Texto básico: João 16:20-24.
Ninguém vive sem que tenha ao menos um pouco de alegria na vida. Ela é necessária ao equilíbrio mental e emocional.
O normal de uma vida é estar alegre, de bom humor, e otimista. A tristeza é uma anomalia. Há tempo de chorar, não há dúvida, mas esta situação não pode ser uma constante em nossa vida.
Deus nos deu um mundo alegre, com plantas e flores tão belas, rios, montanhas e uma infinidade de coisas encantadoras para os olhos e para a mente. Mesmo que enfrentemos, aqui e ali, revezes e problemas, não há razão para estarmos tristes.
O crente tem ainda motivos maiores para viver alegre: é a sua participação no Reino glorioso de Cristo. "Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz e alegria no Espírito Santo” (Rom. 14:17).
Então, o Reino tem alegria com abundância, alegria muito mais profunda para nos dar. Vamos estudar, com esta lição, quais são essas alegrias.
ENTENDENDO O CONTEXTO
a) A vossa tristeza se converterá em alegria
Por um lado, estas palavras se referem à tristeza que os discípulos sentiram quando Jesus foi pregado na cruz, sofrendo morte tão vergonhosa. De fato, todos os que acompanharam o Mestre choraram e se lamentaram.
Mas, com a ressurreição veio a alegria. Entretanto, o texto refere-se com muito mais elementos ao sofrimento da igreja no período em que estamos, entre a primeira vinda de Cristo e o seu arrebatamento.
b) E a vossa alegria ninguém poderá tirar
É fato que a alegria do crente ninguém pode tirar do seu coração, mas Jesus se refere à alegria plena que vamos ter no seu Reino eterno. Uma alegria sem qualquer mescla, alegria imperturbável.
O Reino de Deus, tudo que planta em nós, o faz no coração, no mais profundo do nosso ser. Portanto, as lutas e os problemas que a vida, a cada passo, nos impõe, não podem, de modo algum, tirar a nossa alegria.
A única coisa que tira a nossa alegria é o pecado. Mas logo que ele é confessado, recebemos o perdão e, com o perdão, volta a alegria.
c) Se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome
Para este período de lutas e sofrimentos da igreja, Jesus nos deu um extraordinário meio de conforto — a oração.
Quis dizer com isto que, embora tenhamos de enfrentar aflições no mundo, não estaremos sozinhos e nem teremos de lutar com nossas próprias forças. Basta orar ao Pai, em seu Nome, e seremos ajudados.
LIÇÕES EM DESTAQUE
1. Alegria de uma vida bem orientada
Se olharmos bem para a Palavra de Deus, vamos ver que ela tem as normas seguras para termos uma vida alegre.
A palavra “bem-aventurado”, que quer dizer “muito feliz”, aparece muitas e muitas vezes, como prova de que Deus deseja a nossa felicidade. Se buscarmos a orientação da Palavra de Deus, e a pusermos em prática, “o choro pode vir ao anoitecer, mas a alegria vem pela manhã” (Salmo 30:5).
Um modo de espantar a tristeza é buscar a presença de Deus em oração, porque na presença de Deus há plenitude de alegria, e na sua destra, delícias perpetuamente (Salmo 16:11).
Quando nos orientamos pela Palavra de Deus, temos a mais extraordinária das alegrias: a alegria da salvação. Esta bênção o rei Davi pediu que Deus lhe restituísse, quando pediu perdão por um tremendo pecado que havia cometido (Salmo 51:12).
2. Alegria que não depende das circunstâncias
Apesar de crentes, sofremos muita influência das circunstâncias. Quando tudo nos vai bem, sentimo-nos contentes; mas, quando se dá o contrário, mesmo não querendo, recebemos um bafejo frio e desalentador. Contudo, o crente não se deixa esmagar pelos revezes da vida. Sobre isto Paulo deixou-nos seu testemunho em muitas passagens bíblicas:
"Em tudo somos atribulados, porém, não angustiados; perplexos, porém, não desanimados..." (II Cor. 4:8)
"... porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado, como também ser honrado..." (Filip 4:11,12).
3. A alegria completa
Será que neste mundo podemos ter alegria completa? Já observou que, mesmo nas horas de maiores alegrias, ela nunca é completa? Jamais conseguiremos passar uma esponja em tudo que é negativo e desagradável. Enfim, temos de reconhecer que há imperfeição até em nossa alegria.
Uma das passagens sobre a alegria completa está no texto básico deste estudo. São palavras do próprio Jesus: "até agora nada tendes pedido em meu nome: pedi, e recebereis, para que a vossa alegria seja completa” (João 16:24).
Aqui Jesus nos diz que, orando em seu nome, receberemos o que pedirmos. E o que Ele nos concede, faz com que nossa alegria seja completa.
O outro texto que fala em alegria completa é o de I João 1:4: “Estas coisas vos escrevemos para que a vossa alegria seja completa”. Trata-se da grande alegria que o apóstolo João sentia ao escrever o seu testemunho sobre o "Verbo da Vida".
Todavia, alegria realmente completa teremos quando Jesus voltar, se estivermos vivos naquele dia, ou quando formos “levados pelos anjos” para receber a sua aprovação e o convite: "Entra no gozo do teu Senhor!" Nossa tristeza, então, se transformará em plena alegria.
Conclusão
As alegrias do Reino são um tesouro que transcende o superficial. Este estudo nos mostra que a verdadeira alegria não é a ausência de tristeza, mas uma profunda convicção que brota de uma vida orientada pela Palavra de Deus.
É uma alegria resiliente, que não depende das circunstâncias externas, mas se firma na soberania de um Deus que cuida de nós.
Por fim, caminhamos na esperança de uma alegria completa e eterna, prometida por Cristo, que um dia transformará toda a nossa tristeza em um gozo que ninguém poderá nos tirar.
Lista de estudos da série
01. Como saber se você realmente faz parte do Reino?
02. 8 Segredos para encontrar a verdadeira felicidade em Cristo
03. O que realmente significa nascer de novo para entrar no céu?
04. Por que a mensagem de Jesus é mais poderosa que qualquer arma?
05. A prova de que o Reino de Deus é a única solução para o mundo
06. Como transformar sua tristeza em uma alegria que ninguém pode tirar
07. O segredo para falar palavras que curam e edificam
08. Como vencer a ansiedade confiando na provisão divina
09. O perigo invisível de colocar o coração no dinheiro
10. O paradoxo cristão, por que você precisa perder para ganhar?
11. 3 Promessas infalíveis sobre o seu futuro eterno com Deus
12. Descubra quais são as recompensas que esperam por você no céu
