Os atributos de Deus (5)


No último artigo refletimos sobre três qualidades do Senhor que são partilhadas com o homem (Atributos Comunicáveis), a saber: a bondade, a santidade e a justiça.

Continuaremos hoje nessa abordagem, falando um pouco mais sobre outros atributos inerentes a Deus que são comunicados aos seres humanos. 

Vejamos:


1. Soberania. 
Deus é soberano, isto é, Ele tem o governo sobre todas as coisas e faz tudo conforme asua vontade. O livro de Jó nos fala sobre isso - assim está escrito: “A Deus pertence o domínio e o poder; ele faz reinar a paz nas alturas celestes” (Jó 25.2).

Esse perfil de domínio foi comunicado ao homem. Em Gn. 1.26,lemos: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra”.


2. Sabedoria. 
A sabedoria do Senhor é enaltecida em toda a Bíblia. Um dos exemplos disso é o registro de Paulo: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!” (Rm 11.33).

Essa qualidade não somente foi comunicada ao homem, como também é exortada para que seja desenvolvida. A maneira eficiente para isso é o temor ao Senhor. No livro de Provérbios está escrito: “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria” (Pv 9.10).

3. Amor. 
O ser de Deus é definido como amor em sua inteireza. Tanto é que João escreve: “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (1 Jo 4.8).

Nessa mesma passagem, João também deixa claro que, assim como Deus é amor, o homem deve, igualmente, amar. Isso comprova o fato de que a prática do amor é uma evidência de uma qualidade de Deus comunicada ao homem.

Conclusão.
Diferimos das demais criaturas pelo fato de que Deus nos concedeu qualidades que são próprias Dele. É o que chamamos de atributos comunicáveis. Hoje vimos mais alguns desses atributos. Foram eles: soberania, sabedoria e amor. Que a graça do Senhor nos conduza para que cultivemos tais qualidades.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: