3 Promessas infalíveis sobre o seu futuro eterno com Deus - Estudo Bíblico sobre o Reino de Deus

Texto básico: Daniel 7:9-14.

Uma coisa bem marcante nos reinos deste mundo é que eles passam rapidamente. Nenhum reino, dentre os mais poderosos, pôde permanecer por muito tempo. Muitos deles tiveram grande domínio e glória, mas logo sucumbiram ante o grande adversário que se chama tempo.

O Reino da Babilônia, por exemplo, chamado pelo próprio Deus de Reino de Ouro, atingiu o auge da sua glória por volta do sexto século antes de Cristo, no tempo de Nabucodonosor. E agora, onde está a Babilônia? Tornou-se habitação de feras do deserto (Jer. 50:39). Assim tem acontecido e vai acontecer com todos os reinos deste mundo.

Há um reino, porém, que não passa, não envelhece e nunca vai desaparecer. Esse é o Reino de nosso Senhor Jesus Cristo. “Ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim” (Luc. 1:33).

ENTENDENDO O CONTEXTO

Tomamos um texto do Antigo Testamento (Dan. 7:9-14) para estudo do Reino de Cristo, por dois motivos: para mostrar que a ideia do Reino de Deus é a mesma tanto no Antigo como no Novo Testamento; e porque os termos encontrados no texto de Daniel são de uma extraordinária clareza sobre o Reino eterno.

Alguns destaques do texto básico:

a) Um Ancião de dias

Este é o modo pelo qual Deus Pai é caracterizado pelo profeta. Esta visão, Daniel a teve no tempo de Belsazar, o último dos reis da Babilônia. Era chegado o fim do primeiro ciclo de uma série de acontecimentos que alcançam os nossos dias.

b) Assentou-se o tribunal

Deus não é juiz o tempo todo. Ele é Pai, é o nosso Pastor, o nosso Refúgio. Mas haverá o dia em que se assentará para o ajuste de contas com todos. As pessoas, grandes e pequenas, terão de comparecer (Apoc. 20:11-14) perante Ele.

c) Foi-lhe tirado o domínio

Haverá o dia em que os últimos poderes deste mundo serão arrancados. Mas, chegará o dia em que o domínio será tirado de todos eles. Então ficará só um reino, o do Senhor Jesus: “O Reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos" (Apoc. 11:15).

d) Um como o Filho do Homem

Daniel, em sua visão, teve o privilégio de ver o Filho do Homem, Jesus Cristo, a quem foi “dado domínio e glória e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído” (Dan. 7:14).

e) Mas os santos

Mas os santos receberão o reino e o possuirão para todo o sempre, de eternidade em eternidade (Dan. 7:18). O Reino é para os santos, isto é, os que se santificaram pelo sangue do Cordeiro, crendo nele como Salvador.

LIÇÕES EM DESTAQUE

1. A promessa da vida eterna

Que importância tem para nós saber que o Reino de Cristo é eterno? Isto nos dá muita tranquilidade, significa estabilidade, invencibilidade e oportunidade para receber tudo o que nos está prometido na Bíblia. A recompensa completa da nossa fidelidade a Cristo está na eternidade. "Ora, o mundo passa" — escreveu o apóstolo João — “bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente” (I João 2:17).

2. A promessa de termos tudo de modo permanente

Aqui tudo é provisório. Nosso corpo, este tabernáculo terreno, logo se desfará no pó. Mas "sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus” (II Cor. 5:1). Teremos alma e corpo para uma vida permanente e de gozo, com o Senhor, de modo eterno. O crente aguarda possuir uma “cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o Arquiteto e Edificador" (Heb. 11:10).

3. A promessa de Deus vir morar conosco

Deus está conosco através do seu Espírito, mas vai dar-nos um lugar onde Ele mesmo, pessoalmente, virá morar com o seu povo. No livro do Apocalipse lemos que, depois do grande julgamento, Ele virá morar com o seu povo. Uma grande voz anunciará:

Apocalipse 21:3
"Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povo de Deus e Deus mesmo estará com eles".

E tudo será muito diferente do que temos na presente vida. Todas as imperfeições como o pranto, a morte, a separação, a dor, não mais existirão. O Reino é perene, caso contrário essas promessas não seriam feitas. Graças a Deus por tudo!

Conclusão

Em contraste com a transitoriedade dos reinos humanos, a perenidade do Reino de Deus é a nossa maior segurança e esperança. 

Este estudo, baseado na visão de Daniel, reafirma que o domínio de Cristo é eterno e jamais será destruído. 

Dessa verdade fundamental brotam as mais gloriosas promessas: a vida eterna, que garante uma recompensa celestial; a permanência de todas as coisas, com um corpo, lar e pátria incorruptíveis; e a promessa sublime de que o próprio Deus virá morar conosco

A certeza de um Reino eterno nos dá a tranquilidade para vivermos como peregrinos hoje, com os olhos fixos na glória que nos aguarda.


Lista de estudos da série

01. Como saber se você realmente faz parte do Reino?

02. 8 Segredos para encontrar a verdadeira felicidade em Cristo

03. O que realmente significa nascer de novo para entrar no céu?

04. Por que a mensagem de Jesus é mais poderosa que qualquer arma?

05. A prova de que o Reino de Deus é a única solução para o mundo

06. Como transformar sua tristeza em uma alegria que ninguém pode tirar

07. O segredo para falar palavras que curam e edificam

08. Como vencer a ansiedade confiando na provisão divina

09. O perigo invisível de colocar o coração no dinheiro

10. O paradoxo cristão, por que você precisa perder para ganhar?

11. 3 Promessas infalíveis sobre o seu futuro eterno com Deus

12. Descubra quais são as recompensas que esperam por você no céu

Semeando Vida

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
WhatsApp 🔒 Salvos