Hino 189 - Jerusalém Celeste


Jerusalém celeste, de fúlgido esplendor.
És vívida esperança da Igreja do Senhor!
Teus muros fulgurantes avisto pela fé,
E ansioso em alcançar-te mantenho-me de pé!

É Deus quem te ilumina, perene é tua luz;
Refletes, incessante, a glória de Jesus.
Que alegre canto inspiras, oh divinal mansão,
Saber que és alvo eterno da peregrinação.

Cidade radiosa, sem noite, morte ou mal,
Que neste pobre mundo atinge o que é mortal.
Exulta, ó alma crente, eis teu glorioso lar,
Que Cristo, redivivo, no céu foi preparar.

Ênfase do hino: A ênfase principal do hino é a descrição da Jerusalém Celeste, como a esperança da Igreja do Senhor, a cidade de fúlgido esplendor que reflete a glória de Jesus. O hino destaca a alegria e o regozijo que a cidade celeste inspira, como alvo eterno da peregrinação dos crentes.

Teologia do hino: O hino expressa a teologia da vida eterna em Cristo, que é vista como a fonte da nossa esperança e da nossa alegria, na qual a Jerusalém Celeste é um símbolo da glória e das bênçãos que esperam os crentes no céu. A luz divina que ilumina a cidade é vista como a presença de Deus na vida dos crentes, enquanto a preparação da cidade por Cristo é vista como a garantia da vida eterna em sua presença.

Textos bíblicos:
- "Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade." (Hebreus 11:16)
- "E não vi nela templo, porque o Senhor Deus Todo-Poderoso é o seu templo, e o Cordeiro." (Apocalipse 21:22)
- "E não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre." (Apocalipse 22:5)

Metáforas e simbologia:
- "Jerusalém Celeste": A figura da Jerusalém Celeste simboliza a vida eterna em Cristo, que é vista como a cidade de fúlgido esplendor, onde os crentes desfrutam da presença e da glória de Deus.
- "Luz divina": A figura da luz divina simboliza a presença de Deus na vida dos crentes, iluminando o caminho daqueles que confiam em Cristo e dando-lhes esperança e segurança.
- "Cristo, redivivo": A figura de Cristo redivivo simboliza a fonte da nossa vida eterna em Cristo, que é vista como a garantia da nossa salvação e da nossa presença na Jerusalém Celeste.

Aplicação prática:
O hino nos encoraja a manter a esperança e a alegria na vida eterna em Cristo, sabendo que a Jerusalém Celeste é o alvo eterno da nossa peregrinação. Isso envolve reconhecer a importância da presença de Deus em nossas vidas, buscando viver uma vida de obediência e de confiança em Deus em todas as áreas de nossas vidas, como uma expressão da nossa esperança na vida eterna.

Quando cantar:
Este hino é apropriado em momentos de culto de adoração e devoção, especialmente quando se deseja enfatizar a esperança e a alegria da vida eterna em Cristo e a importância da presença de Deus em nossas vidas. Também pode ser apropriado em momentos de celebração da vida eterna em Cristo, bem como em momentos de reflexão sobre a nossa esperança e a nossa peregrinação na fé.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: