Sociais

Caráter e reputação



A boa reputação vale mais que grandes riquezas; desfrutar de boa estima vale mais que prata e ouro Provérbios 22.1 (leia também Provérbios 3.1-4)

O capítulo 3 de Provérbios começa carinhosamente chamando seus leitores de meu filho. O escritor é como um pai que quer o melhor para seus filhos. Ele diz: “Não te esqueças dos meus ensinamentos, lembre sempre dos meus conselhos”. 


A promessa é de vida longa para aqueles que seguem os caminhos do Senhor. O texto destaca duas coisas importantes da vida: bondade e fidelidade. Estas não devem nunca se distanciar de nós.

Precisamos amar a Deus e ao nosso próximo e sermos fiéis em nossas atitudes. Esta é uma forma de agradar a Deus e aos homens. É quando nosso caráter corresponde à nossa reputação. 

Infelizmente é mais fácil ter uma boa reputação do que um bom caráter. Existe uma frase que diz: Reputação é o que os homens pensam que você é; caráter é o que Deus sabe que você é (Anônimo). 

Será que se a nossa reputação se encontrasse na rua com nosso caráter ela o reconheceria? Para evitar esta diferença é preciso buscar um caráter santo que revelará uma boa reputação diante dos homens. 

Ter uma boa reputação é importante, mas um bom caráter é indispensável. Podemos até não ser reconhecido pelos homens como deveríamos, mas ser um pouco desprezado é melhor do que receber elogios que nunca merecemos. Jesus tornou-se homem como não tendo reputação alguma, esvaziou-se de si mesmo. 

Jesus, que existiu em forma de Deus e igual a Deus, humilhou-se a si mesmo tomando a forma de servo. Não se importou com sua aparência diminuída. Nós, que somos homens pecadores, não podemos buscar uma reputação falsa que discorde de nosso caráter. A finalidade de nossa vida não pode ser apenas uma boa aparência, e sim um bom caráter. 

Faremos isso seguindo o conselho do texto de nosso estudo. Não abandonando a lealdade e a fidelidade agradaremos tanto a Deus como aos homens. Teremos um bom caráter e boa reputação. 

Devemos ser o que somos aos olhos de Deus. 

-----------------------------------------
Hebert dos Santos Gonçalves, é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 1990 e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2006. É um dos escritores do Presente Diário da Rádio Transmundial. É fundador e editor do site: www.hebert.com.br
Google Plus