Texto básico: Mateus 25:14-23.
As recompensas são uma grande motivação para todos os empreendimentos da vida. O lavrador não trabalha senão para ter uma boa colheita. O comerciante se dedica ao seu negócio porque deseja vê-lo prosperar. Por mais desinteressado que seja um trabalho, sempre se espera dele uma recompensa.
Portanto, quando falamos em recompensas no Reino de Deus, não devemos pensar só em coisas materiais.
Não negamos que a vida cristã nos dê bênçãos de coisas deste mundo. Não é Deus o Dono da prata, do ouro, da saúde e da vida? O justo não fica desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão (Salmo 37:25).
Porém, há recompensas muito maiores à espera do crente. Muitas são imediatas, estão aqui nesta vida, mas as mais estupendas estão na eternidade. Vamos ao estudo.
ENTENDENDO O CONTEXTO
O ensino aqui é feito por meio de uma parábola, na qual um homem confiou seus bens aos seus servos. Jesus é este homem que, ao se ausentar do mundo, confiou aos seus discípulos o seu Reino, ou, a sua Igreja. Nós somos os servos a quem foram confiados muitos talentos.
a) Os bons servos
Dois deles, logo que receberam os talentos que lhes foram confiados, saíram a trabalhar e obtiveram outro tanto do que receberam. Não há trabalho diligente e aplicado que não tenha bons resultados. O bom servo sabe como trabalhar e fazer com que os bens que lhe foram entregues sejam multiplicados.
b) Um mau servo
Felizmente, no Reino de Deus o número de maus servos é muito menor. Como se caracteriza o mau servo? É negligente, crítico, irresponsável e até caluniador. Para justificar-se, lançou tremendas calúnias contra o seu senhor. Porventura não estamos fazendo o mesmo com Deus?
c) O ajuste de contas
Os talentos foram dados apenas em confiança. Os servos não eram donos deles, eram mordomos. Portanto, chegou o dia em que tiveram de acertar as contas com o seu senhor. Assim acontecerá com tudo que Deus tem colocado em nossas mãos para cuidarmos.
d) Aprovação ou reprovação
Os que agem bem, não precisam temer, Deus não faz injustiça. Os que agem mal, não se iludam: Deus não se deixa enganar. Se somos negligentes e maus, um dia isto vai aparecer. Deus só tem dois tipos de palavra para dizer: ou de aprovação ou de reprovação.
e) As recompensas
Deus criou um mundo regido por leis, dentre as quais destacamos a de causa e efeito. O efeito de uma vida voltada para Deus, dedicada ao seu serviço, cheia de fé, é a recompensa máxima — a vida eterna. “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei: entra no gozo do teu senhor” (Mat. 25:23).
LIÇÕES EM DESTAQUE
1. Recompensas imediatas
O Reino de Deus não tem recompensas só na vida eterna. Há muitas recompensas já na presente vida. Vejamos algumas delas:
a) A nova vida em Cristo
Cristo não nos põe no céu imediatamente, mas põe um pouco do céu dentro de nós. O crente, depois da genuína conversão, uma coisa saberá dizer: “antes eu era cego, agora vejo". A nova vida em Cristo é um nascer de novo.
b) Um sentido espiritual para a vida
O trabalho e o conforto dão à vida apenas um sentido material e passageiro. No Reino de Deus a vida encontra o sentido espiritual, tão necessário ao ser humano. No Reino, a vida se enriquece de sentido, valor e determinação.
c) Segurança espiritual
A nossa confiança em Cristo e a consequente entrada no seu Reino, nos dá verdadeira segurança espiritual. Tendo-a, o crente não teme o futuro, não teme a morte e caminha em paz.
2. A recompensa da vida eterna
A nossa fé em Jesus é a chave que abre todas as portas de bênçãos. Mas, neste tópico, queremos estudar a recompensa central da fé — a salvação.
I João 5:12
"Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida".
Nós, que não éramos povo, isto é, não éramos nada, agora somos povo e família de Deus (Efés. 2:19) e coerdeiros com Cristo no Reino (Rom. 8:17).
3. A recompensa do trabalho no Reino
Não somos salvos pelo trabalho, mas pela graça. Para que trabalharmos, então? Trabalhamos porque Deus nos chamou para trabalhar para Ele, e isto é um grande privilégio. Mas Deus, para não dar o mesmo galardão a todos, prometeu uma variedade de galardão no céu, de acordo com o trabalho de cada um.
Mateus 5:11-12
"Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus”.
Devemos trabalhar por amor a Deus e gratidão pelo que nos fez. Porém, o galardão é um grande incentivo para fazermos muito mais no seu Reino.
Conclusão
As recompensas do Reino são uma demonstração da graça e da justiça de Deus, motivando-nos a uma vida de serviço fiel.
Este estudo esclarece que essas recompensas se manifestam em múltiplas dimensões: há as recompensas imediatas, como a nova vida, o propósito e a segurança que encontramos em Cristo aqui e agora.
Existe a recompensa suprema, que é a própria vida eterna, nossa salvação garantida pela fé. E, finalmente, há a recompensa pelo trabalho, um galardão celestial que será distribuído de acordo com a nossa fidelidade.
Embora sirvamos por amor, a promessa de recompensa nos anima a perseverar, sabendo que nenhum esforço no Senhor é em vão.
Lista de estudos da série
01. Como saber se você realmente faz parte do Reino?
02. 8 Segredos para encontrar a verdadeira felicidade em Cristo
03. O que realmente significa nascer de novo para entrar no céu?
04. Por que a mensagem de Jesus é mais poderosa que qualquer arma?
05. A prova de que o Reino de Deus é a única solução para o mundo
06. Como transformar sua tristeza em uma alegria que ninguém pode tirar
07. O segredo para falar palavras que curam e edificam
08. Como vencer a ansiedade confiando na provisão divina
09. O perigo invisível de colocar o coração no dinheiro
10. O paradoxo cristão, por que você precisa perder para ganhar?
11. 3 Promessas infalíveis sobre o seu futuro eterno com Deus
12. Descubra quais são as recompensas que esperam por você no céu
