INTRODUÇÃO
O cristão deve ser, por natureza, um evangelista. Evangelista é o anunciador de boas notícias. E as boas notícias que divulga são as mesmas do primeiro evangelista, o anjo do Natal:
Lc 2.10,11
"... eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor"
Desde que a pessoa se converte a Jesus, torna-se um evangelista. Foi o que ocorreu com Filipe, que, ao conhecer o Salvador, foi logo falar a respeito dele a seu amigo Natanael, insistindo com ele que fosse vê-lo.
Esse esforço por levar as pessoas ao conhecimento de Jesus é que se chama de evangelização, que pode variar nos métodos e nas circunstâncias, mas que será sempre a apresentação das boas notícias da salvação de Jesus aos outros. O jovem cristão também é um evangelista.
1 - POR QUE O JOVEM EVANGELIZA?
O jovem cristão sabe que hoje, mais do que nunca, a juventude precisa de Jesus. E, de modo geral, ainda não O conhece. Já na adolescência, o jovem é assaltado por três grandes forças que procuram destruir seu caráter: o materialismo, o vício e a imoralidade. Você nota, nas conversas, nos interesses e no comportamento dos moços de hoje, com poucas exceções, que tudo gira em torno desses três poderes.
O dinheiro, maior representante do materialismo, parece ser o objetivo principal de quase todos. Quase todos querem ganhar cada vez mais, não importando se, para isso, muita gente precisa ser pisada. Poucos procuram seguir uma carreira por vocação, ou para servir aos outros; vai-se atrás daquela que der mais lucro.
O materialismo tem, também, outra forma: o desinteresse quase total por religião, pela igreja e por Deus.
Essas coisas, dizem, são para "meter medo em criança", para doentes e velhos; quando muito, para a "hora do aperto". Em consequência dessa preferência, os jovens tornam-se cada vez mais egoístas e menos interessados no bem e na felicidade dos outros.
O vício tem preferência pelos jovens; geralmente, ele se estabelece na adolescência. Ele está muito perto das pessoas: em casa, com o fumo e a bebida; à porta dos colégios, com os traficantes; nas praias, nos clubes, nas rodas de amigos...
As pessoas viciam-se cada vez mais cedo; Já há muita criança viciada. E o vício acaba com a saúde, enfraquece a vontade, perturba a mente e desgraça a vida da pessoa.
A imoralidade encontra fácil terreno entre os jovens, principalmente os adolescentes, que começam a despertar fortemente para o sexo.
O cinema, a televisão, a banca do jornal, a conversa dos colegas e muitos outros meios estão sendo usados para desvirtuar um dos mais elevados e puros dons que Deus concedeu ao homem, o sexo.
Além dessas forças, a violência, a insegurança, a falta de solidariedade, a corrupção e outras armas do diabo estão tornando este mundo insuportável.
Só há uma solução para esses problemas — JESUS. E o mundo não conhece Jesus. Você e os outros cristãos, que conhecem o Salvador, precisam apresentá-lo aos colegas, aos amigos, aos conhecidos. E isso é evangelizar.
2 - ONDE O JOVEM EVANGELIZA?
O jovem cristão é um missionário de Jesus. Ele recebeu de Cristo a missão de levar pessoas a Seus pés.
Missionário não é somente aquele que vai trabalhar entre os índios, ou evangelizar uma nação estrangeira. Na maioria, é preciso que as pessoas se tornem missionárias onde estiverem.
Se você já tem a Jesus como seu Salvador, recebeu a missão de falar dele a seus amigos, colegas e parentes. E para isso, você não precisa ir ao estrangeiro, ou aprender a língua dos índios.
Você é um missionário de Jesus no seu mundo: sua escola, sua família, sua vizinhança, seu bairro, sua cidade. Houve uma senhora paralítica, que se tornou grande missionária, sem se locomover, sem sair de sua cadeira de rodas: escrevendo cartas e conversando com as pessoas que a visitavam.
Você já percebeu quantos colegas e amigos aflitos vão conversar com você? São pessoas que Jesus coloca em seu caminho para você evangelizar.
E quantas pessoas doentes, desanimadas e tristes você poderia visitar, levando-lhes a mensagem da salvação em Jesus? A tarefa de evangelização do seu mundo é sua, e não do pastor, ou do missionário.
Jesus, salvou você para falar dele aí onde você está, porque esse é o seu mundo, esse é o seu campo missionário.
3 - QUANDO O JOVEM EVANGELIZA?
A ordem dada por Jesus, em Mc 16.15, significa — à medida que fordes andando por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura.
Você pode realizar excelente trabalho de evangelização em época de campanha evangelística de sua igreja, distribuindo convites e folhetos, levando amigos e colegas a ouvir os pregadores, ajudando a fazer cartazes e faixas, colaborando na recepção dos visitantes e conversando com aqueles que se decidirem.
É um trabalho missionário importante, que qualquer jovem da igreja, se quiser, pode realizar.
Mas você não precisa esperar por campanhas. Não há hora marcada para evangelizar. Em qualquer dia, ou ocasião, sendo oportuno, você pode realizar sua tarefa evangelística.
