respeito em Jerusalém, dizendo: Este é o rei em Judá. Ora, o rei ouvirá isso, segundo essas palavras. Vem, pois, agora, e consultemos juntamente.

A resposta inicial de Neemias foi negar a todas as acusações em vez de desferir um ataque pessoal a Sambalá ou um comprido discurso em autodefesa. Ele desafiou a veracidade da acusação dizendo:

Neemias 6:8
De tudo o que dizes coisa nenhuma sucedeu; tu, do teu coração, é que o inventas.

Situações como essa são difíceis de enfrentar. Geralmente é palavra contra palavra. Mas Neemias não se preocupou em ser desacreditado. Sua integridade conferia autoridade às suas palavras.

Não eram necessários escândalos ou exageros, bastava-lhe dizer que tudo aquilo era mentira. Isso só é possível a alguém que, durante toda a sua história, demonstrou ser digno de confiança. Neemias colhia agora os frutos. E eles eram bons. É por isso que podemos ler em Provérbios:

Provérbios 22:1
Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro.

Logo após, ele buscou o Senhor em oração, dizendo: "Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos" (v.9). Sambalá e os outros esperavam que o seu ataque contra Neemias desencorajaria e amedrontaria tanto o líder quanto o povo.

Talvez o inimigo tivesse êxito se Neemias estivesse trabalhando em alguma obra humana para sua própria glória e em sua própria força, mas Neemias dispunha de recursos sobrenaturais para perseverar diante da pressão.

Em situações como essa, devemos abertamente renunciar a falsidade e, em oração, buscar forças no Senhor (Fp 4.13). Veja o testemunho de Paulo:

2 Coríntios 4:2
rejeitando as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.

III. COMO ENFRENTAR O PERIGO DA INTIMIDAÇÃO AMIGÁVEL (VS.10-19)

Vendo que falharam novamente, os inimigos lançaram mão de um ardiloso artifício. Usaram um suposto profeta chamado Semaías para preparar uma nova armadilha para Neemias. Semaías estava impedido de sair de casa por razões que não estão registradas.

Talvez ele estivesse impuro por alguma lei cerimonial ou quem sabe tinha medo das ameaças que se faziam ou mesmo estivesse enfermo. De qualquer forma, Neemias fez-lhe uma inesperada visita e recebeu a alarmante notícia de que os assassinos estavam planejando contra sua vida e pretendiam matá-lo à noite.

Semaías sugeriu que Neemias fugisse para o templo onde estaria a salvo atrás de portas fechadas. Uma clara ilustração de intimidação amigável: "Siga o meu plano ou você perderá a sua vida!".

Quão frequente é essa arma do inimigo! Quantas vezes recebemos conselhos bem-intencionados que nos fariam desviar dos caminhos do Senhor? Como eles mexem conosco.

Pessoas de nossa confiança, irmãos em Cristo, amigos chegados, muitas vezes, tentando nos ajudar, se tornam instrumentos de Satanás para nos afastar de Deus. O problema é descobrir quando isso está acontecendo e como não incorrer nesse erro, mantendo nosso propósito de servir ao Senhor.

1. Obedeça sempre à palavra de Deus

A primeira resposta de Neemias foi recusar-se a lançar mão daquele expediente. Ele sabia que lhe era proibido entrar no templo porque não era um sacerdote (cf. Nm 18.7). 

Recusou-se, então, a quebrar a lei de Deus mesmo que fosse para salvar a sua própria vida. "Porém eu disse: homem como eu fugiria? E quem há, como eu, que entre no templo para que viva? De maneira nenhuma entrarei" (v.11).

O primeiro compromisso de Neemias era com a obediência a Deus. Ceder à sugestão de Semaías poderia ter irremediavelmente danificado a liderança de Neemias aos olhos do povo de Deus e criado uma falha moral que os inimigos poderiam ter usado contra ele. 

Poderiam acusá-lo de covarde, traidor e até mesmo de ser um desprezador da lei. Ao decidir obedecer à palavra de Deus, Neemias guardou-se de tudo isso.

2. Peça a ajuda de Deus

A segunda resposta do governador foi orar ao Deus da justiça. "Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalá, no tocante a estas suas obras, e também da profetisa Noadia e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me" (v.14). Em vez de vingar-se, Neemias entregou a situação nas mãos de Deus.

Todas as estratégias do inimigo haviam sido frustradas. Como será que eles viram essas situações? Uma coisa eles eram forçados a reconhecer: a evidência visível do progresso da obra de Deus. Em 52 dias, toda obra de reconstrução dos muros e reparação das portas estava completa!

A obra foi rapidamente concluída como resultado do discernimento e da liderança capaz de Neemias, do comprometimento de todo coração do povo de Deus com a obra e da benção de Deus sobre o seu povo. 

De modo significativo, também se deveu à persistência de Neemias e do povo a despeito das pressões e obstáculos, um fator com que o inimigo não contava.

Conclusão

São muitos os perigos que nos assaltam quando nos dispomos a fazer a obra de Deus. Alguns são dissimulados e sutis, outros são terrivelmente ardilosos e constrangedores. 

Mas em todas as situações podemos vencê-los com persistência, obediência e confiança no Senhor. Que ele nos ajude a completar a carreira que nos foi proposta.

Aplicação

Que tipo de impressão as suas atitudes deixam? Você tem sido visto como alguém dedicado, confiável e íntegro? As pessoas dariam crédito a uma fofoca feita sobre você?

Autor: DARIO DE ARAÚJO CARDOSO


Lista de estudos da série

1. O erro fatal que destruiu uma nação – Estudo Bíblico sobre 2 Crônicas 36
2. A oração secreta que iniciou uma revolução – Estudo Bíblico sobre Neemias 1
3. Como Deus age nos bastidores do poder – Estudo Bíblico sobre Neemias 2:1-9
4. Os 3 segredos de um líder antes de agir – Estudo Bíblico sobre Neemias 2:11-20
5. A fórmula infalível para vencer oposição e zombaria – Estudo Bíblico sobre Neemias 3 e 4
6. O inimigo interno: o que fazer quando o problema está dentro de casa? – Estudo Bíblico sobre Neemias 5
7. Distração, difamação e intimidação: as 3 armas do inimigo contra você – Estudo Bíblico sobre Neemias 6
8. Por que muros fortes não bastam para proteger uma cidade – Estudo Bíblico sobre Neemias 7
9. A verdadeira necessidade de um povo avivado – Estudo Bíblico sobre Neemias 8
10. Os 4 passos essenciais para uma genuína renovação espiritual – Estudo Bíblico sobre Neemias 9
11. As 3 promessas que todo crente deveria fazer e cumprir – Estudo Bíblico sobre Neemias 9:38-10:39
12. A anatomia da verdadeira celebração cristã – Estudo Bíblico sobre Neemias 11 e 12
13. Cuidado! A ruína pode voltar quando você relaxa – Estudo Bíblico sobre Neemias 13

Semeando Vida

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
WhatsApp 🔒 Salvos