Não é só um prédio: 4 razões pelas quais a igreja é o melhor lugar para você crescer – Estudo Bíblico sobre a Igreja


Sl 84.1-12; Hb 10.25

INTRODUÇÃO

Igreja é uma palavra que vem do grego — ecclesia. Tinha, primitivamente, o sentido de agrupamento, reunião, assembleia. No Novo Testamento, passou a ser usada para representar o agrupamento dos cristãos, que costumavam reunir-se no mesmo local.

Hoje, chamamos de igreja, tanto ao grupo de irmãos que estão sempre juntos, quanto ao local onde eles se reúnem. O significado próprio do termo seria: Igreja é a congregação de todos aqueles que creem em Jesus Cristo como Salvador e Senhor, e costumam reunir-se para adorá-lo conjuntamente.

Se você crê em Jesus como Salvador e se reúne com os irmãos para o culto ao Redentor, então, você faz parte da igreja, e esta lição é muito importante para você. Leia-a com muita atenção e procure aplicá-la à sua vida cristã.

1 - A IGREJA É UMA ESCOLA

Quem tem o hábito de frequentar a Igreja sabe que estará sempre colhendo bons ensinamentos ao participar das suas reuniões. Na Escola Dominical, nos cultos, nas reuniões das sociedades internas, há muita coisa para aprender, se a pessoa participar, com interesse, dessas reuniões.

Veja alguns exemplos do Velho Testamento: Js 8.30-35; Ne 8.1-9. No tempo de Jesus, cada sinagoga era uma escola. 

O próprio Senhor leu, certa vez, o texto bíblico, e fez sua aplicação — Lc 4.16-27. Note o versículo 16. Era costume de Jesus ir à sinagoga. A Igreja Primitiva também se reunia para a leitura e exposição da Palavra de Deus: At 6.7; 11.26; 19.8.

As pessoas que frequentam assiduamente a Igreja, depois de algum tempo, se forem realmente atentas e interessadas, alcançarão grande conhecimento bíblico, doutrinário e geral. 

Temos até observado que os jovens crentes, assíduos à igreja, têm mais facilidade para expressar-se e para falar em público do que aqueles que não vão à igreja.

A igreja é uma escola a que você vai espontaneamente e com prazer. Seu ensino é gratuito. Lá você está sempre aprendendo alguma coisa nova, porque o compêndio principal é a Bíblia, a Palavra de Deus, fonte inesgotável de ensino.

Esforce-se por estar sempre na igreja, para seu proveito, para adquirir o conhecimento dos ensinos mais importantes desta vida. Lembre-se: A sua presença e participação beneficiará outros.

2 - A IGREJA É UMA FAMÍLIA

Um dos aspectos mais bonitos da igreja é este — ela representa a nossa família maior. Por isso, ali nos tratamos como irmãos. Desde o início, a igreja costumava reunir todos os crentes, todos os dias. E eles tinham o máximo prazer de estar juntos — At 2.42-47.

Na igreja, todo pecador é bem-vindo. Ali, como numa família, há diversidade de temperamentos e dons. Mas todos são respeitados.

Na igreja, reúnem-se todos: pobres e ricos; pessoas cultas e incultas; crianças, jovens, adultos e anciãos; temperamentos mansos e agressivos; gente que está começando a entender o Evangelho e crentes antigos, que já têm vasto conhecimento bíblico.

É bem verdade que, sendo uma grande e variada família, a igreja tem os problemas próprios de uma comunidade constituída de pessoas diferentes: discussões, conflitos de ideias e opiniões, diferenças de gostos e predileções, etc. 

Mas, apesar disso tudo, procura-se sempre, na igreja, chegar-se a um denominador comum em Cristo Jesus.

Por isso, a igreja, depois de sua família, é o melhor ambiente que existe na face da terra. Para alguns, a igreja é a sua única família, ou a família que merece este nome.

Foi o que aconteceu com um rapaz, que era o primeiro a chegar e o último a sair das reuniões da igreja. Alguém, algum dia, lhe perguntou o porquê daquela atitude. 

Ele respondeu: "Lá em casa é um verdadeiro inferno. Aqui na igreja eu me sinto bem; procuro aproveitar o máximo de tempo aqui, porque a igreja é a minha família".

Você, que vem sempre à igreja, talvez não lhe dê o mesmo valor. Procure aproveitar bem a oportunidade de estar na igreja. Ela é a sua família maior.

2 - A IGREJA É UM ALTAR

Ela existe, principalmente, para o culto a Deus, porque Ele quer que aqueles que creem nele O adorem em espírito e em verdade Jo 4.23,24. Foi Deus mesmo que mandou que se construísse o tabernáculo — Éx 25.8,9. Foi dele, também, a providência para a construção do templo em Jerusalém.

Dele foi o projeto, com todas as suas minúcias — 2 Sm 7.12,13; 1 Cr 28.11-19. Note o versículo 19. Deus prometeu estar no templo, para receber o culto e a adoração de seus filhos - 2 Cr 7.12-16.

Deus quer o nosso culto. E a igreja é o lugar mais apropriado para oferecermos o culto coletivo, como o Pai Celeste o deseja. Embora possamos cultuá-lo em qualquer lugar, porque Ele está em toda a parte, na igreja nosso Deus muito se agrada de receber nosso culto:

SI 145.18
"Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade"

Quando você vai à igreja participar do culto, está agradando a Deus; Ele quer que você faça o seu culto individual em sua casa, mas quer também que o cultue junto com os irmãos.

Quem se afasta dos cultos na igreja desagrada a Deus. Por isso é bem oportuno o conselho de Hb 10.25: "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns".

Você não pode dizer que será um bom crente sem ir à igreja. Como ser um bom crente desagradando a Deus?

4 - A IGREJA É UMA AGÊNCIA MISSIONÁRIA

A igreja é a agência de Deus para apontar aos pecadores o caminho da salvação. E cada crente é um missionário de Deus, em sua igreja.

Missionário é todo aquele que recebeu a importante missão. Se você se considera uma pessoa convertida, então, você é um missionário. Deus chama a pessoa a Cristo, para salvá-la e dar-lhe a missão de levar a mensagem de salvação aos outros.

Quando você se une à igreja, torna-se participante da missão da igreja. Nela você se prepara devidamente para ser um missionário. 

Pela pregação, pelo ensino na Escola Dominical, pelas reuniões das sociedades internas e por meio de ensinos especiais, a igreja o ajuda a ser um bom missionário.

Ao se afastar da igreja, a pessoa corre o risco de perder a consciência de sua vocação missionária; desagradando, também, com isso, a Deus, que o escolheu e o salvou para ser Seu filho.

5 - VOCÊ E A IGREJA

Há duas realidades muito importantes, que você precisa saber:

1. Você precisa da igreja.

Nesta época, mais do que nunca, o jovem deve procurar frequentar assiduamente a igreja. É lá que irá encontrar os melhores companheiros.

É lá que irá receber os melhores ensinos, que o ajudarão a viver em paz consigo, com os outros e com Deus. É lá que irá ter oportunidade de apresentar o culto agradável ao Criador.

É lá que irá encontrar alimento para sua alma e conforto para o seu coração. É lá que irá encontrar ajuda para vencer as tentações. É lá que irá encontrar a companhia ideal para sua vida. É lá que irá antegozar o céu aqui na terra.

Forme o propósito de só faltar às reuniões da igreja por motivo de força maior, como enfermidade ou compromisso inadiável. Nas viagens, procure a igreja. E aproveite bem as horas que passar na igreja.

2. A igreja precisa de você.

Ninguém é indispensável, mas todos somos úteis à igreja. E ela conta somente com os crentes ligados a ela para o cumprimento de sua missão. Há sempre alguma coisa que você pode fazer.

E o trabalho mais importante e gratificante é o que fazemos na igreja. Com a igreja e pela igreja para a glória de Deus. E nosso Pai abençoa o trabalho que fazemos.

Paulo assim animou os irmãos que trabalham na igreja:

1 Co 15.58
"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis, e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão"

CONCLUSÃO

1) Converse com o professor, ou com o pastor, sobre o seu interesse em fazer evangelização pessoal, para ajudá-lo a ser um bom missionário.

2) Veja se há alguma coisa que não está sendo feita na igreja; se puder fazê-la. Ofereça-se ao pastor para isso.

3) Tenha o hábito de anotar as ideias das aulas da Escola Dominical e das pregações. Em casa, reveja-as, e faça para você um caderno de anotações, que lhe poderão ser úteis.

Autor: Thiago Rocha


Lista de estudos da série

1. O segredo dos sábios: por que temer a Deus é o início de tudo – Estudo Bíblico sobre o Temor do Senhor

2. Força de gigante: como ativar o poder espiritual que já existe em você – Estudo Bíblico sobre a Força do Jovem Crente

3. Medo de quê?: o guia para ser inabalável diante da pressão do mundo – Estudo Bíblico sobre a Coragem Cristã

4. Coração blindado: 5 estratégias bíblicas para proteger sua mente e emoções – Estudo Bíblico sobre Guardar o Coração

5. A encruzilhada da sua vida: o passo a passo da decisão mais importante que você tomará – Estudo Bíblico sobre a Conversão

6. Você é um gerente de Deus: como administrar os tesouros que Ele lhe confiou – Estudo Bíblico sobre Mordomia Cristã

7. Sua maior missão começa agora: como compartilhar sua fé sem medo e com naturalidade – Estudo Bíblico sobre Evangelismo Pessoal

8. Cidadão dos céus, com os pés na terra: o que a Bíblia realmente diz sobre política e deveres – Estudo Bíblico sobre Civismo

9. O antídoto contra o egoísmo: como pensar nos outros pode revolucionar sua vida – Estudo Bíblico sobre Altruísmo

10. Religião ou relacionamento?: os 9 sinais da verdadeira espiritualidade bíblica – Estudo Bíblico sobre a Vida no Espírito

11. Diga 'não' para viver o 'sim': como abandonar o que te prende para a liberdade em Cristo – Estudo Bíblico sobre a Nova Vida

12. Não é só um prédio: 4 razões pelas quais a igreja é o melhor lugar para você crescer – Estudo Bíblico sobre a Igreja

Semeando Vida

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: