A igreja



Nas últimas duas reflexões (O Pregador e A Pregação), falamos sobre importantes aspectos envolvendo o trabalho de Deus na redenção de pecadores.

Já falamos sobre o pregador, sobre o caráter da pregação e hoje abordaremos o que Paulo fala sobre a igreja. Nessa seção da carta aos Efésios, o apóstolo Paulo aborda questões de grande relevância envolvendo a igreja de Cristo.

Vejamos:

1. É aquela que exibe a sabedoria de Deus (v.10).
“Para que, pela igreja, multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais.”

Nos versículos anteriores Paulo falou que o conteúdo da pregação é um mistério que nem mesmo os profetas puderam discernir. Esse mistério é reunião de judeus e gentios em só corpo e alvos das mesmas promessas de salvação.

Agora, Paulo vai além. Ele deixa claro que a igreja é instrumento de revelação da sabedoria de Deus. Sabedoria esta que não havia nem mesmo sido revelada aos anjos. A igreja, no pensamento de Paulo, é a manifestação da própria sabedoria de Deus.

E que sabedoria é essa? Hendriksen fala que a sabedoria de Deus é a reconciliação de aparências irreconciliáveis. Isto é, Deus, segundo sua sabedoria e seu plano redentor tornou opositores (judeus e gentios) em irmãos e os constituiu um só corpo. 

E a igreja, na qualidade da manifestação da sabedoria de Deus é alvo de admiração dos anjos. Calvino, a respeito disso faz uma importante declaração: A igreja, constituída de judeus e gentios, é um espelho, no qual os anjos contemplam a admirável sabedoria de Deus manifestada de uma maneira até então desconhecida dos anjos. Eles veem uma obra que é nova aos seus olhos.” 

O apóstolo Pedro fala disso a mencionar que, os anjos se inclinam para contemplar a obra de Deus na igreja. Ali ele escreve: “coisas essas que anjos anelam perscrutar”. Hendriksen afirma que a igreja é o objeto do interesse dos anjos.



2. É a revelação do eterno propósito de Deus (v. 11) 
“Segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Aqui Paulo deixa claro que essa sabedoria está ligada diretamente à obra de redenção de Cristo através da qual ele salvou os pecadores e os reuniu em um só corpo – a igreja. 

Essa redenção, desde os tempos eternos, faz parte dos planos de Deus. A igreja, portanto, não é produto simplesmente da fé, mas, acima de todas as coisas, do plano de Deus.

Com base no versículo anterior, Paulo afirma que o desígnio final de Deus para a igreja é fazer dela uma escola para que os anjos possam aprender mais a respeito da maravilhosa sabedoria de Deus.

3. É aquela que tem acesso a Deus com ousadia e confiança mediante a fé (vv. 12).
“...pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele. 

Os sentidos das palavras “ousadia” e “acesso” são significativos. A tradução literal do termo “ousadia” é “dizer tudo”. A palavra “acesso” significa liberdade de aproximação ao Pai na certeza de que todos (gentios e judeus) somos recebidos.

Com isso, o que Paulo deseja ensinar é que igreja pode e deve aproximar-se de Deus pela fé em Cristo relatando todos os problemas e rogando-lhe que a auxilie em todas as suas dificuldades. 

A igreja é um organismo que, por meio da fé, pode se aproximar de Deus de forma absolutamente livre e destituída de todo medo. Isso tudo graças a obra de Cristo. 

andrei

Conclusão
A igreja faz parte do processo de redenção de Deus. Segundo Paulo, ela exibe a sabedoria de Deus, bem como é a revelação do plano de Deus desde os tempos eternos. Finalmente, ela é um organismo que, mediante Cristo, tem acesso livre ao Criador de todas as coisas.

Creiamos nessas verdades, usufruamos desses privilégios e assumamos nossas responsabilidades como pessoas livres da escravidão do pecado.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: