Texto básico: Mateus 6:25-34
Muitas pessoas, quando viram Jesus multiplicar cinco pães e dois peixinhos em alimento para mais de cinco mil pessoas, ficaram entusiasmadas com Ele e quiseram aclamá-lo o seu rei (Luc. 9:10-17).
Esse milagre não foi feito para mostrar o modo pelo qual Deus supre as nossas necessidades materiais. Jesus o fez para que compreendêssemos que Ele é o Pão da Vida, e, também, para provar que Ele multiplica o nosso pão quando, pela fé, é depositado em suas mãos.
Na oração do “Pai Nosso” oramos: “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje” (Mat. 6:11). Esta parte da oração não é apenas uma petição; ela contém uma entrega do nosso sustento a Ele.
Analisando bem, vamos ver que foram os discípulos que alimentaram a multidão, pondo nas mãos de Jesus o que tinham. De fato é Deus quem nos dá o sustento.
ENTENDENDO O CONTEXTO
a) Não andeis ansiosos
A ansiedade pela vida é um mal terrível, que ataca de modo impiedoso os que não têm fé. Jesus disse que muitos sofrem desse mal por sua própria culpa. Pode-se ficar livre dele tomando-se um “comprimido” do tamanho de um grão de mostarda daquilo que se chama fé.
b) Quanto ao pão e à roupa
O que vale mais: a vida ou o pão, o corpo ou as vestes? É claro que a vida e o corpo valem incomparavelmente muito mais. Portanto, se Deus nos deu a vida e o corpo, por que não confiar nele quanto ao alimento e às vestes?
c) Observai as aves do céu
As aves não vivem ansiosas. Elas não semeiam e nem ajuntam em depósito para o futuro. Apesar de quase nada valerem — afirma Jesus: "vosso Pai celeste as sustenta”. “Porventura não valeis vós muito mais do que as aves?”
d) Considerai como crescem os lírios do campo
O lírio do campo é uma florzinha de curta duração, mas de muita beleza. Ele não recebe o cuidado que se dispensa às flores de um jardim; cresce sozinho no campo, à mercê de todas as intempéries e perigos. No entanto, Deus cuida dele a ponto de sua beleza ser tão decantada no Oriente.
e) Não vos inquieteis
A inquietação é um modo de se mostrar desconfiança nos cuidados de Deus. É achar que Ele não está zelando muito bem por nossas vidas. Segundo Jesus, é um modo ímpio de agir. Os que não têm fé em Deus é que agem assim.
LIÇÕES EM DESTAQUE
1. A provisão material
O Reino de Deus, apesar de ser espiritual, não é indiferente aos problemas do homem, na presente vida. Contudo, Deus não nos deu um corpo tão bem dotado simplesmente para ser abandonado ao sofrimento e à miséria. Se o corpo é a morada do Espírito Santo, é natural que Deus se interesse por esta matéria mortal que nos abriga por algum tempo.
Paulo escreveu: "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional" (Rom. 12:1). Se Deus nos chamou para ser o seu povo, aqui no mundo, é claro que precisamos de sustento para caminhar e comunicar a mensagem do Evangelho.
2. Provisão da sua Graça
A Graça é outro tipo de provisão que o Reino nos oferece. É a bondade de Deus manifesta a nós. Precisamos disto, em cada dia, tanto como o pão e a roupa. Porém, a Graça é para a nossa alma, é a provisão de poder para vencer o pecado e as fraquezas da carne. Paulo escreveu: “Mas, pela graça de Deus sou o que sou” (I Cor. 15:10).
Moisés, junto ao Monte Sinai, sentiu a necessidade da provisão da Graça de Deus. Então orou: "... se achei graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber neste momento o teu caminho, para que eu te conheça, e ache graça aos teus olhos...” (Êx. 33:13).
3. Provisão de forças
A carreira do cristão é comparada a uma batalha. O crente é um soldado. A força dos cidadãos do Reino de Cristo vem do Alto. Destaquemos dois tipos de força que Deus nos dá:
a) FORÇAS CONTRA O MAL
Paulo disse que Deus nos deu uma armadura completa para a nossa batalha contra o mal (Efés. 6:10-20). Pedro disse que o diabo, nosso adversário, anda ao nosso derredor, mas que devemos resistir-lhe firmes na fé. A nossa força contra o mal depende da nossa fé.
b) FORÇAS CONTRA AS PROVAÇÕES E O DESÂNIMO
As provações, quando não são enfrentadas com muita fé, deixam resquícios de desânimo em nossa alma. Paulo, quando em Roma foi abandonado por quase todos, disse: “O Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida” (II Tim. 4:17).
Conclusão
As provisões do Reino são completas e atendem a todas as áreas da nossa existência.
Este estudo nos ensina a confiar na provisão material de Deus, abandonando a ansiedade e reconhecendo que Aquele que nos deu a vida também nos dará o sustento.
Além disso, somos convidados a depender diariamente da provisão da Sua Graça, que nos salva, nos capacita e nos sustenta espiritualmente.
Por fim, em meio às lutas, recebemos a provisão de forças do Alto para vencer o mal, as provações e o desânimo. Ser cidadão do Reino é viver na certeza de que nosso Rei supre todas as nossas necessidades.
Lista de estudos da série
01. Como saber se você realmente faz parte do Reino?
02. 8 Segredos para encontrar a verdadeira felicidade em Cristo
03. O que realmente significa nascer de novo para entrar no céu?
04. Por que a mensagem de Jesus é mais poderosa que qualquer arma?
05. A prova de que o Reino de Deus é a única solução para o mundo
06. Como transformar sua tristeza em uma alegria que ninguém pode tirar
07. O segredo para falar palavras que curam e edificam
08. Como vencer a ansiedade confiando na provisão divina
09. O perigo invisível de colocar o coração no dinheiro
10. O paradoxo cristão, por que você precisa perder para ganhar?
11. 3 Promessas infalíveis sobre o seu futuro eterno com Deus
12. Descubra quais são as recompensas que esperam por você no céu
