Coração blindado: 5 estratégias bíblicas para proteger sua mente e emoções – Estudo Bíblico sobre Guardar o Coração


Sl 119.9-12

INTRODUÇÃO

As fontes da vida estão no coração. Não no órgão físico, que conserva a vida física, mas na sede dos sentimentos e das emoções, que a Bíblia chama, também, de coração. 

Assim como o músculo cardíaco é responsável pela manutenção de nosso organismo, aquilo que nós somos no interior de nós mesmos, é responsável por uma vida tranquila aqui, e por nosso destino eterno.

É tão importante o cuidado que devemos ter com o coração, que Salomão, em Pv 4.23, recomenda ao leitor que o guarde, por que dele procedem as fontes da vida. 

Em linguagem bem simples, podemos dizer que você é, e será, aquilo que você for na sua vida interior, e esta vai determinar tudo o que você fizer.

1 - A IMPORTÂNCIA DAS FONTES

As fontes nos dão a água que bebemos, a água do rio e, até, a do imenso mar. Se as fontes se secarem, o mundo será transformado num gigantesco deserto. 

De certo modo, a manutenção da vida da humanidade depende de mantermos as fontes que nos dão a água.

As fontes das águas estão nas grandes alturas, nas montanhas, cercadas de grandes matas. Nosso coração pode ser comparado às montanhas, porque é dele que procedem as fontes da vida.

Quais são as fontes da vida e que influência tem o coração sobre elas?

Pv 4.23
"Sobretudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

a) Saúde — é a fonte da vida física. Quem perder a saúde arrisca-se a perder a vida. Se você quer viver bem e por muito tempo, cuide de sua saúde.

Sabe-se que muitas pessoas perdem a saúde (e, consequentemente, a vida) por falta de cuidado com a alma. 

O vício, o desregramento, a imoralidade, a preguiça, a negligência, o relaxamento, a indisciplina (todos moradores do coração) podem ocasionar sérios prejuízos à saúde do corpo. Cuidar do coração ajuda a manter a saúde (isto é certo tanto física como espiritualmente).

Certa vez, ficaram lado a lado, para exames no Instituto Médico Legal, os corpos de um jovem e de um ancião, que morreram no mesmo acidente. 

Ao abrirem o do jovem constataram que seu organismo parecia ter 70 anos; ao contrário, o do velhinho parecia mais o de uma pessoa da metade de sua idade.

A diferença foi constatada: o jovem adquirira vários vícios e levara vida indisciplinada; o ancião era crente antigo, e teve sempre muito cuidado com a saúde.

b) Mente - Nossa cabeça, em grande parte, é influenciada por nossos sentimentos. Inveja, raiva, ressentimento, malícia, e outras emoções, são fontes de maus pensamentos, más ideias e más intenções. Se a pessoa não se cuidar, sua mente pode ficar de tal modo poluída que nada de bom surgirá dela.

Jesus disse que aquilo que sai do coração é que realmente contamina a pessoa e os outros:

Mt 15.19,20
"Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem..."

c) Atitudes - Nossa vida são as nossas atitudes. Somos aquilo que nós fazemos. E os nossos atos são grandemente influenciados pelos nossos sentimentos. A pessoa pratica atos maus porque é má de coração. Jesus disse que a árvore boa dá bons frutos, e a árvore má só dá maus frutos — Mt 7.17.

Cuidar do caráter é muito importante, porque aquilo que a pessoa é no coração reflete-se nos seus atos de cada dia.

2 - A PRESERVAÇÃO DAS FONTES

Hoje, até as crianças estão engajadas nas campanhas contra a poluição de nossas fontes de água: nascentes, rios, lagoas, mares... 

Todos sabemos que devemos evitar a contaminação dessas fontes, porque elas nos garantem um viver sadio.

Igualmente, devemos ter cuidado com as fontes da vida, evitando sua contaminação, sua poluição. Vejamos alguns fatores que poluem nossa vida:

a) Tentação — A queda do homem começou com a poluição, com o veneno lançado pelo tentador na mente da mulher, lá na forte da humanidade. As tentações constituem grave perigo para a nossa integridade espiritual. Daí, Jesus ter advertido:

Mt 26.41
"Vigiai, para que não entreis em tentação"

Não podemos, às vezes, evitar a tentação. Mas podemos evitar que ela se instale em nossa mente. Alguém já disse: "Não posso evitar que um passarinho pouse em minha cabeça; mas posso evitar que ele faça ninho nela".

Cuidado com tudo aquilo que tiver a aparência de tentação. Não se deixe levar. Resista, se puder. Se não, peça a Deus forças para afastar a tentação.

b) Pecado — Todos nós temos a inclinação para o mal. Nosso velho homem, algumas vezes, nos leva a ter maus pensamentos, que podem gerar atos maus.

É importante você se examinar constantemente para verificar se está ou não cedendo a essa inclinação. Não é difícil fazer isso. 

Basta você comparar o que está pensando, falando e fazendo com os princípios bíblicos. A Bíblia é o melhor espelho para refletir nossa imagem espiritual. Evite fazer aquilo que notar que é contrário ao ensino da Palavra de Deus.

c) Ambiente — A poluição ambiental é grandemente prejudicial à saúde. Em algumas cidades altamente industrializadas, a poluição do ar tem causado sérios problemas à população.

É importante você examinar o ambiente que frequenta. Se for poluído moralmente, pode afetar seriamente sua saúde espiritual, atingindo seu coração, e, assim, poluindo as fontes de sua vida.

Observe as conversas, as preferências e as atitudes dos amigos e colegas. Não se deixe envolver por insinuações maldosas. 

Se preciso, evite estar nesses ambientes. Se insistir, você mesmo será influenciado, e não terá mais condições de se recuperar.

Certo rapaz, que sofria de grave problema respiratório, teve de abandonar os estudos superiores e o trabalho e mudar-se para outra cidade. Se insistisse em permanecer, exporia seriamente a sua vida.

Talvez você tenha de tomar atitude semelhante para o seu bem-estar espiritual. Não seja indeciso nesse particular. Sua alma vale mais do que o mundo inteiro.

Procure fazer amigos e colegas no ambiente da igreja. Enturme-se com os jovens da igreja. A igreja ainda é o melhor ambiente que existe para você manter a integridade das fontes da vida.

3 - FINALIDADE DAS FONTES

As fontes existem para dar. Elas não retêm a água, como os poços e as cisternas. As fontes são sempre uma bênção para o lugar e as pessoas. Onde elas existem, há água, há verde, há alimento, há vida.

Se você tiver cuidado com seu coração (sua vida espiritual), as fontes que procedem dele (sua saúde, seus pensamentos, seus atos) irão constituir grande bênção para você e para as pessoas ao seu redor.

Deus criou as fontes para fornecer água para o mundo. Deus criou você para ser uma bênção. Você não pode viver uma vida egoísta, se quiser agradar a Deus. 

É preciso que as marcas de sua passagem fiquem pelo caminho. Onde você estiver, haja vida, haja paz, haja alegria.

Do esforço que você fizer para guardar o seu coração, haverá grande recompensa, primeiro para você e, então, para os outros.

Se você procurar ser cristão sincero, honesto, fiel e humilde, contribuirá para o bem dos outros, pelo seu exemplo e por seus atos.

Se você quiser reter só para você, suas forças secarão, ou não terão vida. Se distribuir e repartir, terá saúde e espalhará bênção.

CONCLUSÃO

Li, há algum tempo, alegoria de Sadu Sundar Singh, sobre o Mar da Galiléia e o Mar Morto, que transferi para este poema:

DOIS MARES

Na Palestina existe um belo rio,
que nasce além, no monte Hermom tão frio,
e desce à Terra Santa pra a regar,
e passa um mar e morre em outro mar.

No Mar Genesaré, de água serena,
as margens são jardins de vida plena.
Do Mar Morto ao redor, desabitada,
a terra não tem vida, não tem nada.

O Mar da Galiléia não retém:
as águas que recebe vão além.
Fica a torrente no outro mar retida.
Por isso no Mar Morto não há vida.

Muitas pessoas há como o Mar Morto:
Só querem receber; não querem dar.
Muita gente só busca o seu conforto;
sobre as águas não quer o pão lançar.

Outras são como o Mar Genesaré:
o que recebem passam adiante;
distribuem seu pão co'amor e fé,
e sempre têm pra si o que é bastante.

Autor: Thiago Rocha


Lista de estudos da série

1. O segredo dos sábios: por que temer a Deus é o início de tudo – Estudo Bíblico sobre o Temor do Senhor

2. Força de gigante: como ativar o poder espiritual que já existe em você – Estudo Bíblico sobre a Força do Jovem Crente

3. Medo de quê?: o guia para ser inabalável diante da pressão do mundo – Estudo Bíblico sobre a Coragem Cristã

4. Coração blindado: 5 estratégias bíblicas para proteger sua mente e emoções – Estudo Bíblico sobre Guardar o Coração

5. A encruzilhada da sua vida: o passo a passo da decisão mais importante que você tomará – Estudo Bíblico sobre a Conversão

6. Você é um gerente de Deus: como administrar os tesouros que Ele lhe confiou – Estudo Bíblico sobre Mordomia Cristã

7. Sua maior missão começa agora: como compartilhar sua fé sem medo e com naturalidade – Estudo Bíblico sobre Evangelismo Pessoal

8. Cidadão dos céus, com os pés na terra: o que a Bíblia realmente diz sobre política e deveres – Estudo Bíblico sobre Civismo

9. O antídoto contra o egoísmo: como pensar nos outros pode revolucionar sua vida – Estudo Bíblico sobre Altruísmo

10. Religião ou relacionamento?: os 9 sinais da verdadeira espiritualidade bíblica – Estudo Bíblico sobre a Vida no Espírito

11. Diga 'não' para viver o 'sim': como abandonar o que te prende para a liberdade em Cristo – Estudo Bíblico sobre a Nova Vida

12. Não é só um prédio: 4 razões pelas quais a igreja é o melhor lugar para você crescer – Estudo Bíblico sobre a Igreja

Semeando Vida

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: