Sociais

Os atributos de Deus (6)


Em nosso artigo anterior refletimos sobre algumas das qualidades inerentes ao Senhor, que são partilhadas com os homens (Atributos Comunicáveis). Falamos sobre a bondade, a santidade, a justiça, a soberania, a sabedoria e o amor. Hoje, encerraremos esse assunto elencando mais alguns dos atributos Deus comunicados aos homens. 

Vejamos:


1. Graça.
De acordo com a Bíblia, a graça é uma manifestação não somente de Deus, mas também presente nos homens. Seu significado básico é favor imerecido. No livro dos Salmos, lemos: “Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e cheio de graça” (Sl 86.15). 

Por outro lado, o homem é incitado a agir graciosamente com o seu próximo. Esse princípio é exibido em 1 Pe 3.8. Assim está escrito: “Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes”.

2. Longanimidade.
Longanimidade, quando aplicada a Deus, quer dizer que Ele é lento para a ira. Diversos textos nos falam a respeito disso. Um exemplo é o Salmo 103.8, que declara: “O SENHOR é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno”. 

O homem, por sua vez, é exortado a proceder dessa forma para com o seu semelhante. Esse ensinamento podemos ver na exortação de Paulo em 1 Ts 5.14. Assim está escrito: “Sejais longânimos para com todos”.

3. Misericórdia.
Esta qualidade diz respeito ao ato de Deus olhar para a condição do homem e socorrê-lo em sua miséria. No Sl 111.4 está escrito: “Benigno e misericordioso é o SENHOR”. Ao homem, por sua vez, é dada a ordem para que o exercício da misericórdia seja constante. A respeito disso, Jesus ensinou: “Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai” (Lc 6.36).

Conclusão. 
A Bíblia relata que Deus é cheio de graça, é longânimo e misericordioso. Tais qualidades são partilhadas, em menor proporção, com o homem. O que precisa ficar claro é que não se trata apenas de qualidades comunicadas ao ser humano, mas também que cada indivíduo, mediante a graça de Deus, deve cultivar tais virtudes.

------------------------------------
Carlos Eduardo Pereira de Souza  é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formou-se em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 2003 e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2012. Possui Mestrado em Divindade com concentração no Novo Testamento pelo Centro de Pós Graduação Andrew Jumper em 2013.

Google Plus