Por que a mensagem de Jesus é mais poderosa que qualquer arma? - Estudo Bíblico sobre Reino de Deus

Texto básico: João 1:35-51.

O mundo de hoje está convencido de que as ideias têm mais força do que as armas. No passado, Alexandre, Napoleão, Hitler e outros, tentaram conquistar o mundo com exércitos e instrumentos de guerra.

O que aconteceu? Morreram e com eles suas falazes conquistas. Uma canção vai muito mais longe do que uma flecha, disse um poeta.

A Reforma protestante do século XVI, desencadeada por Martinho Lutero, que mudou o curso da história, foi feita pela força das ideias. 

A pregação do livre exame das Escrituras Sagradas, e da concepção correta de Deus, do homem e do plano de salvação, fez com que o pensamento humano seguisse um outro curso.

Ninguém usou arma de guerra, mas uma grande modificação foi feita no mundo. Jesus, conhecedor deste fato, só se preocupou com uma coisa — com a mensagem. 

Nele a mensagem teve o mais alto nível, foi vivida de forma perfeita e proferida por seus lábios com autoridade e poder que a todos assombravam.

Jesus profetizou que seu Reino se estenderia até aos confins da terra, bastando para isto testemunhas que levassem sua mensagem a todos os recantos da terra (At. 1:8).

Multidões têm sido seguidoras de Cristo em todos os continentes, nações e ilhas, tão-somente porque a sua mensagem chegou até lá.

Vamos estudar, nesta lição, qual é a mensagem do Reino de Deus.

ENTENDENDO O CONTEXTO

a) Eis o Cordeiro de Deus

João Batista conhecia muito bem a Jesus, mas a multidão não o conhecia. Então, quando Jesus passava pelo lugar onde ele pregava, não perdeu a oportunidade: apontou a todos o Cordeiro de Deus. Esta é a missão de todo crente — apontar Jesus como Aquele que tira os nossos pecados.

b) Achamos o Messias

André, depois de estar com Jesus, no final de uma tarde, não fez outra coisa senão procurar seu irmão, Simão, para dar-lhe a notícia: “Achamos o Messias!" Foi uma grande descoberta a de André, a de achar o Messias prometido. E foi, também, um grande serviço prestado ao Reino, o de procurar seu irmão e levá-lo a Jesus. Temos procurado nossos irmãos para levá-los a Jesus?

c) Respondeu-lhe Filipe: Vem e vê

O melhor trabalho que prestamos ao Reino é fazer com que as pessoas experimentem quem é o Senhor Jesus. Só por meio de uma experiência pessoal, pode-se aquilatar quem realmente Ele é.

Foi extraordinária a palavra de Filipe; derribou todas as objeções apresentadas por Natanael que, apesar de ser um israelita perfeito (sem dolo), resistia à aceitação da notícia que lhe fora dada. Este é um modo eficientíssimo de evangelizar: dizer ao pecador: Vem e vê, ou, experimenta!

d) Mestre, tu és o Filho de Deus

Através de um modo tão simples, Natanael foi levado a Cristo, teve uma experiência com Ele e creu nele. A mensagem do evangelho tem sido levada assim aos mais distantes recantos da terra: um, passando, chama outro.

A experiência pessoal tem grande força para fazer com que outra pessoa examine a verdade. E, depois de um exame, vem a declaração de fé: “Mestre, tu és o Filho de Deus". Este é um modelo de trabalho para a igreja ainda hoje.

LIÇÕES EM DESTAQUE

Depois de vermos, de modo rápido, estas mensagens tão simples que foram o meio de reunir alguns dos primeiros discípulos de Jesus, passemos agora a ver as etapas marcantes da mensagem do Reino:

1. A mensagem de chamamento

Jesus contou a parábola dos trabalhadores chamados nas diversas horas do dia (Mat. 20:1-16), para destacar que ninguém vem para o seu Reino se não for chamado.

O apóstolo Pedro, em seu sermão no dia de Pentecoste, lembrou esta verdade dizendo que a promessa é para todos quantos o Senhor nosso Deus chamar (At. 2:39). O chamado para o Reino é uma mensagem que está em todo o Novo Testamento e também no Antigo.

Em Isaías, ela aparece chamando o pecador para um diálogo com o Senhor (Is. 1:18), para ouvir atentamente (Is. 55:3), para buscar o Senhor enquanto se pode achar (Is. 55:6).

Nos lábios de Jesus o chamado começou com o convite para arrependimento dos pecados e fé no Evangelho: "O tempo está cumprido e o Reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Marc. 1:15).

De fato, a primeira coisa que o pecador tem de fazer é ter atitude séria de arrependimento, de abandono dos seus pecados e de confiança em Jesus como seu Salvador.

Depois, esse chamado tomou aspecto muito amorável nas palavras: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei...” (Mat. 11:28). Na parábola do Filho Pródigo o chamado é feito a todos que estão longe, mostrando que o Pai está de braços abertos para receber a todos com grande regozijo.

No Apocalipse o chamado tem um caráter de mais urgência. Jesus se apresenta como quem está batendo à porta. Não mais está chamando de longe, mas batendo na porta, porque o tempo não mais permite demoras: "Eis que estou à porta e bato... " (Apoc. 3:20).

Cristo chama com perseverança o pecador. Esta mensagem de chamamento mostra o grande amor de Deus. Será que você ainda está resistindo ao chamado de Deus?

2. Mensagem de autenticação do Reino

O Reino não podia ser apenas anunciado, mas precisava ser autenticado, para que ninguém tivesse dúvida quanto à sua implantação no mundo. Citemos apenas três maneiras pelas quais esta autenticação foi feita:

a) Pelas citações do Antigo Testamento: Os judeus criam piamente em tudo que fora escrito por Moisés e os profetas. Sendo assim, Jesus, sempre que ensinava, citava o Antigo Testamento para provar que Ele era a pessoa de quem os antigos falaram.

b) Pelo modo vivo com que ensinou: Ele viveu o ensino que proferiu com seus lábios. Em outras palavras, Ele encarnou o seu próprio ensino. Quando falou sobre o Caminho para o céu, sobre a Verdade e sobre Vida, Ele apenas disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida...” (João 14:6).

c) Pela transformação que operava nas pessoas: A mensagem do Reino de Deus sempre teve este poder de transformar vidas. Jesus, e depois os apóstolos, sempre que falaram, vidas eram transformadas pelo impacto do poder com que falavam.

3. A mensagem escatológica

A mensagem escatológica (das coisas futuras) ocupou grande parte dos evangelhos e das epístolas e todo o livro do Apocalipse. Os profetas do Antigo Testamento também dedicaram muito tempo a este assunto, porque o Reino, na sua plenitude, terá lugar quando a presente situação desaparecer.

Ao voltar ao céu, mandou seu Espírito para fazer a obra de aliciamento e separação, pela conversão, dos súditos do Reino. Na sua próxima vinda Ele fará o arrebatamento de todos os que já tiverem sido alcançados pelo poder eficiente do Evangelho.

Depois disto, haverá um período de grande tribulação no mundo e, no final dele, Cristo virá de modo visível, com grande poder e glória (Luc. 21:25-28) e se revelará aos seus santos (I Tess. 3:13), julgará as nações (Mat. 25:31-46), destruirá o anticristo (II Tess. 2:8), a besta e o falso profeta (Apoc. 19:20).

Satanás será preso (Apoc. 20:1-3). Então virá o milênio, mil anos de reinado de Cristo aqui na terra; satanás será solto de novo (Apoc. 20:7, 8).

Haverá, então, a ressurreição dos não salvos (João 5:29; Dan. 12:2) e o grande julgamento, perante o trono branco, de todos os mortos (Apoc. 20:11-15). Depois, os salvos irão viver com Cristo eternamente, enquanto que os não salvos terão a eterna condenação.

Conclusão

A mensagem do Reino, portanto, não é uma filosofia complexa, mas uma verdade viva e poderosa. Ela começa com um convite pessoal, um "vem e vê" que nos leva a um encontro transformador com Jesus, o Cordeiro de Deus. 

Essa mensagem se desdobra em um chamamento amoroso ao arrependimento, é autenticada pela Palavra de Deus e pela vida de Cristo, e culmina na esperança escatológica de um Reino eterno. 

Cada etapa revela o amor de Deus e nos convida a participar de Sua obra, levando adiante essa mesma mensagem que um dia nos alcançou.


Lista de estudos da série

01. Como saber se você realmente faz parte do Reino?

02. 8 Segredos para encontrar a verdadeira felicidade em Cristo

03. O que realmente significa nascer de novo para entrar no céu?

04. Por que a mensagem de Jesus é mais poderosa que qualquer arma?

05. A prova de que o Reino de Deus é a única solução para o mundo

06. Como transformar sua tristeza em uma alegria que ninguém pode tirar

07. O segredo para falar palavras que curam e edificam

08. Como vencer a ansiedade confiando na provisão divina

09. O perigo invisível de colocar o coração no dinheiro

10. O paradoxo cristão, por que você precisa perder para ganhar?

11. 3 Promessas infalíveis sobre o seu futuro eterno com Deus

12. Descubra quais são as recompensas que esperam por você no céu

Semeando Vida

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
WhatsApp 🔒 Salvos