Hino 190 - Maior que a dor


Se amarga for aqui a vida,
Irmãos, volvei o vosso olhar
A quem na cruz infame, erguida,
Por vós sofreu sem murmurar.

A dor assola o mundo inteiro,
Quem pode alegre sempre andar?
Na vida tudo é passageiro:
O sofrimento, o bem-estar.

Porém, o verdadeiro gozo,
No céu, Jesus irá vos dar,
Pois ele diz: “No lar formoso
Vou preparar-vos um lugar.”

Ênfase do hino: A ênfase principal do hino é a consolação para os crentes em meio à dor e ao sofrimento, lembrando-os do sacrifício de Jesus na cruz e da promessa da vida eterna em sua presença. O hino destaca a esperança e a alegria que os crentes podem encontrar na certeza da vida eterna em Cristo.

Teologia do hino: O hino expressa a teologia da consolação e da esperança na vida eterna em Cristo, que é vista como a fonte da verdadeira alegria e do gozo eterno. A cruz de Jesus é vista como a expressão máxima de seu amor sacrificial pelos crentes, dando-lhes a certeza da salvação e da vida eterna em sua presença.

Textos bíblicos:
- "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós" (1 Pedro 1:3-4)
- "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:33)
- "E Deus enxugará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas." (Apocalipse 21:4)

Metáforas e simbologia:
- "Cruz": A figura da cruz simboliza o sacrifício de Jesus em favor dos crentes, que é visto como a expressão máxima de seu amor e de sua compaixão pelos seres humanos.
- "Lar formoso": A figura do lar formoso simboliza a vida eterna em Cristo, que é vista como um lugar de paz, de alegria e de gozo eterno na presença de Deus.
- "Alegria": A figura da alegria simboliza a esperança e a certeza da vida eterna em Cristo, que é vista como a fonte da verdadeira alegria e do gozo eterno.

Aplicação prática:
O hino nos encoraja a encontrar consolo e esperança na certeza da vida eterna em Cristo, mesmo em meio à dor e ao sofrimento. Isso envolve reconhecer a importância da cruz de Cristo em nossas vidas, buscando viver uma vida de fé e de obediência a Deus em todas as áreas de nossas vidas, como uma expressão da nossa esperança na vida eterna.

Quando cantar:
Este hino é apropriado em momentos de culto de adoração e devoção, especialmente quando se deseja enfatizar a consolação e a esperança na vida eterna em Cristo e a importância da cruz de Cristo em nossas vidas. Também pode ser apropriado em momentos de reflexão sobre a nossa fé e a nossa confiança em Deus em meio à dor e ao sofrimento, bem como em momentos de celebração da vida eterna em Cristo.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: