Hino 186 - O lar do céu

Seu navegador não suporta o elemento audio

1. Oh! Pensai nesse lar lá do céu,
Nas gloriosas moradas de luz,
Onde os crentes, felizes, desfrutam
Da presença de Cristo Jesus.

    Oh! Pensai! Oh! Pensai! 
    Oh! Pensai nesse lar lá do céu,
    Lá do céu, lá do céu, lá do céu!
    Oh! Pensai nesse lar lá do céu!

2. Oh! Pensai nos amigos no céu, 
Que venceram a luta afinal,
E nos cantos que sempre ressoam
Na harmonia do lar eternal.

3. Hei de ver, lá no céu, meu Jesus,
Face a face seu rosto mirar!
E bem longe cuidados, tristezas,
Para sempre com ele habitar.

4. Sem demora no céu estarei;
Vejo o fim da jornada chegar.
Meu bondoso Jesus lá me espera
Para as bênçãos eternas me dar.


Informações
Letra: Witt Clinton Huntington, 1830 - 1912
Tradução: Leônidas Philadelpho Gomes da Silva, 1892
Música: Tullius Clinton O' Kane, 1830 - 1912

Ênfase do hino: A ênfase principal do hino é a esperança do lar celestial, onde os crentes desfrutam da presença de Cristo e dos seus amigos que já partiram. O hino destaca a importância da esperança e das bênçãos eternas que esperam os crentes no céu.

Teologia do hino: O hino expressa a teologia da esperança cristã, que é vista como a fonte da nossa alegria e da nossa perseverança. A importância da presença de Cristo e dos amigos que já partiram é vista como uma fonte de consolo e de incentivo para perseverarmos na nossa fé. As bênçãos eternas são vistas como a recompensa da nossa fidelidade a Cristo durante a vida terrena.

Textos bíblicos:
- "E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." (João 14:3)
- "Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu." (Isaías 43:1)
- "Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam." (1 Coríntios 2:9)

Metáforas e simbologia:
- "Lar celestial": A figura do lar celestial simboliza o lugar onde os crentes desfrutam da presença de Cristo e dos seus amigos que já partiram, desfrutando da paz e da alegria eternas.
- "Amigos no céu": A figura dos amigos no céu simboliza a comunhão e a união dos crentes em Cristo, que mesmo após a morte continuam unidos na presença de Deus.
- "Face a face com Jesus": A figura de ver Jesus face a face simboliza a experiência da presença divina e da comunhão íntima com Deus, que é a fonte da nossa alegria e da nossa esperança.

Aplicação prática:
O hino nos encoraja a manter a esperança e a perseverança em Cristo, sabendo que o lar celestial e as bênçãos eternas nos esperam no céu. Isso envolve reconhecer a importância da presença de Cristo e dos amigos que já partiram em nossas vidas, buscando ser fiéis e perseverantes na nossa fé em Deus.

Quando cantar:
Este hino é apropriado em momentos de culto de adoração e devoção, especialmente quando se deseja enfatizar a esperança e a alegria da vida eterna em Cristo e a importância da comunhão dos crentes. Também pode ser apropriado em momentos de celebração da presença de Deus em nossas vidas, bem como em momentos de reflexão sobre a nossa esperança e a nossa perseverança em Cristo.

História
A tradução deste hino é do pastor pernambucano Rev. Leônidas Philadelpho Gomes da Silva. Nasceu em Recife em 1854, foi batizado pelo Dr. Robert Kalley, fez seus estudos teológicos na Inglaterra e exerceu o ministério no Brasil no Recife, em Salvador e no Rio de Janeiro, onde chegou em 1893.

Logo foi encarregado da congregação de Niterói que, sob seu pastorado tornou-se igreja em 1899. Quinze anos de trabalho marcaram sua presença naquela comunidade.

Foi redator do periódico "O Cristão", traduziu, adaptou e escreveu muitos hinos que figuram nos nossos hinários e editou a coletânea "O Cantor Evangélico" que inclui produções suas e de outros.

O compositor Tullius Clinton O'Kane nasceu em 1830 em Ohio. Estudou numa Universidade Metodista e graduou-se em Artes e Matemática, disciplina esta que lecionou.

Trabalhando como representante de uma firma de pianos e, mais tarde, vendendo órgãos, viajou muito, compilou diversos hinos e os reuniu a outros de sua própria autoria.

Poeta e músico, tem trabalhos difundidos nos hinários de seu país e de todo o mundo. Faleceu em 1912. Em nosso hinário temos a letra e a música do hino n° 40 de Tullius C. O'Kane, além desta música.

Clique aqui para ver outros hinos 

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: