Amor e justiça, os atributos de Deus em nós - Estudo Bíblico sobre os Atributos de Deus

João 1:14; 6:57

1 - AS PERFEIÇÕES DE DEUS

Lembre-se, "perfeições" é outro nome para os atributos de Deus. Na lição 4, vimos as perfeições ou atributos que pertencem exclusivamente a Deus; não os temos.

Comunicáveis são os atributos dos quais temos alguma participação, embora relativa e imperfeita. Vejamos os atributos comunicáveis de Deus. E, lembremos que Jesus Cristo é a revelação da perfeição de Deus para nós.

1. ESPIRITUALIDADE

"Deus é espírito", disse Jesus (Jo 4:24a). A referência não é ao Espírito Santo, mas, sim, à natureza de Deus.

Erram e pecam aqueles que, como os mórmons, afirmam que Deus tem corpo material. Também erram e pecam aqueles que fazem imagens e praticam a idolatria. Disse Jesus: "Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".

2. CONHECIMENTO

O conhecimento de Deus é completo e perfeito. Por isso falamos em onisciência, que quer dizer conhecimento completo, perfeito, total (como vimos na Lição 4, sobre o Sl 139).

Em Isaías 29:15-16, o profeta repreende aqueles que agem como se Deus não tivesse conhecimento do que acontece. Veja também Sl 94:9; 147:4; 139:5,6.

3. SABEDORIA

A sabedoria é uma forma de conhecimento. Deus aplica Seu conhecimento com sabedoria para realizar os Seus propósitos. Em Romanos 11:33, Paulo fala da profundidade da riqueza, tanto da sabedoria, como do conhecimento de Deus.

4. VERACIDADE

Deus é Verdade, Deus não mente. Ver Jo 14:6; 17:3; Rm 3:4; Tt 1:2. Como Deus é verdadeiro em tudo, ele é fiel. E merece nossa total confiança. Na veracidade de Deus e de Sua Palavra, apoiam-se a nossa confiança, a nossa esperança e o nosso gozo espiritual.

5. BONDADE

Só Deus é realmente bom, como Jesus esclareceu. Ver Mc 10:18.

5.1 - A bondade de Deus é mostrada em Sua maneira generosa, benigna e misericordiosa de tratar as Suas criaturas, os aflitos e até mesmo os ingratos e maus. Veja passagens como as seguintes: Sl 145:9,15,16 e Mt 5:45. Israel costumava louvar a Deus "porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre" (2 Cr 7:3).

5.2 - Extraordinária forma de bondade de Deus é o Seu amor para com os seres humanos em geral (Jo 3:16) e particularmente para com aqueles que crêem em Seu Filho Jesus Cristo (Jo 16:27; Rm 5:8; 1 Jo 3:1; 4:7-21).

5.3 - A graça de Deus é uma forma muito especial da Sua bondade. Arthur W. Pink inicia assim o capítulo sobre a graça de Deus, em seu livro intitulado Os Atributos de Deus:

"Esta perfeição do caráter divino é exercida somente para com os eleitos. Nem no Velho Testamento nem no Novo jamais se menciona a graça de Deus com relação ao gênero humano em geral, e muito menos com outras de Suas criaturas.

Isto se distingue da misericórdia, porque esta permeia todas as suas obras (Sl 145:9). A graça é a única fonte da qual vem a boa vontade, o amor e a salvação de Deus para os Seus escolhidos.

Abraham Booth, em seu proveitoso livro, O Reino da Graça, descreve assim este atributo do caráter divino: 'É o favor eterno e totalmente gratuito de Deus, manifestado na concessão de bênçãos espirituais e eternas a criaturas culpadas e indignas'."

Exemplos de passagens bíblicas que falam da graça de Deus: Jo 1:16,17; At 14:3; 18:27; Rm 3:24; 2 Co 8:9; Ef 2:8.

5.4 - Um importante e consolador aspecto da bondade é a longanimidade, a paciência de Deus. Ver Ex 34:6; Jr 15:15; Rm 2:4; 9:22. A paciência de Deus é que impede que sejamos totalmente consumidos, como vemos em Lm 3:22.

Esta passagem fala das misericórdias de Deus, mas, porque Deus é paciente, "as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã".

6. SANTIDADE

Deus é absolutamente santo no sentido de estar infinitamente acima de tudo quanto existe e não se confundir com nada nem com ninguém. Ele ocupa um "alto e sublime trono" (Is 6:1). Ele próprio é "o Alto, o Sublime", "habita a eternidade", tem o nome do santo" e habita "no alto e santo lugar" (Is 57:15).

Além disso, Deus é santo no sentido moral. Ele é absolutamente puro. É separado do mal, é perfeito, é puro e só faz aquilo que é moralmente bom. Ver Jó 34:10; Sl 89:35; Hc 1:13a; Is 6:3-5 (note a reação de Isaías).

Pode-se dizer que a santidade de Deus determina a qualidade dos outros atributos. Por exemplo: a justiça de Deus é santa e o amor de Deus é santo.

7. JUSTIÇA

  • É pela justiça de Deus que se vê a santidade de Deus em ação. Ver 2 Tm 4:8.
  • Em todas as coisas Deus é justo. Ver Sl 145:17.
  • Com justiça Deus pune o pecado: Dt 6:1; 7:10; Rm 1:18-20,32; Mt 25:46a.
  • Com justiça Deus recompensa e salva o justo (sofrendo em lugar deste a punição): Dt 7:9; Is 33:22; Rm 3:26; Mt 25:46b.

8. SOBERANIA

Deus é soberano em Sua Vontade. Dizem os homens: "Querer é poder". Só até certo ponto. Digamos que eu queria voar como um pássaro. Salto de uma torre e me esborracho no chão. Só com relação a Deus é absolutamente certo o ditado: "Querer é poder".

A vontade de Deus é absolutamente livre, soberana e abrangente. Ver Sl 115:3; 135:6; Dn 4:35; Mt 10:29; At 18:21 comp. com Tg 4:15 e com Rm 15:32; Ef 1:3-5; Ap 4:11.

Note-se que Deus não nos revelou toda Sua vontade, mas a nós compete obedecer Sua vontade revelada: Dt 29:29.

Deus é soberano em Seu poder.
A Bíblia fala do poder criador de Deus (Is 44:24), do Seu poder demonstrado nas obras da Providência (Hb 1:3, "sustentando todas as coisas"), e da Sua poderosa e maravilhosa obra de redenção (Rm 1:16). Imitemos Davi, louvando a Deus por Seu poder (1 Cr 29:11).

2 – IMPLICAÇÃO: MENSAGEM PARA OS QUE AMAM A DEUS

A natureza humana é tão traiçoeiramente pecaminosa que se inclina para as coisas agradáveis, ou que parecem ser agradáveis, e repudia as desagradáveis, ou que parecem ser desagradáveis.

Acontece isso até com os atributos de Deus. Se um pregador fala sobre o pecado, ou sobre a justiça, ou sobre a santidade - os ouvintes tendem a assumir uma atitude mental (senão física) encolhida. O próprio ambiente parece sofrer as consequências: a atmosfera fica pesada, o ar tenso.

Se, porém, o tema é amor, que diferença! Tudo e todos ganham vida. O que acabo de dizer apoia-se na experiência de várias décadas como pregador do Evangelho. 

E os pregadores realmente preocupados em comunicar-se com os ouvintes sabem muito bem do que estou falando; podem captar na atmosfera ambiente o tipo de reação da maioria do auditório.

Pois bem, há coisas aparentemente desagradáveis e que, todavia, são necessárias para que as agradáveis realmente funcionem.

CONCLUSÃO

"Deus é espírito, infinito, eterno e imutável em Seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade."

O Salmo 107 começa com ação de graças pela bondade e pela perpétua misericórdia de Deus. Depois, descreve ações de Deus suprindo, guiando, disciplinando, salvando os homens. Os versículos 42 e 43 trazem uma mensagem sobre os retos e os ímpios.

Transcrevo-a, para que você e eu vejamos se a nossa atitude é de gente reta ou ímpia:

Salmo 107:42-43
"Os retos veem isso e se alegram, mas o ímpio por toda parte fecha a boca. Quem é sábio atende essas coisas, e considere as misericórdias do Senhor".

Autor: REV. ODAIR OLIVETTI, REV. NELSON D.B. MARINO


Lista de estudos da série

1. O poder revelado em Elohim e El – Estudo Bíblico sobre os Nomes de Deus (AT 1)

2. Jeová, o nome sagrado do Deus redentor – Estudo Bíblico sobre os Nomes de Deus (AT 2)

3. Kyrios e Patér e a revelação íntima de Deus – Estudo Bíblico sobre os Nomes de Deus (NT)

4. A soberania e os atributos exclusivos de Deus – Estudo Bíblico sobre a Natureza Divina

5. Amor e justiça, os atributos de Deus em nós – Estudo Bíblico sobre Atributos Comunicáveis

6. Entendendo a doutrina bíblica da Trindade – Estudo Bíblico sobre o Deus Triúno

7. A pessoa divina do Espírito Santo, nosso Consolador – Estudo Bíblico sobre a Terceira Pessoa

8. A poderosa ação do Espírito Santo em sua vida – Estudo Bíblico sobre a Obra do Espírito

9. A perfeita humanidade de Jesus e nossa salvação – Estudo Bíblico sobre a Pessoa de Cristo (1)

10. As provas irrefutáveis da divindade de Jesus – Estudo Bíblico sobre a Pessoa de Cristo (2)

11. Jesus, nosso exemplo perfeito de caráter e conduta – Estudo Bíblico sobre a Vida de Cristo

12. Jesus, o único e perfeito mediador da nova aliança – Estudo Bíblico sobre a Obra de C

Semeando Vida

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
WhatsApp 🔒 Salvos