Os atributos de Deus (2)


Conforme vimos no último artigo, Deus tem duas modalidades de atributos (qualidades). Os primeiros são os incomunicáveis e levam esse nome pelo fato de que somente Deus os tem, não compartilhando-os,em nenhum grau, com o homem. Os segundos são os comunicáveis, os quais são compartilhados com o ser humano.

Falaremos um pouco sobre os incomunicáveis a partir de hoje.

Vejamos:

1. Existência autônoma. 
Essa qualidade diz respeito ao fato de que Deus existe por si mesmo, não dependendo do homem para que venha a existir. Esse é o sentido da expressão EU SOU O QUE SOU, que aparece em Ex 3.14.

Quando Deus disse isso, tinha como objetivo estabelecer um contraste entre Ele e as divindades adoradas no Egito, criadas pelos homens e que nada podiam fazer. O homem, por sua vez, difere de Deus porque sua existência é produto da criação de Deus (Gn 1.27; 5.1,2; Sl 95.6, Is 42.5).


2. Imutabilidade. 
Uma das declarações a respeito desse atributo encontramos em Ml 3.6. Assim está escrito: “Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.”

Diferentemente dos homens, não há mudança nas perfeições de Deus, no seu caráter, no seu poder e no seu amor. Como o próprio texto demonstra, se assim não fosse, certamente seríamos consumidos por causa de nossa inconstância.

3. Eternidade.
 Ser eterno quer dizer que Deus não está preso a nenhum conceito de tempo. Em outras palavras, Deus não tem começo, meio ou fim. Ele simplesmente existe. Paulo escreveu: “Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!” (1 Tm 1.17).

O homem difere disso porque sua existência teve um marco inicial – o dia em que foi concebido no ventre materno (Sl 139).

Conclusão. 
Embora sejamos criados à imagem e semelhança de Deus, há qualidades Nele que não se fazem presentes em nós. Trata-se dos atributos incomunicáveis.

Segundo o que aprendemos hoje, três destes atributos são: existência autônoma, imutabilidade e eternidade. Que o Senhor fixe tal ensino em nossa mente e coração, habilitando-nos a proclamá-lo tal como nos é revelado.

Por Carlos Eduardo Pereira de Souza

Índice - Os atributos de Deus
1 - Introdução
2 - Os atributos incomunicáveis (1)
3 - Os atributos incomunicáveis (2)
4 - Os atributos comunicáveis (1)
5 - Os atributos comunicáveis (2)
6 - Os atributos comunicáveis (3)

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: