A soberania e os atributos exclusivos de Deus - Estudo Bíblico sobre os Atributos de Deus

Salmo 139:1-24

A lição que agora passamos a estudar é de muita importância para o nosso conhecimento de Deus, a fim de que O experimentemos mais profundamente em nossa alma, bem como aprendamos a obedecê-lo com sincera reverência.

Por atributo, entendemos tudo aquilo que é próprio de um ser, que lhe é peculiar. Assim, ao estudarmos os atributos de Deus, estamos tendo a excelente oportunidade de conhecer o SENHOR naquilo que Ele é.

Como não nos interessa abordarmos esse assunto a partir de vãs especulações, restringiremos nosso campo de perquirições à Palavra de Deus, onde o próprio Deus, em graça infinita para com a humanidade, Se nos revelou para que O pudéssemos conhecer por experiência pessoal.

Em nosso estudo, dividiremos este assunto em duas partes, divisão que julgamos ser útil para sua melhor compreensão: na lição de hoje, enfocaremos os atributos incomunicáveis de Deus, isto é, aqueles que não podem ser comunicados aos homens por serem exclusivos do Ser divino.

Na próxima lição, trataremos dos atributos comunicáveis de Deus, os quais, como o próprio nome sugere, podem ser comunicados aos homens, compartilhados com eles.

1 - QUAIS SÃO OS ATRIBUTOS EXCLUSIVOS DE DEUS?

Os atributos exclusivos de Deus ressaltam que o Deus Verdadeiro se eleva em grau infinito sobre a criatura, de modo que os homens e os anjos não compartilham, em suas naturezas, daquelas perfeições inerentes apenas à Divindade.

1. A INDEPENDÊNCIA OU AUTOEXISTÊNCIA DE DEUS

Que se entende por esse atributo? Para simplificar a sua compreensão, pensamos no seguinte: o homem, para existir, precisou de uma causa, isto é, alguém teve de criá-lo. Deus, o Criador, existe por necessidade de Seu próprio Ser.

Em sua independência e autoexistência Ele não depende de qualquer coisa externa para ser o que é, e fazer o que faz. A Moisés, por exemplo, Deus simplesmente respondeu: "EU SOU O QUE SOU" (Ex 3:14; conf. também Jo 5:26a). Esta ideia está contida no nome JEOVÁ.

Esse atributo da INDEPENDÊNCIA e AUTOEXISTÊNCIA DE DEUS está claramente indicado em passagens como:

  • Rm 11:33-34 - Deus é independente em Seu pensamento.
  • Dn 4:35; Rm 9:19; Ef 1:5; Ap 4:11 - Deus é independente em sua Vontade.
  • Sl 115:3 - Deus é independente em Seu Poder.
  • Sl 33:11 - Deus é independente em Seu conselho.

E ninguém pense que o atributo da Independência e Autoexistência de Deus esteja baseado apenas nestes textos bíblicos citados. Na verdade são inumeráveis as passagens bíblicas a respeito, e estas mencionadas servem-nos apenas como referências.

Além de Deus ser independente de todas as coisas, a Bíblia ensina-nos que todas as coisas só existem por Ele (Sl 94:8; Is 40:18ss; At 17:25; etc.).

2. A IMUTABILIDADE DE DEUS.

Que se entende por Imutabilidade de Deus? Entendemos que Deus é sempre o mesmo, e, por isso, isento de toda e qualquer mudança em Seu Ser, em Suas perfeições, em Seus propósitos, em Suas promessas. Isso é claramente ensinado em passagens como Sl 102:27; Ml 3:6; Tg 1:17; Hb 13:8.

Entretanto, essa imutabilidade de Deus não significa que Ele seja um Ser estático, sem movimentos. O que a Escritura quer dizer através desse atributo, é que Deus é imutável em Seu Ser íntimo, em Seus atributos, em Seus propósitos, Seus motivos de ação e em Suas promessas.

3. A INFINIDADE DE DEUS

Infinidade é um termo técnico de teologia que designa a qualidade imensurável de Deus. Tudo que pertence ao Ser de Deus não tem medida nem quantidade. Esse atributo pode ser considerado de vários ângulos.

A absoluta perfeição de Deus.
Tudo que diz respeito a Deus, como por exemplo, Sua sabedoria, Seu conhecimento, santidade, bondade, retidão, amor, etc., são perfeições sem limites ou defeitos (conferir: Jó 11:7-11; Sl 145:3).

A eternidade de Deus
A infinidade de Deus vista em relação ao tempo é Sua eternidade. Deus está acima do tempo, de sorte que para Ele há somente um presente eterno, e nenhum passado ou futuro. Gn 21:33; Dt 33:27; Sl 90:2; 102:12,24-27; Hb 1:12; Ap 1:8). Deus não teve início e não terá fim; Ele sempre foi, é e será; Ele possui o todo de Sua vida de uma vez.

A Onipresença de Deus
Vista com referência ao espaço, a infinitude de Deus é Sua onipresença ou Sua imensidade. Em virtude desta perfeição Ele transcende todo o espaço, e ao mesmo tempo está presente em cada ponto dele (1 Rs 8:27; Sl 139:7-10; Is 66:11; Jr 23:23,24; At 7:48,49; 17:27,28).

A Simplicidade de Deus
Ao falar da simplicidade de Deus queremos dizer que Deus não é composto de diferentes partes, tais como o corpo e a alma do homem, e que, por esta mesma razão, Deus não se acha sujeito a divisão alguma. As três pessoas da Divindade não são três partes de que se compõe a essência divina.

Todo o ser de Deus pertence a cada uma das três Pessoas. Por esta razão, afirmamos que Deus e Seus atributos são um todo, e que Ele é vida, luz, amor, justiça, verdade, etc. A simplicidade de Deus é uma decorrência clara de Sua autossuficiência e imutabilidade.

Esses atributos incomunicáveis de Deus mostram-nos a absoluta distinção que existe entre a criatura e o Criador, a quem seja a glória pelos séculos sem fim.

2 - QUE SIGNIFICADO TEM PARA NÓS TAIS ATRIBUTOS?

1. A GRANDEZA DE DEUS E NOSSA PEQUENEZ.

Os atributos de Deus que acabamos de estudar nesta primeira seção ajudam-nos a sentir interiormente, em nosso pequenino ser, a distância infinita que há entre o Criador e nós, Suas criaturas. A grandeza das perfeições de Deus é infinita, por isso, Ele transcende neste mesmo grau sobre todas as coisas que Ele criou.

2. A QUEM ASSEMELHARÍAMOS DEUS?

Daí decorre a monstruosa insensatez e pecado dos homens quando, ao fazerem para si mesmos imagens de escultura para representarem o Deus eterno, O reduzem a um ser de ínfimas proporções, que pode ser manipulado e sujeitado aos caprichos e vaidades da própria criatura.

Algo que nunca foi nem poderá ser o Deus verdadeiro. Por isso a categórica proibição escriturística de se fazerem imagens: Ex 20:4; Dt 4:15,16; Is 40:18; 41:7,29; 45:9; 46:5; bem como as condenações que incidirão sobre os idólatras: durante esta vida: Sl 115:8; Rm 1:22-25 e na eternidade: Ap 21:8.

APLICAÇÃO

Como encontrar-se com o Altíssimo.
Vimos a distância infinita que vai entre o Criador e Suas criaturas; vimos como é inútil ao homem procurar seus próprios meios para relacionar-se com o SENHOR, pois, estes, só trazem, na verdade, confusão, e aumentam a distância entre ambos.

A solução está em que cada pessoa atente estritamente ao plano de Deus, conforme revelado claramente nas Escrituras:

Isaías 57:15
"Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e vivificar o coração dos contritos".

Apesar da insondável grandeza e santidade de Deus, Ele se manifesta e habita nos corações que se humilham perante a glória de Sua majestade e os vivifica com Sua presença.

Esta atitude do pecador é insubstituível: ele tem que reconhecer sua condição de pecador, de injustiça em relação ao padrão divino, arrepender-se e humildemente suplicar o perdão, crendo em Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador. Seguindo estes passos bíblicos, o homem terá seu encontro com o Deus altíssimo, cuja promessa é:"... habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar..." (Is 57:15b; comp. Jo 5:24; Ef 2:1).

CONCLUSÃO

Como vemos, nosso Criador é verdadeiramente um Deus gracioso. Um Deus achegado ao Seu povo, para abençoá-lo em suas necessidades. 

É, como respondeu certa criança à sua professora que, para deixá-la embaraçada perguntou-lhe - "De que tamanho é Deus?" - "Deus é tão grande, disse a menina, que nem no mundo todo caberia, mas Ele é tão pequeno, que cabe dentro do meu coração". 

Deus habita no coração de quem se humilha perante Ele! E o seu coração jovem? está cheio da presença de Deus? "Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade..." (Ec 12:1a). Deus o abençoe ricamente.

Autor: REV. ODAIR OLIVETTI, REV. NELSON D.B. MARINO


Lista de estudos da série

1. O poder revelado em Elohim e El – Estudo Bíblico sobre os Nomes de Deus (AT 1)

2. Jeová, o nome sagrado do Deus redentor – Estudo Bíblico sobre os Nomes de Deus (AT 2)

3. Kyrios e Patér e a revelação íntima de Deus – Estudo Bíblico sobre os Nomes de Deus (NT)

4. A soberania e os atributos exclusivos de Deus – Estudo Bíblico sobre a Natureza Divina

5. Amor e justiça, os atributos de Deus em nós – Estudo Bíblico sobre Atributos Comunicáveis

6. Entendendo a doutrina bíblica da Trindade – Estudo Bíblico sobre o Deus Triúno

7. A pessoa divina do Espírito Santo, nosso Consolador – Estudo Bíblico sobre a Terceira Pessoa

8. A poderosa ação do Espírito Santo em sua vida – Estudo Bíblico sobre a Obra do Espírito

9. A perfeita humanidade de Jesus e nossa salvação – Estudo Bíblico sobre a Pessoa de Cristo (1)

10. As provas irrefutáveis da divindade de Jesus – Estudo Bíblico sobre a Pessoa de Cristo (2)

11. Jesus, nosso exemplo perfeito de caráter e conduta – Estudo Bíblico sobre a Vida de Cristo

12. Jesus, o único e perfeito mediador da nova aliança – Estudo Bíblico sobre a Obra de C

Semeando Vida

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
WhatsApp 🔒 Salvos