Hino 191 - Rio da Vida


Fonte de amor perene,
Manancial de luz!
Água da vida corre
Do trono de Jesus!
Calmo rio! Belo rio!
Quero estar, também,
Onde as águas sempre correm
Desse rio além.

Muitos de nós já foram
Cantar no céu louvor
Com os remidos cantam
A Cristo, o Redentor.
Santo rio! Junto ao rio
Vou cantar também,
Onde as vozes nunca cessam,
Na Jerusalém,

Límpida fonte corre,
Brilhante corre a flux;
Quem fez aquela alvura?
O sangue de Jesus.
Corre rio, calmo corre!
Como assim a paz
Em minha alma, para sempre,
Corra mais e mais.


Ênfase do hino: A ênfase principal do hino é a descrição da fonte de amor perene e do manancial de luz que é Jesus Cristo, de onde corre a água da vida que traz paz e alegria aos crentes. O hino destaca a alegria daqueles que já foram para o céu e cantam louvores a Cristo, e a esperança daqueles que ainda estão na terra de um dia se juntarem a eles na Jerusalém celestial.

Teologia do hino: O hino expressa a teologia da fonte da vida eterna em Cristo, que é vista como a fonte de amor perene, de luz e de paz que traz alegria e esperança aos crentes. A água da vida é vista como o símbolo dessa fonte, que flui do trono de Jesus e é a fonte da vida eterna. O sangue de Jesus é visto como o símbolo da pureza e da alvura que é concedida aos crentes pela salvação em Cristo.

Textos bíblicos:
- "Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva." (João 4:10)

- "E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida." (Apocalipse 21:6)

- "E não haverá mais maldição alguma; e o trono de Deus e do Cordeiro estará nela, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre." (Apocalipse 22:3-5)

Metáforas e simbologia:
- "Água da vida": A figura da água da vida simboliza a vida eterna em Cristo, que é vista como a fonte de vida, de amor e de paz que traz alegria e esperança aos crentes.
- "Rio": A figura do rio simboliza a continuidade e a força da fonte da vida eterna em Cristo, que flui constantemente e traz vida e renovação aos crentes.
- "Sangue de Jesus": A figura do sangue de Jesus simboliza a pureza e a alvura que é concedida aos crentes pela salvação em Cristo, que é vista como a fonte da vida eterna.

Aplicação prática:
O hino nos encoraja a buscar a fonte da vida eterna em Cristo, que é a fonte de amor perene, de luz e de paz que traz alegria e esperança aos crentes. Isso envolve reconhecer a importância da presença de Deus em nossas vidas, buscando viver uma vida de fé e de obediência a Deus em todas as áreas de nossas vidas, como uma expressão da nossa esperança na vida eterna.

Quando cantar:
Este hino é apropriado em momentos de culto de adoração e devoção, especialmente quando se deseja enfatizar a fonte da vida eterna em Cristo e a importância da presença de Deus em nossas vidas. Também pode ser apropriado em momentos de celebração da vida eterna em Cristo, bem como em momentos de reflexão sobre a nossa esperança e a nossa peregrinação na fé.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: