O código secreto que prova a existência de um Criador - Estudo Bíblico sobre a Inteligência de Deus


1 Coríntios 1:18-29

Se existe ou não uma suprema inteligência pessoal, infinita e eterna. Onipotente, Onipresente e Onisciente, o Criador, Sustentador e Governador do universo, imanente em tudo, ainda que transcendente a tudo, gracioso e misericordioso, o Pai e Remidor da humanidade, é sem dúvida o mais profundo problema que possa agitar a mente humana.

Jazendo à base de todas as crenças religiosas do homem, está ligado, não apenas à felicidade temporal e eterna do homem, mas, também, ao bem-estar e progresso da raça.

Para o crente fiel, não há nenhuma dúvida. Existe, sim. Ser Supremo, de inteligência infinita, que criou todas as coisas. Nesta lição, veremos que o Mundo é Expressão de Inteligência.

1 - OS SINAIS DE INTELIGÊNCIA NA NATUREZA

Uma simples observação da natureza, com toda a sua exuberância, revela-nos uma série de sinais que apontam para a suprema inteligência do Criador.

A sucessão dos dias com suas manhãs, tardes e noites; o fulgor do sol que se ergue com seu intenso brilho, surgindo no horizonte com incrível precisão, para descrever pelo céu uma órbita constante, escondendo-se ao entardecer, para dar lugar à lua que, como imenso espelho, reflete sobre a terra os raios solares, revelam a beleza do Ser de Deus que, com inteligência infinita, criou todo o imenso universo, estabelecendo para cada astro, para cada galáxia, uma ordem extraordinária.

A ordem e a harmonia são sinais de inteligência; e esta ordem e harmonia acham-se associadas, invariavelmente, à inteligência.

Se isto é verdade, a ordem e harmonia são encontradas na natureza, então a existência da Inteligência fica provada, acima de qualquer dúvida, em toda a natureza.

A química nos dá extraordinário exemplo disso. Toda molécula de matéria, de toda variedade possível, é uma massa definida de elétrons reunidos com a mais exata relação aritmética e geométrica. Há muito mais ordem na construção da molécula do que na construção de um edifício.

É notável que a Bíblia não se preocupe em provar que existe Deus; e que, em suas primeiras palavras, afirme categoricamente: "No princípio criou Deus os céus e a terra." Ela se preocupa em mostrar o que Deus fez.

O próprio fato dos inteligíveis fenômenos naturais nos mostra que um Ser inteligente causou esses fenômenos.

Olhando para a maravilha do corpo humano, em sua extraordinária composição, a harmonia dos seus órgãos, a grandeza do seu cérebro, a graça dos seus movimentos, a maravilhosa capacidade de pensar, a perfeita interação entre suas diversas partes, os extraordinários sistemas muscular e nervoso, auditivo, ocular, circulatório, digestivo, etc., não se pode admitir que haja surgido por acaso; só um Ser infinitamente inteligente poderia dar existência àquele que é a imagem e semelhança de Deus - o ser humano.

2 - O CONHECIMENTO É FRUTO DA INTELIGÊNCIA

Jesus afirmou que "Deus é espírito." Como tal, a perfeição do seu Ser revela que ele possui um conhecimento perfeito.

Os amigos de , embora afirmassem haver descoberto a causa da sua aflição, confrontando-o com a realidade da sua impossibilidade de conhecer a perfeição do Todo-Poderoso, na própria argumentação, reconhecem a grandeza do conhecimento de Deus (Jó 11.7,8).

O profeta Isaías diz que é impossível esquadrinhar o entendimento de Deus (Is 40.28). A explicação de certos fenômenos naturais, nos dias de Jó, constituía-se num intrigante enigma. Como conhecer os propósitos e os juízos de Deus? (Jó 37.16).

O salmista mostra que nosso conhecimento, finito, nos impede de avaliar ou computar o conhecimento de Deus (Sl 147.5). João, o apóstolo do amor, diz que Deus conhece todas as coisas. Isto significa que o olhar de Deus é tão penetrante que lhe garante pleno conhecimento.

O conhecimento de Deus abrange tudo (Pv 15.3; 5.21). Ele conhece tudo o que se passa na natureza humana (Sl 139.13-16). Ele conhece nossas palavras, antes que as tenhamos proferido (Sl 139.4).

Também conhece a aflição do seu povo (Ex 3.7). Ele sabe tudo o que vai acontecer (Ex 3.19). Ele conhece as coisas aparentemente insignificantes (Mt 10.29,30). Por toda a eternidade, ele sabe tudo o que vai acontecer (Is 48.5; 46.9,10).

Não há passado, presente ou futuro para Deus. Ele não se limita às nossas categorias de tempo e espaço. "Para ele, tudo é um contínuo e vivo presente."

3 - NOSSA POSTURA DIANTE DO SENHOR

Devemos ter plena consciência de que jamais poderemos compreender toda a grandiosidade do saber de Deus. Ela há de sempre exceder à nossa compreensão.

Jó quis discutir com Deus como se Deus fosse homem como ele. Queria falar-lhe face a face. Porém, Deus o chamou e fez desfilar diante dele parte da grandeza do seu conhecimento (Jó 23.1-10; Jó 38 e 39), e concluiu, perguntando-lhe se haveria alguém capaz de contender com ele.

Jó, na sua humildade, simplesmente responde: "Sou indigno; que te responderia eu? Ponho a mão na minha boca. Uma vez falei, aliás, duas vezes, porém não prosseguirei." (Jó 40.1-5).

Deus sabe o que será a nossa vida e revela, em sua palavra, toda a graça da vida confiante e entregue a ele: Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então seria a tua paz como rio, e a tua justiça como as ondas do mar." (Is 48.18)

Se ao invés de tanto orgulho a dominar o coração do homem, do profundo da sua alma brotasse o reconhecimento da sua insignificância e o sincero reconhecimento de que tudo o que tem e é lhe vem das dadivosas mãos do Pai, outro canto não surgiria dos seus lábios, senão este:

"Oh! Profundidade das riquezas tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescrutáveis os seus caminhos." (Rm 11.33).

CONCLUSÃO

Feche seus olhos, curve a sua cabeça, aí mesmo onde você está. Dê graças ao Senhor pela sua inteligência.

Mostre-se agradecido porque ele lhe deu também a possibilidade de adquirir conhecimento. Louve o seu nome, porque na sua sabedoria e inteligência repousa a nossa segurança.

Autor: NODAM EMERIK LOURENÇO


Lista de estudos da série

1. O plano perfeito por trás da criação
2. Quem realmente está no controle de todas as coisas?
3. O código secreto que prova a existência de um Criador
4. O poder que criou o universo com uma única palavra
5. Existe vida além da matéria?
6. As lições surpreendentes que os animais nos ensinam sobre Deus
7. O segredo divino escondido em cada semente
8. A origem da vida segundo seu verdadeiro Autor
9. Você foi criado para ser um reflexo de Deus na Terra
10. Como a Bíblia define o ser humano
11. As 4 verdades sobre o ser humano que os antigos já sabiam
12. O que as filosofias modernas escondem sobre quem você é
13. A verdade sobre por que você não pode salvar a si mesmo

Semeando Vida

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
WhatsApp 🔒 Salvos