Hino 379 - Petição pela Pátria

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Minha Pátria para Cristo; 
Eis a minha petição. 
Minha Pátria tão querida, 
Eu te dei meu coração. 
Lar prezado, lar formoso, 
É por ti o meu amor;
Que meu Deus de excelsa graça 
Te conceda seu favor. 

   Salve Deus a minha Pátria, 
   Minha Pátria varonil! 
   Salve Deus a minha terra, 
   Esta terra do Brasil.

2. Quero, pois, com alegria, 
Ver feliz a mãe gentil, 
Por vencer o Evangelho 
Nesta terra do Brasil. 
Brava gente brasileira, 
Longe vá temor servil: 
Ou ficar a Pátria salva, 
Ou morrer pelo Brasil. 

Informações
Letra: William Edwin Entzminger, 1859 - 1930
Música: Emily V. Linsey, 1870 - 1954
Harmonização: Bill H. Ichter, 1925

Ênfase do hino:
O hino "Petição pela Pátria" enfatiza a importância de entregar a Pátria a Cristo e de lutar pelo Evangelho nesta terra do Brasil. A ênfase principal é a petição para que Deus conceda seu favor e proteção à nação, bem como a responsabilidade de cada brasileiro em lutar pela salvação da Pátria.

Teologia do hino:
O hino destaca a soberania de Cristo sobre a nação e a importância de entregar a Pátria a Ele. A letra também enfatiza a importância de lutar pelo Evangelho e pela salvação da Pátria, mesmo que isso envolva sacrifícios pessoais. A mensagem teológica central é o chamado para entregar a Pátria a Cristo e lutar pelo Evangelho e pela salvação da nação.

Textos bíblicos:
O hino não cita explicitamente nenhum texto bíblico, mas podemos identificar alguns versículos que se relacionam com a mensagem do hino:
1) "Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém" (Romanos 11:36).
2) "E, chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me" (Marcos 8:34).
3) "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel" (Isaías 41:10).

Metáforas e simbologia:
1) "Minha Pátria para Cristo; Eis a minha petição" - Entregar a Pátria a Cristo é comparado a uma petição ao supremo governante e salvador da nação.

2) "Por vencer o Evangelho Nesta terra do Brasil" - Vencer o Evangelho é simbolizado como uma luta pela salvação da nação.

3) "Ou ficar a Pátria salva, Ou morrer pelo Brasil" - A bravura em lutar pela salvação da Pátria é comparada à disposição de sacrificar a própria vida pela nação.

Aplicação prática:
O hino nos lembra da importância de entregar a Pátria a Cristo e de lutar pelo Evangelho e pela salvação da nação. Devemos nos comprometer em orar pela proteção divina e pelo favor de Deus sobre a nação, bem como em lutar pela salvação da nação, mesmo que isso envolva sacrifícios pessoais. Além disso, é importante lembrar que cada um de nós tem a responsabilidade de entregar a Pátria a Cristo e lutar pela salvação da nação.

Quando cantar:
O hino é apropriado para ser cantado em momentos de oração pela nação, cultos cívicos, ou em ocasiões especiais como o Dia da Pátria ou outras celebrações cívicas. Ele também pode ser usado em momentos de evangelização, para lembrar a importância de entregar a Pátria a Cristo e lutar pelo Evangelho e pela salvação da nação.

História
A harmonização deste hino considerado "Marselhesa dos Batistas Brasileiros" é de um missionário norte-americano que dedicou grande parte de sua vida ao Brasil, o pastor William Howard Ichter, mais conhecido por Bill Ichter.

Figura de destaque nos movimentos musicais de sua denominação, foi responsável pelo Departamento de Música da JUERP através do qual editou hinários, coletâneas e livros sobre hinologia. Manteve uma coluna no "Jornal Batista" durante anos e também um programa radiofônico. 

Músico, escritor e biógrafo, foi responsável pela edição do "Cantor Cristão" em 1971, a mais documentada. Em 1990 retomou à sua pátria, já aposentado.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: