INTRODUÇÃO
Decisão é uma faculdade que só o homem tem. Coisas não tomam decisão. Árvores não tomam decisão. Animais não tomam decisão. Só gente faz decisão. E desde criança, por toda nossa vida, temos de fazer decisão.
Você está numa idade em que começa a fazer as grandes decisões da vida: nos estudos, na carreira profissional a seguir, na escolha dos companheiros e até mesmo, começa a pensar na decisão da companhia para toda sua vida.
Seria normal, portanto, que fizesse, agora, a mais importante decisão: a de tornar Deus o centro de sua vida, na pessoa de Jesus.
É sobre esse assunto que vamos conversar nesta lição. Vamos usar, em particular, o texto que se encontra ao final de At 18.8, que apresenta os passos dessa decisão: "ouvindo, criam e eram batizados".
1 - OUVIR
Em Rm 10.17, Paulo diz que "a fé vem pela pregação", significando que é pelo ouvir a Palavra de Deus que chegamos à fé. Outras versões dizem "a fé vem pelo ouvir". Ouvir, aqui, significa duas coisas:
a) Ter contato com a Palavra de Deus. É por ela que nós chegamos ao conhecimento da verdade. Seria de todo interessante que você procurasse ler mais a Bíblia, ouvir mais as pregações, ler livros que o ajudem a conhecer melhor o plano de Deus para sua vida.
A mensagem do Evangelho é clara e simples. Você é pecador. O pecado leva à perdição eterna. Jesus veio ao mundo para livrá-lo dessa perdição, substituindo você na cruz, e satisfazendo, assim, a justiça de Deus.
Esse é o plano de Deus para a salvação do pecador. É muito simples, não acha? Todo o peso disso caiu nos ombros de Jesus!
b) Aceitação dessa mensagem. Ouvir não é somente escutar. Significa entender a mensagem e convencer-se de que ela é para si.
Você já pensou que o pecador para o qual Jesus morreu é você? Pode ser que você até já tenha falado com outras pessoas sobre Jesus. Já falou com você mesmo sobre isso?
Certa vez, um tisiologista (médico que trata de algumas doenças do pulmão), foi convidado para fazer uma palestra a um auditório de jovens.
Ao final, o dirigente lhe pediu que deixasse um apelo aos moços, mostrando-lhes os males do fumo. E ele, então, descreveu quantas doenças o fumo poderia ocasionar. Por fim, lhes disse: "Se quiserem viver mais e melhor, não fumem!"
Depois da conferência, ao se despedir do ilustre orador, o dirigente da reunião se espantou ao vê-lo tomar um cigarro e levá-lo à boca, fazendo-lhe esta observação: "O Senhor não recomendou, há pouco, aos jovens para que não fumassem? E o Senhor está fumando?"
Ao que ele respondeu: "A recomendação foi para os jovens e não para mim".
Você precisa convencer-se de que o Evangelho é para você. De que Jesus veio ao mundo por causa de você. De que Ele morreu na cruz por você. E de que Ele quer salvá-lo.
Só depois que você entender bem que essa mensagem é para você, é que pode dizer que você ouviu a Palavra de Deus. Convença-se, como Paulo, dessa realidade:
1 Tm 1.15
"Fiel é a palavra e digna de toda aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal"
2 - CRER
No ouvir, a mensagem chega à sua mente; então, você a entende e se convence de que é específica para a sua vida. Você dirá: "Jesus morreu na cruz para me salvar".
Agora, essa mensagem chega ao seu coração, para que você tome a sua decisão. Ninguém pode fazê-lo por você — nem seu pai, nem sua mãe, nem seu pastor.
Deus mesmo não obriga você a fazê-la. Ele pode convencê-lo. Ele o cerca de muito apelo. Ele mostra o Seu amor e o Seu desejo de salvá-lo. Mas a decisão somente você, com a sua vontade, pode tomar. Você é que faz a escolha.
Ou você crê em Jesus, aceitando a obra que Ele fez por você na cruz, e assim, alcança a salvação, ou você não aceita, permanecendo nos seus pecados, e escolhendo a perdição eterna.
Mas não é da vontade de Deus que você recuse essa oportunidade. Jesus disse:
Mt 18.14
"Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai Celeste que pereça um só destes pequeninos"
Você precisa apenas aceitar, pela fé, que Jesus é o seu Salvador pessoal. Não há necessidade de você esperar melhorar sua vida, mesmo porque sem Jesus isso será impossível.
Crer, no texto que escolhemos (At 18.8), significa, em linguagem simples, lançar-se nos braços de Jesus, como faz a criança com o pai, ou com a mãe. Jesus disse:
Jo 6.37
"...e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora"
Tenha a certeza de que Jesus vai aceitá-lo, vai ajudá-lo, vai transformá-lo em verdadeiro filho de Deus. Entregue-se inteiramente a Ele e confie no Seu amor e no Seu poder. Até mesmo a crer Ele ajuda (Mc 9.24).
Certa vez, um homem rico mandou seu procurador propor a compra da casa modesta de um trabalhador. Proposta boa. Pagamento à vista.
O trabalhador aceitou a proposta, pedindo o prazo de um mês para a entrega da propriedade. Nesse tempo, resolveu reparar alguns estragos e pintar toda a casa, para deixar boa impressão ao comprador.
No dia aprazado, fez questão de mostrar ao procurador as melhorias feitas na propriedade vendida. Ouviu a seguinte resposta: "Não havia necessidade dessa despesa. Meu patrão vai derrubar a casa para fazer um palacete. Ele só quer o terreno".
Sua alma é o terreno em que Deus quer construir uma vida realmente digna, de valor inestimável, pois, como já dissemos, sua alma vale mais do que o mundo inteiro. Deixe que Ele faça isso por intermédio de Jesus. Creia nele. Confie nele. Faça isso agora!
3- INTEGRAR-SE
"Ouvindo, criam e eram batizados". O batismo é o ato de integração no corpo de Cristo, que é a igreja. O povo, que ouviu a mensagem de Paulo sobre Jesus, creu no Cristo e procurou ser batizado para pertencer à igreja.
Agora, a mensagem que alcançou seu ouvido, e atingiu seu coração, chega às suas mãos. Depois de se convencer de que Jesus é seu Salvador, e de aceitá-lo pessoalmente, você naturalmente, desejará servi-lo. E a igreja é a agência de Cristo aqui na terra. Servimos a Cristo através do serviço à Sua igreja.
A igreja é a comunidade dos salvos, com tríplice finalidade:
a) Culto comunitário. Deus deseja o culto de Seu povo. Para isso, Ele mandou construir o tabernáculo, no deserto, e o templo, em Jerusalém. Jesus diz, em Jo 4.23, que Deus procura adoradores, que o adoram em espírito e em verdade. E a igreja é o lugar escolhido por Ele, para isso. Leia o que Ele diz em 2 Cr 7.16.
b) Edificação dos crentes. É na igreja que recebemos o alimento da Palavra de Deus, mantemos comunhão com Deus e com os irmãos e somos instruídos quanto, às doutrinas cristãs.
Na igreja, oramos uns pelos outros e procuramos ajudar-nos uns aos outros. Ainda é a igreja o melhor ambiente, na terra, para o fortalecimento de nossa fé.
c) Pregação do Evangelho aos pecadores. Essa tarefa foi entregue à igreja. Sua missão no mundo é essa. Se você deseja levar aos outros o conhecimento da salvação em Cristo, deve ligar-se à igreja, porque ela é a agência missionária de Deus.
Os crentes primitivos, assim que se convertiam, procuravam ligar-se à igreja, porque, além do que já foi dito acima, ela nos proporciona, pessoalmente, os maiores privilégios e os maiores benefícios da vida cristã.
Se você não for membro da igreja, ainda que seja convertido, não terá direito de participar da Ceia do Senhor, altíssimo privilégio neste mundo.
Não poderá, também, exercer muitas atividades, que poderia realizar, que só são entregues aos membros da igreja. Note quantos benefícios você perde por não ser membro da igreja.
CONCLUSÃO
Agora é a hora de decisão. E não existe melhor época e melhor idade do que aquela em que você se encontra.
Se tomar a decisão agora, terá muito mais tempo para servir Jesus, terá muito mais oportunidade de gozar dos benefícios da vida cristã e poderá, desde já, edificar-se e confortar-se com a participação na Ceia do Senhor.
Não conheço ninguém que se tenha decidido sinceramente e se tenha arrependido.
Pelo contrário, tenho visto algumas pessoas que confessam ter-se arrependido por não se terem decidido mais cedo. O benefício maior da decisão é seu.
Autor: Thiago Rocha
Lista de estudos da série
1. O segredo dos sábios: por que temer a Deus é o início de tudo – Estudo Bíblico sobre o Temor do Senhor2. Força de gigante: como ativar o poder espiritual que já existe em você – Estudo Bíblico sobre a Força do Jovem Crente
3. Medo de quê?: o guia para ser inabalável diante da pressão do mundo – Estudo Bíblico sobre a Coragem Cristã
4. Coração blindado: 5 estratégias bíblicas para proteger sua mente e emoções – Estudo Bíblico sobre Guardar o Coração
5. A encruzilhada da sua vida: o passo a passo da decisão mais importante que você tomará – Estudo Bíblico sobre a Conversão
6. Você é um gerente de Deus: como administrar os tesouros que Ele lhe confiou – Estudo Bíblico sobre Mordomia Cristã
7. Sua maior missão começa agora: como compartilhar sua fé sem medo e com naturalidade – Estudo Bíblico sobre Evangelismo Pessoal
8. Cidadão dos céus, com os pés na terra: o que a Bíblia realmente diz sobre política e deveres – Estudo Bíblico sobre Civismo
9. O antídoto contra o egoísmo: como pensar nos outros pode revolucionar sua vida – Estudo Bíblico sobre Altruísmo
10. Religião ou relacionamento?: os 9 sinais da verdadeira espiritualidade bíblica – Estudo Bíblico sobre a Vida no Espírito
11. Diga 'não' para viver o 'sim': como abandonar o que te prende para a liberdade em Cristo – Estudo Bíblico sobre a Nova Vida
12. Não é só um prédio: 4 razões pelas quais a igreja é o melhor lugar para você crescer – Estudo Bíblico sobre a Igreja