A qualquer hora em que um colega vier conversar com você, quando um amigo lhe fizer uma pergunta sobre religião, quando for visitar um enfermo, quando tiver de consolar uma pessoa triste, terá ocasião oportuna para falar de Jesus.
E sempre haverá oportunidade para você convidar um amigo para ir à igreja. Sempre haverá uma oportunidade dada por Cristo para você evangelizar.
4 - COMO O JOVEM EVANGELIZA?
Não é preciso curso, nem conhecimento especial, para se realizar um bom trabalho de evangelização. Todavia, algumas recomendações serão úteis no desempenho dessa missão.
a) Antes de tudo, ore. Interceda pela conversão de seus amigos; peça a Deus que lhes abra o coração para o conhecimento de Jesus; isso é importante, porque você é responsável pelo seu campo. Antes de conversar com alguém sobre Jesus, ore, ainda que breve e silenciosamente, para que Deus o use para levar as boas novas àquele que vai ouvi-lo.
b) Esteja atento. Se você estiver vigilante, sempre perceberá uma oportunidade de evangelização. Não deixe escapá-la.
c) Esteja devidamente provido de folhetos apropriados, do Novo Testamento (se não puder levar a Bíblia), com textos marcados, próprios para evangelização. O pastor de sua igreja poderá ajudá-lo na escolha desse material.
d) Nunca discuta, nem levante a voz. Você não está numa competição. Nem foi nomeado para defender sua religião. Você é anunciador de boas notícias. Fale de Jesus. Fale de Salvação. Ninguém se convence da verdade pela força. Atente para o que Deus diz, em
Zc 4.6
"Não por força, nem por poder, mas pelo meu Espírito...".
e) Interesse-se realmente pelas pessoas, pelo que elas dizem, procurando amá-las sinceramente. Evangelização é uma ação natural e não artificial, é trabalho de amor.
f) Quando possível, leia a Bíblia com a pessoa que está sendo evangelizada, em textos próprios para a ocasião. A Palavra de Deus tem mais poder que a nossa palavra.
g) Quando possível, ore com a pessoa, pelo seu problema. Muitos corações se abrem quando são levados à presença de Deus. A oração intercessória é um poderoso ministério.
h) Quando possível, leve a pessoa à igreja, apresentando-a aos colegas, ao professor da Escola Dominical e ao pastor. Ajude seu amigo a se sentir bem no ambiente da igreja.
i) Procure ler algum livro sobre evangelização, particularmente a evangelização pessoal. O seu pastor terá prazer em indicar-lhe material apropriado.
j) Peça a oração dos irmãos em favor das pessoas que estiverem evangelizando. A oração intercessória é um importante ministério, repetimos.
l) Acima de tudo, procure dar bom testemunho cristão. Seu exemplo falará mais alto e mais convincentemente que suas palavras. A melhor pregação é o testemunho vivo. Seja um cristão fiel, e, com isso, já estará evangelizando.
CONCLUSÃO
O mais importante, na evangelização, é levar a pessoa a Jesus, como fez Filipe com Natanael. Ele não discutiu, nem procurou defender-se da insinuação de seu amigo, de que de Nazaré não vinha nada bom. Levou-o a Jesus, e isso foi suficiente para a sua conversão.
Haverá muitas provocações para você discutir ou querer defender algumas posições doutrinárias. Se possível, evite esse desvio de seu alvo.
O importante é a pessoa conhecer Jesus. O mundo está cheio de religiões e vazio de Jesus. E é dele que o mundo carece. Seja um missionário de Jesus.
Autor: Thiago Rocha
Lista de estudos da série
1. O segredo dos sábios: por que temer a Deus é o início de tudo – Estudo Bíblico sobre o Temor do Senhor2. Força de gigante: como ativar o poder espiritual que já existe em você – Estudo Bíblico sobre a Força do Jovem Crente
3. Medo de quê?: o guia para ser inabalável diante da pressão do mundo – Estudo Bíblico sobre a Coragem Cristã
4. Coração blindado: 5 estratégias bíblicas para proteger sua mente e emoções – Estudo Bíblico sobre Guardar o Coração
5. A encruzilhada da sua vida: o passo a passo da decisão mais importante que você tomará – Estudo Bíblico sobre a Conversão
6. Você é um gerente de Deus: como administrar os tesouros que Ele lhe confiou – Estudo Bíblico sobre Mordomia Cristã
7. Sua maior missão começa agora: como compartilhar sua fé sem medo e com naturalidade – Estudo Bíblico sobre Evangelismo Pessoal
8. Cidadão dos céus, com os pés na terra: o que a Bíblia realmente diz sobre política e deveres – Estudo Bíblico sobre Civismo
9. O antídoto contra o egoísmo: como pensar nos outros pode revolucionar sua vida – Estudo Bíblico sobre Altruísmo
10. Religião ou relacionamento?: os 9 sinais da verdadeira espiritualidade bíblica – Estudo Bíblico sobre a Vida no Espírito
11. Diga 'não' para viver o 'sim': como abandonar o que te prende para a liberdade em Cristo – Estudo Bíblico sobre a Nova Vida
12. Não é só um prédio: 4 razões pelas quais a igreja é o melhor lugar para você crescer – Estudo Bíblico sobre a Igreja
