Hino 18 - Deus dos antigos



1. Deus dos antigos, cuja forte mão
Rege e sustém
Os astros na amplidão!
Ó soberano, excelso Criador,
Com gratidão
Cantamos teu louvor!

2. Desde o passado
Foste nossa luz,
Sol que até hoje
Com fulgor reluz!
Sê nosso Esteio,
Guia e Proteção,
Tua Palavra, lei e direção.

3. Da guerra atroz,
Do crime e assolação,
Dos tempos maus
De um mundo em confusão,
Seja teu braço o nosso defensor,
Pois confiamos
Sempre em ti, Senhor!

4. Teu povo, ó Deus,
Assiste em seu labor,
No testemunho
Do teu grande amor.
As nossas vidas vem fortalecer
Para o teu nome
Sempre engrandecer. Amém.

Ênfase do hino: 
O hino exalta a soberania e a fidelidade de Deus, lembrando que Ele é o criador e sustentador do universo e que sempre esteve presente na história de Seu povo.

Textos bíblicos: 
O hino faz alusão a diversos temas e passagens das Escrituras, como a criação do universo (Gênesis 1), a proteção e sustento de Deus ao Seu povo (Salmos 121), e a fidelidade de Deus em meio às dificuldades (Isaías 43:2).

Teologia do hino: 
O hino apresenta uma teologia da soberania e fidelidade de Deus. Ele é retratado como o criador e sustentador do universo, que governa e controla todas as coisas com Sua mão forte. Ao mesmo tempo, é visto como o guia e protetor de Seu povo, que os acompanha em seus trabalhos e lhes oferece Sua Palavra como guia e direção. 

O hino também destaca a confiança que devemos ter em Deus, mesmo em tempos difíceis, sabendo que Ele é nosso defensor e nos fortalece para que possamos testemunhar de Seu amor.

A expressão "Deus dos antigos" pode ser entendida como uma referência ao Deus eterno, que sempre existiu e sempre estará presente. É uma forma poética de se referir a Deus como o Senhor da história.

Aplicação prática: 
O hino nos lembra da soberania e fidelidade de Deus em todas as áreas da vida. Devemos confiar nEle em meio às dificuldades e buscar Sua Palavra como direção para nossas vidas. Também devemos nos lembrar de que Deus sempre esteve presente na história de Seu povo e continua a nos guiar e proteger até hoje.

Quando cantar: 
O hino é apropriado para momentos de adoração e louvor a Deus, especialmente em ocasiões onde se destaca Sua soberania e fidelidade, como cultos de ação de graças ou celebrações de datas especiais. Também pode ser cantado em momentos de dificuldade, como forma de lembrar da proteção e fortalecimento que Deus oferece a Seu povo.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: