A verdade chocante sobre quem é o verdadeiro dono do seu dinheiro - Estudo Bíblico sobre a Soberania de Deus


1 Crônicas 29:10-20

Objetivo da Lição: Conscientizar o aluno de que os bens que ele possui pertencem a Deus.

INTRODUÇÃO

Deus é o criador de todas as coisas. Logo, somente Ele tem direito absoluto de propriedade sobre qualquer coisa.

Salmos 24:1
Ao Senhor pertence a terra e tudo que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.

Jó 41:11
Pois o que está debaixo de todos os céus é meu.

A relação do homem com as coisas criadas é apenas de mordomia, isto é, de administração (Gênesis 1:26-29). "Mordomo" é a tradução do grego "Ecónomo", que significa, literalmente, aquele que é responsável pela direção ou administração da casa (Gênesis 24:2; 39:4; 1 Coríntios 4:1). 

É aquela pessoa a quem é entregue tudo quanto o senhor possui para ser cuidado e desenvolvido.

O texto escolhido para explicar a relação DEUS - DINHEIRO - MORDOMO, é 1 Crônicas 29:10-20. 

Este é o registro de uma oração feita pelo rei Davi. Estava ele no fim do seu reinado e da sua vida, já havia designado Salomão para sucedê-lo, e desejava que este construísse o templo para o qual já havia, segundo instrução divina, preparado a planta e solicitado ao povo ofertas voluntárias para a sua construção (1 Crônicas 28:1-21).

A resposta do povo foi positiva excedendo a expectativa do rei, pois o tesouro da Casa do Senhor se encheu de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de pedras preciosas, e todos se alegraram porquanto de coração íntegro, deram liberalmente esses bens ao Senhor.

1. QUEM É O DEUS DE DAVI?

1 Crônicas 29:10
Pelo que Davi louvou ao Senhor perante a congregação toda, e disse: Bendito és tu, Senhor, Deus de nosso pai Israel, de eternidade em eternidade.

"SENHOR" é a tradução do hebraico JAVÉ, nome que foi revelado pelo próprio Deus, na ocasião da teofania da sarça ardente:

Êxodo 3:14
Disse Deus a Moisés: Eu sou o que sou. Disse mais: assim dirás aos filhos de Israel: Eu sou me enviou a vós outros.

Davi, portanto, se dirige ao Deus da revelação, EU SOU, isto é, o único que de fato existe. EU SOU também apresenta a Deus como uma pessoa que se relaciona com outras personalidades. Davi, portanto, se dirige ao Deus vivo e pessoal (Salmos 115:8).

"Deus de nosso pai Israel" relembra o patriarca de quem descendeu toda a nação e também a Aliança feita pelo Senhor com este patriarca (Gênesis 28:13-15; 33:20). 

Esta expressão se encontra pela primeira vez em Juízes 5:3, no Cântico de Débora, e frequentemente era utilizada pelos profetas (Isaías 17:6; Sofonias 2:9). Davi, portanto, se dirige ao Deus da História.

"De eternidade em eternidade", ressalta um atributo de Deus. Na classificação dos teólogos reformados, eternidade é um atributo incomunicável de Deus, isto é, uma virtude divina que não tem nenhuma analogia com a criatura humana. L. Berkhof a define como "aquela perfeição divina por meio da qual Ele se eleva sobre todas as limitações temporais, todas as sucessões de momentos e goza da plenitude de sua existência num presente indivisível". 

Portanto, para Davi, a eternidade divina, coloca Deus em contraste com todos os deuses efêmeros das nações (Salmos 90:2 e 102:12).

2. O QUE PERTENCE A DEUS?

1 Crônicas 29:11
Tua, Senhor, é a grandeza, o poder, a honra, a vitória e a majestade...

Estas expressões formam uma antífona que atribui valores pessoais:

2.1. GRANDEZA - emprega-se de modo predominante nas expressões de grandeza e poder superlativos de Deus. Deus é maior do que todos os deuses (Salmos 77:13; Êxodo 18:11), e consequentemente todos os seus atos são grandes e poderosos (Deuteronômio 11:2; Salmos 106:21).

2.2. PODER - sugere a capacidade inerente de Deus para realizar qualquer atividade material ou espiritual. Para Deus, tudo é possível (Mateus 19:26).

2.3. HONRA - significa o reconhecimento da obra de outra pessoa, dando-lhe a posição e as honras que merece. Deus é merecedor de toda a honra pela posição e obra que executa (1 Timóteo 1:17).

2.4. VITÓRIA - traduz palavras afins derivadas da raiz "salvar" (cf. o nome Jesus ou Josué). Em contexto de batalha, a vitória era encarada como uma intervenção salvadora de Deus (Salmos 20:5,9; 144:10). A Deus pertence a vitória! Ou, a Deus pertence a salvação!

2.5. MAJESTADE - indica elevação, superioridade, excelência, magnificência, nobreza. Deus, como rei supremo, exerce o seu governo envolto em majestade e glória (Salmos 93:1 e 96:6).

Por possuir os valores pessoais supracitados, atribuem-se a Deus agora, valores globais: "TEU É TUDO QUANTO HÁ NOS CÉUS E NA TERRA" (v.11). Toda propriedade pertence a Deus por direito de criação, mas também de preservação e de redenção (Gênesis 1:27; Atos 17:22-28; Apocalipse 5:9).

"TEU, SENHOR, É O REINO E TU TE EXALTASTE POR CHEFE SOBRE TODOS" (v.11). Deus é TODO-PODEROSO, que tem em suas mãos o domínio universal e que conhece o fim desde o princípio e os meios que utilizará para alcançar esse fim. Tudo, sem exceção, está sob o seu controle e sua vontade é a razão fundamental de tudo o que acontece (Daniel 4:35; Jeremias 32:17; Mateus 28:18; Salmos 115:3; 135:6; e Romanos 9:20).

A conclusão óbvia a que chega Davi é que, se tudo pertence a Deus, tudo que o homem é e possui procede de Deus. "PORQUE TUDO VEM DE TI” (vs. 12-14).

3. QUEM É DAVI E QUEM É O SEU POVO?

1 Crônicas 29:14
Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas?

Referia-se às ofertas feitas por ele e por toda a nação para a edificação do templo de Jerusalém, como se acham catalogadas nos versos de 1-9, do capítulo 29.

Além do adquirido às custas do erário público, Davi mesmo tinha oferecido 171 toneladas de ouro puro de Ofir e 400 toneladas de prata. 

O povo tinha ofertado 255 toneladas de ouro, 310 toneladas de prata, 1026 toneladas de bronze e 5700 toneladas de ferro. Pelo tamanho da oferta e pelo alto privilégio de ofertar é que Davi agradece: "Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos e louvamos o teu glorioso nome" (v.13).

Mas, quem somos nós? - indaga Davi. Somos MORDOMOS - responde o mesmo. Nada temos que não proceda do Senhor e somos administradores dos bens de Deus: "Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos" (v.14). Quem somos nós? "Somos estranhos... peregrinos... como sombra os nossos dias... não temos permanência" (v. 15).

4. O QUE É A NOSSA OFERTA?

O ato de ofertar a Deus é um privilégio imerecido concedido por Deus a nós. É uma GRAÇA. Leia 2 Coríntios 8:1-4. Ali Paulo descreve a participação dos crentes macedônios na coleta para os pobres da Judéia como uma graça concedida por Deus.

Davi também entendia assim e por causa disso ele pede a Deus: "conserva para sempre no coração do teu povo estas disposições e pensamentos, inclina-lhe o coração para contigo" (v. 18). Ofertar é uma disposição interna produzida por Deus no coração e na mente do crente.

Consequentemente, a oferta é voluntária (v.14), abundante (v.16), sincera e dada com alegria (v.17).

CONCLUSÃO

Ageu 2:9
Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos.

Toda a riqueza que existe no mundo pertence ao Senhor. Ele é o dono de tudo. Tudo que temos nos foi dado por Deus e deve estar à disposição d'Ele.

Deuteronômio 8:17-18
Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas...

Autor: REV. ARIVAL DIAS CASIMIRO


Lista de estudos da série

1. A verdade chocante sobre quem é o verdadeiro dono do seu dinheiro – Estudo Bíblico sobre a Soberania de Deus

2. A escolha impossível que todo cristão enfrenta diariamente – Estudo Bíblico sobre Cristo e Mamom

3. O pecado financeiro que custou a vida de um casal na igreja primitiva – Estudo Bíblico sobre Ananias e Safira

4. Mais que 10% o verdadeiro significado do dízimo que poucos entendem – Estudo Bíblico sobre o Dízimo

5. Quando o dízimo não é suficiente o segredo das ofertas voluntárias – Estudo Bíblico sobre Ofertas

6. A prova de generosidade que seu extrato bancário não consegue mostrar – Estudo Bíblico sobre Generosidade

7. O poder de Deus não está à venda, o alerta infalível de Simão o Mago – Estudo Bíblico sobre Simonia

8. A fúria santa de Jesus no templo o que realmente o deixou irado – Estudo Bíblico sobre a Pureza da Adoração

9. Sua casa está pronta mas e a de Deus? a mensagem urgente do profeta Ageu – Estudo Bíblico sobre Prioridades

10. O segredo de Paulo para ser feliz com muito ou com pouco – Estudo Bíblico sobre o Contentamento

11. Apostar na sorte é pecado? o que a Bíblia realmente diz sobre jogos de azar – Estudo Bíblico sobre Sorte e Providência

12. A armadilha mortal do consumismo e como Jesus te liberta dela – Estudo Bíblico sobre o Consumismo```

Semeando Vida

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
WhatsApp 🔒 Salvos