Tentem entender


Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se
Tiago 1.19 

Uma ilustração de autor desconhecido que dizia: Uma vez, quatro mendigos se encontraram por acaso em uma encruzilhada: um turco, um árabe, um persa e um grego. 


Para celebrar o encontro, decidiram fazer uma refeição juntos. Reuniram os poucos centavos que tinham, com o intuito de comprar algo para a comemoração. 

Mas aí chegaram a um impasse. O que comprar com o dinheiro? “Uzum”, disse o turco. “Ineb”, disse o árabe. “Inghur”, disse o persa. “Staphilion”, disse o grego. 

Cada um deles havia feito sua escolha num tom decidido, e logo todos estavam discutindo ferozmente, cada um defendendo que sua escolha era a melhor. 

Nesse momento, passou por ali um sábio que conhecia todas aquelas línguas e revelou o absurdo da briga: - Cada um de vocês está sugerindo a mesma coisa, só que com palavras diferentes: uvas! 

Quantas vezes ficamos bravos, defendendo nossas opiniões, sem ao menos tentar entender o que o outro está nos dizendo? 



Entender o outro não é tão fácil como imaginamos. É mais fácil julgar os outros e interpretar de forma tendenciosa do que entender realmente o que ele diz. 

Muitos problemas de relacionamento não existiriam se seguíssemos o conselho bíblico que diz que devemos lembrar de ouvir uma pessoa sempre antes de falar ou ficar com raiva dela. 

Este é um exercício saudável que demostra sabedoria e sobre tudo amor e respeito para com o próximo. 

Quanto mais aprendemos a ouvir, mais ficaremos surpreendidos como muitas pessoas que pensávamos ser nossos inimigos querem o nosso bem. Também iremos discernir melhor os falsos amigos, aqueles que falam palavras bajuladoras, mas não sinceras. 

No lugar que procurar vingança e guardar rancor contra alguém, devemos amar nosso próximo como a nós mesmos. Antes de qualquer pensamento ou má ação precisamos tirar tempo para ouvir as pessoas. 

Você está ouvindo o que estão dizendo? Está entendendo? 

Tecnologia do Blogger.