Os atributos de Deus (1)


Não é possível definirmos e entendermos a pessoa de Deus completamente. Isso se dá pelo fato de que Ele é eterno em suas perfeições (Ne 9.5; Jó 11.7-9; Sl 145.3).

Porém, aquilo que precisamos saber sobre Deus está na Bíblia. Nela, podemos aprender duas importantes lições a Seu respeito, a saber, seus atributos. Vejamos:

1. Atributos incomunicáveis
 São aquelas qualidades que somente Deus possui, sem partilha-las em nenhum grau com o homem. Mas que qualidades são estas? Vejamos: existência autonomia, imutabilidade, eternidade, onipresença, onipotência, onisciência e unidade.


2. Atributos comunicáveis
Estas qualidades diferem da primeira pelo fato de que são partilhadas com o homem. Obviamente, o homem possui tais qualidades num grau muito menor do que Deus.

Quais qualidades são estas? Espiritualidade, conhecimento, sabedoria, fidelidade, bondade, amor, misericórdia, santidade, ordem, justiça, zelo, ira, vontade, liberdade e amor.

Conclusão
Deus não pode ser definido completamente; entretanto, aquilo que precisamos saber está na Bíblia, que fala de seus atributos.

Estes se dividem em incomunicáveis (que não são partilhados com o homem) e comunicáveis (que são partilhados com o homem). Nas próximas edições refletiremos um pouco mais sobre o assunto.

Por Carlos Eduardo Pereira de Souza

Índice - Os atributos de Deus
1 - Introdução
2 - Os atributos incomunicáveis (1)
3 - Os atributos incomunicáveis (2)
4 - Os atributos comunicáveis (1)
5 - Os atributos comunicáveis (2)
6 - Os atributos comunicáveis (3)

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: